Adding an entry to the Create New menu/pt-br: Difference between revisions

    From KDE UserBase Wiki
    (Created page with "== Definição do conteúdo ==")
    (Created page with "Crie uma pasta {{Path|.source}} em {{Path|~/.kde4/share/templates}}, caso não exista uma pasta com esse nome e entre na pasta oculta {{Path|.source}}.")
    Line 62: Line 62:
    == Definição do conteúdo ==
    == Definição do conteúdo ==


    Create a {{Path|.source}} folder in {{Path|~/.kde4/share/templates}} if such a folder does not exist already, and enter the hidden {{Path|.source}} folder.
    Crie uma pasta {{Path|.source}} em {{Path|~/.kde4/share/templates}}, caso não exista uma pasta com esse nome e entre na pasta oculta {{Path|.source}}.


    Create a new file with the same filename that you defined in the '''URL''' field of the metadata of your new entry, and fill the file with the default content that you want for new files created with your new entry.
    Create a new file with the same filename that you defined in the '''URL''' field of the metadata of your new entry, and fill the file with the default content that you want for new files created with your new entry.


    [[Category:Tutorials]]
    [[Category:Tutorials]]

    Revision as of 01:49, 27 July 2015

    Other languages:
    Tutorial que descreve como adicionar um item ao menu Criar novo dos gerenciadores de arquivos, como o Dolphin ou o Konqueror

    Os itens do menu Criar novo são chamados de templates. Eles são definidos de forma global no sistema em /usr/share/templates ou apenas para o usuário em ~/.kde4/share/templates. Neste tutorial nós mostraremos como adicionar um novo template em ~/.kde4/share/templates.

    Definição dos metadados

    Crie uma pasta chamada templates em ~/.kde4/share, caso esta pasta ainda não existir. Depois, entre na pasta templates.

    Nessa pasta, crie um novo arquivo com a extensão .desktop. Por exemplo: arquivo-personalizado.desktop.

    Abra este arquivo e cole o conteúdo a seguir dentro dele:

    [Desktop Entry]
    Name=
    Comment=
    Type=Link
    URL=
    Icon=
    

    Preencha esses campos conforme abaixo:

    • Name é o texto que aparece no menu Criar novo.
      "Custom Entry" é o conteúdo do campo Name.
    • Comment é a legenda para indicação do nome dos novos arquivos desse tipo. Quando selecionar seu item personalizado no menu Criar novo, aparecerá uma caixa de diálogo que solicita o nome do seu novo arquivo. Esse texto será a legenda do campo onde você deverá digitar o nome.
      "New custom entry:" é o conteúdo do campo Comment.
    • URL é o caminho para um arquivo que contém o conteúdo inicial para novos arquivos desse tipo. Os arquivos com o conteúdo inicial estão normalmente localizados dentro da pasta oculta .source da pasta templates. Por isso, use um caminho relativo que começa com .source/, como .source/item-personalizado.txt.
    • Icon é a identificação do ícone que aparece no menu Criar novo do seu item personalizado. A identificação é o nome do arquivo usado pelo ícone. Você pode navegar pelos arquivos de ícones do tipo MIME em /usr/share/icons/<tema>/<tamanho>/mimetypes/. Por exemplo, para usar o ícone /usr/share/icons/<tema>/<tamanho>/mimetypes/application-vnd.oasis.opendocument.text.png, preencha o campo Icon com o texto "application-vnd.oasis.opendocument.text".

    Este é um exemplo de uma arquivo .desktop preenchido com as informações:

    [Desktop Entry]
    Name=Item personalizado
    Comment=Novo item personalizado:
    Type=Link
    URL=.source/custom-entry.txt
    Icon=application-vnd.oasis.opendocument.text
    

    Tradução do Nome e Comentário

    Os campos Name e Comment (Nome e Comentário, respectivamente) podem ser traduzidos para qualquer idioma. Para apresentar uma tradução, inclua um novo campo no seu arquivo .desktop com a forma "Campo[código do idioma]=Valor" para cada um dos idiomas que você quer traduzir. Por exemplo:

    [Desktop Entry]
    Name=Custom Entry
    Name[ca]=Entrada personalitzada
    Name[pt_BR]=Item personalizado
    

    Definição do conteúdo

    Crie uma pasta .source em ~/.kde4/share/templates, caso não exista uma pasta com esse nome e entre na pasta oculta .source.

    Create a new file with the same filename that you defined in the URL field of the metadata of your new entry, and fill the file with the default content that you want for new files created with your new entry.