Akonadi/pt-br: Difference between revisions

From KDE UserBase Wiki
(Updating to match new version of source page)
(Updating to match new version of source page)
Line 74: Line 74:
=== How to upgrade my PostgreSQL database? ===
=== How to upgrade my PostgreSQL database? ===


After updating your PostgreSQL server to a new major version, sometimes you will have to convert your Akonadi database for use with this new version. Instructions can be found on [[Akonadi/Postgres_update|this page]].
After updating your PostgreSQL server to a new major version, sometimes you will have to convert your Akonadi database for use with this new version. Instructions can be found on [[Special:myLanguage/Akonadi/Postgres_update|this page]].


=== Problemas durante a migração ===
=== Problemas durante a migração ===

Revision as of 13:30, 15 March 2019

Introdução

O Akonadi é o responsável pelo fornecimento de aplicativos com um banco de dados centralizado para armazenar, indexar e recuperar informações pessoais do usuário. Isso inclui e-mails do usuário, contatos, calendários, eventos, diários, alarmes, notas, etc. Na versão 4.4 do KDE, o KAddressBook tornou-se o primeiro aplicativo a utilizar o Akonadi. Na versão 4.7, KMail, KOrganizer, KJots, etc, foram atualizados para também utilizar o Akonadi. Além disso, vários widgets do Plasma também usam o Akonadi para armazenar e recuperar eventos de calendário, notas, etc.

No momento em que isto foi escrito, os seguintes aplicativos estão habilitados para usar o framework do Akonadi para armazenar e acessar os dados do usuário de forma centralizada. Visite a página da cada aplicativo para aprender mais.

KMail

Cliente de correio

Usa o Akonadi para armazenar as mensagens de e-mail.

KAddressBook

Gerenciador de contatos

Usa o Akonadi para armazenar as informações de contatos

KOrganizer

Organizador pessoal

Usa o Akonadi para armazenar calendários, eventos, diários, etc.

KJots

Aplicativo para tomada de notas

Usa o Akonadi para armazenar as notas.

KAlarm

Agendador pessoal de alarmes

Usa o Akonadi para armazenar os alarmes

Além disto, elementos gráficos do Plasma como o Relógio Digital ou as Notas usam o Akonadi para armazenar e recuperar eventos e notas.

Controle do servidor Akonadi

O módulo de controle Akonadi iniciado pelo menu de contexto do ícone da bandeja Akonadi fornece um meio fácil de iniciar, parar, reiniciar e consultar o status do servidor' Akonadi . Você também pode fazer isso a partir da linha de comando usando o comando akonadictl. Usando este método, você pode obter informações úteis adicionais no console.

Para iniciar o servidor Akonadi,

akonadictl start

Para parar o servidor Akonadi,

akonadictl stop

Para reiniciar o servidor Akonadi em execução,

akonadictl restart

Para verificar o status do servidor Akonadi,

akonadictl status

Desabilitando o subsistema Akonadi

O servidor Akonadi é iniciado por qualquer aplicativo habilitado a usar o Akonadi. Se não quiser que o Akonadi seja iniciado após o início da sessão, você deve certificar-se de que nenhum aplicativo habilitado a usar o Akonadi seja carregado na autenticação ou posteriormente. Lembre-se também de verificar os widgets do Plasma - o widget Relógio digital do painel padrão, por exemplo, usa o Akonadi para, opcionalmente, mostrar os eventos do calendário e é ativado por padrão (veja a opção "Exibir eventos"). Você deve remover todos os widgets que podem iniciá-lo durante a inicialização, caso queira que o Akonadi inicie apenas quando iniciar o KMail ou outro aplicativo.


Lembrete

Se não quiser que o Akonadi fique em execução no seu sistema, você não poderá utilizar nenhum dos aplicativos que precisam do Akonadi para funcionar. Esses aplicativos não funcionarão quando o Akonadi for desativado usando os passos abaixo. Veja a lista de aplicativos que usam o Akonadi. Lembre-se de que alguns widgets do Plasma, como o Relógio Digital, usam o Akonadi.


O servidor Akonadi é executado automaticamente no início da sessão, sempre que qualquer aplicativo que utiliza o Akonadi solicitar acesso a ele.

Para desativar o subsistema Akonadi, desligue o servidor Akonadi que esteja em execução a partir do módulo de controle ou pela linha de comando:

akonadictl stop

Para garantir que o Akonadi não seja iniciado, verifique se não há aplicativos que necessitam dele ao iniciar a sessão. Em particular, abra as preferências do miniaplicativo de relógio do Plasma, vá para a página Calendário e desmarque a opção "Exibir eventos" para impedir que o Plasma solicite informações ao Akonadi e, dessa forma, inicie-o.

Perguntas frequentes

Onde os meus dados estão agora?

Uma explicação completa sobre onde os dados são armazenados e a interação do Akonadi com eles está disponível no blog de Andras Mantia

How to upgrade my PostgreSQL database?

After updating your PostgreSQL server to a new major version, sometimes you will have to convert your Akonadi database for use with this new version. Instructions can be found on this page.

Problemas durante a migração

O item Akonadi do Glossário tem uma breve explicação do seu propósito e outros links úteis. Esta página explica como o Akonadi e o KAddressBook funcionam juntos.