Akonadi/pt-br: Difference between revisions

    From KDE UserBase Wiki
    No edit summary
    (Created page with "Depois de atualizar o seu server PostgreSQL para uma nova versão, algumas vezes você vai ter que converter a sua base de dados Akonadi para usar com essa nova versão. Instr...")
    (47 intermediate revisions by 6 users not shown)
    Line 3: Line 3:
    ==Introdução==
    ==Introdução==


    O '''Akonadi''' é o responsável pelo fornecimento de aplicativos com um banco de dados centralizado para armazenar, indexar e recuperar informações pessoais do usuário. Isso inclui e-mails do usuário, contatos, calendários, eventos, diários, alarmes, notas, etc. Na versão 4.4 do KDE, o [[Special:myLanguage/KAddressBook|KAddressBook]] tornou-se o primeiro aplicativo a utilizar o '''Akonadi'''. Na versão 4.7, [[Special:myLanguage/KMail|KMail]], [[Special:myLanguage/KOrganizer|KOrganizer]], [[Special: myLanguage/KJots|KJots]], etc, foram atualizados para também utilizar o '''Akonadi'''. Além disso, vários widgets do '''Plasma''' também usam o '''Akonadi''' para armazenar e recuperar eventos de calendário, notas, etc.
    O '''Akonadi''' é o responsável pelo fornecimento de aplicativos com um banco de dados centralizado para armazenar, indexar e recuperar informações pessoais do usuário. Isso inclui e-mails do usuário, contatos, calendários, eventos, diários, alarmes, notas, etc. Na versão 4.4 do KDE, o [[Special:myLanguage/KAddressBook|KAddressBook]] tornou-se o primeiro aplicativo a utilizar o '''Akonadi'''. Na versão 4.7, [[Special:myLanguage/KMail|KMail]], [[Special:myLanguage/KOrganizer|KOrganizer]], [[Special: myLanguage/KJots|KJots]], etc, foram atualizados para também utilizar o '''Akonadi'''. Além disso, vários widgets do [[Special:myLanguage/Plasma|Plasma]] também usam o '''Akonadi''' para armazenar e recuperar eventos de calendário, notas, etc.


    No momento em que isto foi escrito, os seguintes aplicativos estão habilitados para usar o framework do '''Akonadi''' para armazenar e acessar os dados do usuário de forma centralizada. Visite a página da cada aplicativo para aprender mais.
    No momento em que isto foi escrito, os seguintes aplicativos estão habilitados para usar o framework do '''Akonadi''' para armazenar e acessar os dados do usuário de forma centralizada. Visite a página da cada aplicativo para aprender mais.
    Line 33: Line 33:
    ==Controle do servidor Akonadi==
    ==Controle do servidor Akonadi==


    O módulo de controle do '''Akonadi''' em '''Configurações do Sistema''' proporciona um meio fácil para iniciar, parar, reiniciar e consultar o status do servidor '''Akonadi'''. Isto também pode ser feito pela linha de comando com uso do comando '''akonadictl'''.
    O módulo de controle '''Akonadi''' iniciado pelo menu de contexto do ícone da bandeja '''Akonadi''' fornece um meio fácil de iniciar, parar, reiniciar e consultar o status do servidor' '''Akonadi''' . Você também pode fazer isso a partir da linha de comando usando o comando <code>akonadictl</code>. Usando este método, você pode obter informações úteis adicionais no console.


    Para iniciar o servidor '''Akonadi''',
    Para iniciar o servidor '''Akonadi''',
    Line 47: Line 47:
    {{Input|1=akonadictl restart}}
    {{Input|1=akonadictl restart}}


    Para verificar o estado do servidor '''Akonadi''',
    Para verificar o status do servidor '''Akonadi''',


    {{Input|1=akonadictl status}}
    {{Input|1=akonadictl status}}


    ===Desativar o subsistema Akonadi===
    ===Desabilitando o subsistema Akonadi===  


    {{Remember|1=Se não quiser que o '''Akonadi''' fique em execução no seu sistema, não poderá utilizar nenhuma das aplicações que precisam do '''Akonadi''' para funcionar. Estas aplicações iniciarão o '''Akonadi''' a cada vez que precisarem dos seus serviços, inclusive quando você tenha desativado. Veja a lista de [[Special:myLanguage/Akonadi#ApplicationTable|Aplicações que usam o Akonadi]]. Lembre-se de que alguns elementos gráficos do '''Plasma''', como o '''Relógio Digital''', usa o '''Akonadi'''}}
    O servidor '''Akonadi''' é iniciado por qualquer aplicativo habilitado a usar o '''Akonadi'''. Se não quiser que o Akonadi seja iniciado após o início da sessão, você deve certificar-se de que nenhum aplicativo habilitado a usar o '''Akonadi''' seja carregado na autenticação ou posteriormente. Lembre-se também de verificar os widgets do '''Plasma''' - o widget '''Relógio digital''' do painel padrão, por exemplo, usa o '''Akonadi''' para, opcionalmente, mostrar os eventos do calendário e é ativado por padrão (veja  a opção "Exibir eventos"). Você deve remover todos os widgets que podem iniciá-lo durante a inicialização, caso queira que o Akonadi inicie apenas quando iniciar o '''KMail''' ou outro aplicativo.
     
     
    {{Remember/pt-br|1=Se não quiser que o '''Akonadi''' fique em execução no seu sistema, você não poderá utilizar nenhum dos aplicativos que precisam do '''Akonadi''' para funcionar. Esses aplicativos não funcionarão quando o '''Akonadi''' for desativado usando os passos abaixo. Veja a lista de [[Special:myLanguage/Akonadi#ApplicationTable|aplicativos que usam o Akonadi]]. Lembre-se de que alguns widgets do '''Plasma''', como o '''Relógio Digital''', usam o '''Akonadi'''.}}


    O servidor '''Akonadi''' é executado automaticamente no início da sessão, sempre que qualquer aplicativo que utiliza o '''Akonadi''' solicitar acesso a ele.
    O servidor '''Akonadi''' é executado automaticamente no início da sessão, sempre que qualquer aplicativo que utiliza o '''Akonadi''' solicitar acesso a ele.


    Para desativar o subsistema '''Akonadi''', em primeiro lugar, desligue o servidor Akonadi que esteja em execução a partir do módulo de controle ou pela linha de comando:
    Para desativar o subsistema '''Akonadi''', desligue o servidor Akonadi que esteja em execução a partir do módulo de controle ou pela linha de comando:


    {{Input|1=akonadictl stop}}
    {{Input|1=akonadictl stop}}


    Agora edite o arquivo <tt>/.config/akonadi/akonadiserverrc</tt> e altere <tt>StartServer</tt> de true para false:
    Para garantir que o Akonadi não seja iniciado, verifique se não há aplicativos que necessitam dele ao iniciar a sessão. Em particular, abra as preferências do miniaplicativo de relógio do Plasma, para a página <menuchoice>Calendário</menuchoice> e desmarque a opção "Exibir eventos" para impedir que o Plasma solicite informações ao Akonadi e, dessa forma, inicie-o.
     
    {{Input|1=StartServer=false}}
     
    O servidor '''Akonadi''' não deverá ser mais inicializado sozinho quando iniciar o login.
     
    {{Note|1=O servidor '''Akonadi''' iniciará por qualquer aplicação que use o '''Akonadi'''. Certifique-se de que nenhuma aplicação deste tipo execute ao iniciar a sessão ou depois. Lembre-se de verificar também os elementos gráficos do '''Plasma''' — o widget '''Relógio Digital''' do painel, por exemplo, usa o '''Akonadi''' para (opcionalmente) mostrar eventos do calendário, e isto se encontra ativado por padrão. Você deve remover todos os elementos gráficos que podem ser iniciado na inicialização da sessão se quer que o Akonadi permaneça desativado.}}


    ==Perguntas mais frequentes==
    ==Perguntas frequentes==


    === Onde os meus dados estão agora? ===
    === Onde os meus dados estão agora? ===


    Uma explicação completa sobre onde se armazenam os dados e a interação do Akonadi está disponível no [http://blogs.kde.org/node/4503 blog de Andras Mantia]
    Uma explicação completa sobre onde os dados são armazenados e a interação do Akonadi com eles está disponível no [http://blogs.kde.org/node/4503 blog de Andras Mantia]


    === Problemas na migração ===
    === Como atualizar a minha base dado PostgreSQL? ===


    Consulte a [[Special:myLanguage/Akonadi_4.4/Troubleshooting|página de solução de problemas]] para resolução de problemas durante a migração. O [[Special:myLanguage/Glossary#Akonadi|Glossário]] do '''Akonadi''' tem uma breve explicação do seu propósito e outros enlaces úteis. [[Special:myLanguage/Akonadi_and_AddressBook|Esta]] página explica como o '''Akonadi''' e o '''KAddressBook''' funcionam juntos.
    Depois de atualizar o seu server PostgreSQL para uma nova versão, algumas vezes você vai ter que converter a sua base de dados Akonadi para usar com essa nova versão. Instruções podem ser encrontradas [[Special:myLanguage/Akonadi/Postgres_update|nessa página]].


    === Alto consumo de CPU ou memória ===
    === Problemas durante a migração ===


    Se está experimentando um consumo de 100% de CPU por parte do processo ''virtuoso-t'' quando usa o '''Akonadi''' e as aplicações relacionadas, prova esta solução proposta enquanto se segue pesquisando: Na página de configuração do '''KRunner''', desative  o complemento de busca do '''Nepomuk''' e o complemento de '''Contatos'''. Depois feche a sessão e volte novamente. Para maiores informação comente aqui, no forum ou no canal IRC #kontact.
    O item '''Akonadi''' do [[Special:myLanguage/Glossary#Akonadi|Glossário]] tem uma breve explicação do seu propósito e outros links úteis. [[Special:myLanguage/Akonadi_and_AddressBook|Esta]] página explica como o '''Akonadi''' e o '''KAddressBook''' funcionam juntos.


    [[Category:Sistema/pt-br]]
    [[Category:Sistema/pt-br]]

    Revision as of 15:51, 10 February 2020

    Introdução

    O Akonadi é o responsável pelo fornecimento de aplicativos com um banco de dados centralizado para armazenar, indexar e recuperar informações pessoais do usuário. Isso inclui e-mails do usuário, contatos, calendários, eventos, diários, alarmes, notas, etc. Na versão 4.4 do KDE, o KAddressBook tornou-se o primeiro aplicativo a utilizar o Akonadi. Na versão 4.7, KMail, KOrganizer, KJots, etc, foram atualizados para também utilizar o Akonadi. Além disso, vários widgets do Plasma também usam o Akonadi para armazenar e recuperar eventos de calendário, notas, etc.

    No momento em que isto foi escrito, os seguintes aplicativos estão habilitados para usar o framework do Akonadi para armazenar e acessar os dados do usuário de forma centralizada. Visite a página da cada aplicativo para aprender mais.

    KMail

    Cliente de correio

    Usa o Akonadi para armazenar as mensagens de e-mail.

    KAddressBook

    Gerenciador de contatos

    Usa o Akonadi para armazenar as informações de contatos

    KOrganizer

    Organizador pessoal

    Usa o Akonadi para armazenar calendários, eventos, diários, etc.

    KJots

    Aplicativo para tomada de notas

    Usa o Akonadi para armazenar as notas.

    KAlarm

    Agendador pessoal de alarmes

    Usa o Akonadi para armazenar os alarmes

    Além disto, elementos gráficos do Plasma como o Relógio Digital ou as Notas usam o Akonadi para armazenar e recuperar eventos e notas.

    Controle do servidor Akonadi

    O módulo de controle Akonadi iniciado pelo menu de contexto do ícone da bandeja Akonadi fornece um meio fácil de iniciar, parar, reiniciar e consultar o status do servidor' Akonadi . Você também pode fazer isso a partir da linha de comando usando o comando akonadictl. Usando este método, você pode obter informações úteis adicionais no console.

    Para iniciar o servidor Akonadi,

    akonadictl start

    Para parar o servidor Akonadi,

    akonadictl stop

    Para reiniciar o servidor Akonadi em execução,

    akonadictl restart

    Para verificar o status do servidor Akonadi,

    akonadictl status

    Desabilitando o subsistema Akonadi

    O servidor Akonadi é iniciado por qualquer aplicativo habilitado a usar o Akonadi. Se não quiser que o Akonadi seja iniciado após o início da sessão, você deve certificar-se de que nenhum aplicativo habilitado a usar o Akonadi seja carregado na autenticação ou posteriormente. Lembre-se também de verificar os widgets do Plasma - o widget Relógio digital do painel padrão, por exemplo, usa o Akonadi para, opcionalmente, mostrar os eventos do calendário e é ativado por padrão (veja a opção "Exibir eventos"). Você deve remover todos os widgets que podem iniciá-lo durante a inicialização, caso queira que o Akonadi inicie apenas quando iniciar o KMail ou outro aplicativo.


    Lembrete

    Se não quiser que o Akonadi fique em execução no seu sistema, você não poderá utilizar nenhum dos aplicativos que precisam do Akonadi para funcionar. Esses aplicativos não funcionarão quando o Akonadi for desativado usando os passos abaixo. Veja a lista de aplicativos que usam o Akonadi. Lembre-se de que alguns widgets do Plasma, como o Relógio Digital, usam o Akonadi.


    O servidor Akonadi é executado automaticamente no início da sessão, sempre que qualquer aplicativo que utiliza o Akonadi solicitar acesso a ele.

    Para desativar o subsistema Akonadi, desligue o servidor Akonadi que esteja em execução a partir do módulo de controle ou pela linha de comando:

    akonadictl stop

    Para garantir que o Akonadi não seja iniciado, verifique se não há aplicativos que necessitam dele ao iniciar a sessão. Em particular, abra as preferências do miniaplicativo de relógio do Plasma, vá para a página Calendário e desmarque a opção "Exibir eventos" para impedir que o Plasma solicite informações ao Akonadi e, dessa forma, inicie-o.

    Perguntas frequentes

    Onde os meus dados estão agora?

    Uma explicação completa sobre onde os dados são armazenados e a interação do Akonadi com eles está disponível no blog de Andras Mantia

    Como atualizar a minha base dado PostgreSQL?

    Depois de atualizar o seu server PostgreSQL para uma nova versão, algumas vezes você vai ter que converter a sua base de dados Akonadi para usar com essa nova versão. Instruções podem ser encrontradas nessa página.

    Problemas durante a migração

    O item Akonadi do Glossário tem uma breve explicação do seu propósito e outros links úteis. Esta página explica como o Akonadi e o KAddressBook funcionam juntos.