Akonadi/pt-br: Difference between revisions

    From KDE UserBase Wiki
    (Updating to match new version of source page)
    (Created page with "Depois de atualizar o seu server PostgreSQL para uma nova versão, algumas vezes você vai ter que converter a sua base de dados Akonadi para usar com essa nova versão. Instr...")
    (16 intermediate revisions by 5 users not shown)
    Line 33: Line 33:
    ==Controle do servidor Akonadi==
    ==Controle do servidor Akonadi==


    O módulo de controle do '''Akonadi''' em '''Configurações do Sistema''' proporciona um meio fácil para iniciar, parar, reiniciar e consultar o status do servidor '''Akonadi'''. Isto também pode ser feito pela linha de comando com uso do comando '''akonadictl'''. Usando este método você pode obter informações úteis através do console.
    O módulo de controle '''Akonadi''' iniciado pelo menu de contexto do ícone da bandeja '''Akonadi''' fornece um meio fácil de iniciar, parar, reiniciar e consultar o status do servidor' '''Akonadi''' . Você também pode fazer isso a partir da linha de comando usando o comando <code>akonadictl</code>. Usando este método, você pode obter informações úteis adicionais no console.


    Para iniciar o servidor '''Akonadi''',
    Para iniciar o servidor '''Akonadi''',
    Line 51: Line 51:
    {{Input|1=akonadictl status}}
    {{Input|1=akonadictl status}}


    ===Disabling the Akonadi subsystem===  
    ===Desabilitando o subsistema Akonadi===  


    The '''Akonadi''' server is started by any '''Akonadi'''-enabled application. If you don't want Akonadi to be started after login, you have to ensure that no '''Akonadi'''-enabled application is launched at login or thereafter. Remember to check '''Plasma''' widgets as well — the '''Digital Clock''' widget in the default panel, for instance uses '''Akonadi''' to (optionally) display calendar events and this is enabled in its settings by default (see the "Display Events" option) . You must remove any widgets that may start it from your start-up, if you wish Akonadi to start only when you start '''KMail''' or other applications.
    O servidor '''Akonadi''' é iniciado por qualquer aplicativo habilitado a usar o '''Akonadi'''. Se não quiser que o Akonadi seja iniciado após o início da sessão, você deve certificar-se de que nenhum aplicativo habilitado a usar o '''Akonadi''' seja carregado na autenticação ou posteriormente. Lembre-se também de verificar os widgets do '''Plasma''' - o widget '''Relógio digital''' do painel padrão, por exemplo, usa o '''Akonadi''' para, opcionalmente, mostrar os eventos do calendário e é ativado por padrão (veja  a opção "Exibir eventos"). Você deve remover todos os widgets que podem iniciá-lo durante a inicialização, caso queira que o Akonadi inicie apenas quando iniciar o '''KMail''' ou outro aplicativo.




    <span class="mw-translate-fuzzy">
    {{Remember/pt-br|1=Se não quiser que o '''Akonadi''' fique em execução no seu sistema, você não poderá utilizar nenhum dos aplicativos que precisam do '''Akonadi''' para funcionar. Esses aplicativos não funcionarão quando o '''Akonadi''' for desativado usando os passos abaixo. Veja a lista de [[Special:myLanguage/Akonadi#ApplicationTable|aplicativos que usam o Akonadi]]. Lembre-se de que alguns widgets do '''Plasma''', como o '''Relógio Digital''', usam o '''Akonadi'''.}}
    {{Remember/pt-br|1=Se não quiser que o '''Akonadi''' fique em execução no seu sistema, você não poderá utilizar nenhum dos aplicativos que precisam do '''Akonadi''' para funcionar. Estes aplicativos irão iniciar o '''Akonadi''' a cada vez que precisarem dos seus serviços, inclusive quando você tenha desativado. Veja a lista de [[Special:myLanguage/Akonadi#ApplicationTable|aplicativos que usam o Akonadi]]. Lembre-se de que alguns widgets do '''Plasma''', tal como o '''Relógio Digital''', usam o '''Akonadi'''}}
    </span>


    O servidor '''Akonadi''' é executado automaticamente no início da sessão, sempre que qualquer aplicativo que utiliza o '''Akonadi''' solicitar acesso a ele.
    O servidor '''Akonadi''' é executado automaticamente no início da sessão, sempre que qualquer aplicativo que utiliza o '''Akonadi''' solicitar acesso a ele.


    <span class="mw-translate-fuzzy">
    Para desativar o subsistema '''Akonadi''', desligue o servidor Akonadi que esteja em execução a partir do módulo de controle ou pela linha de comando:
    Para desativar o subsistema '''Akonadi''', em primeiro lugar, desligue o servidor Akonadi que esteja em execução a partir do módulo de controle ou pela linha de comando:
    </span>


    {{Input|1=akonadictl stop}}
    {{Input|1=akonadictl stop}}


    To ensure that Akonadi is not started, check that no applications require it at login. In particular, open the Plasma clock applet preferences, go to "Calendar" and uncheck "Show events" to prevent Plasma from requesting information from Akonadi and thus allowing it to start.
    Para garantir que o Akonadi não seja iniciado, verifique se não há aplicativos que necessitam dele ao iniciar a sessão. Em particular, abra as preferências do miniaplicativo de relógio do Plasma, vá para a página <menuchoice>Calendário</menuchoice> e desmarque a opção "Exibir eventos" para impedir que o Plasma solicite informações ao Akonadi e, dessa forma, inicie-o.


    ==Perguntas frequentes==
    ==Perguntas frequentes==
    Line 75: Line 71:


    Uma explicação completa sobre onde os dados são armazenados e a interação do Akonadi com eles está disponível no [http://blogs.kde.org/node/4503 blog de Andras Mantia]
    Uma explicação completa sobre onde os dados são armazenados e a interação do Akonadi com eles está disponível no [http://blogs.kde.org/node/4503 blog de Andras Mantia]
    === Como atualizar a minha base dado PostgreSQL? ===
    Depois de atualizar o seu server PostgreSQL para uma nova versão, algumas vezes você vai ter que converter a sua base de dados Akonadi para usar com essa nova versão. Instruções podem ser encrontradas [[Special:myLanguage/Akonadi/Postgres_update|nessa página]].


    === Problemas durante a migração ===
    === Problemas durante a migração ===


    O item '''Akonadi''' do [[Special:myLanguage/Glossary#Akonadi|Glossário]] tem uma breve explicação do seu propósito e outros links úteis. [[Special:myLanguage/Akonadi_and_AddressBook|Esta]] página explica como o '''Akonadi''' e o '''KAddressBook''' funcionam juntos.
    O item '''Akonadi''' do [[Special:myLanguage/Glossary#Akonadi|Glossário]] tem uma breve explicação do seu propósito e outros links úteis. [[Special:myLanguage/Akonadi_and_AddressBook|Esta]] página explica como o '''Akonadi''' e o '''KAddressBook''' funcionam juntos.
    === Alto consumo de CPU ou memória ===
    Se está experimentando um consumo de 100% de CPU por parte do processo ''virtuoso-t'' quando usa o '''Akonadi''' e os aplicativos relacionados, tente esta solução proposta enquanto se segue pesquisando: Na página de configuração do '''KRunner''', desative  os plugins de busca do '''Nepomuk''' e o '''Contatos'''. Depois feche a sessão e volte novamente. Para mais informações comente aqui, no fórum ou no canal #kontact do IRC.
    === Por que Akonadi e Nepomuk? ===
    Frequentemente há confusão sobre Akonadi e Nepomuk.
    O artigo [http://cmollekopf.wordpress.com/2013/02/13/kontact-nepomuk-integration-why-data-from-akonadi-is-indexed-in-nepomuk/ Por que os dados do Akonadi são indexados no Nepomuk (em inglês)] explica o motivo exato para termos os dois e quais as suas regras. Não deixe de ler as informações adicionais escritas nos comentários por [http://en.opensuse.org/User:Wstephenson Will Stephenson].
    == Solução de Problemas ==
    === Não posso ler nenhum detalhe de algumas mensagens ou grande demora para lê-los ===
    Se você não consegue ler alguns e-mails e vê uma mensagem " por favor, aguarde... ", você pode sair e entrar novamente no KDE para reiniciar todos os processos. Pode ajudar.


    [[Category:Sistema/pt-br]]
    [[Category:Sistema/pt-br]]

    Revision as of 15:51, 10 February 2020

    Introdução

    O Akonadi é o responsável pelo fornecimento de aplicativos com um banco de dados centralizado para armazenar, indexar e recuperar informações pessoais do usuário. Isso inclui e-mails do usuário, contatos, calendários, eventos, diários, alarmes, notas, etc. Na versão 4.4 do KDE, o KAddressBook tornou-se o primeiro aplicativo a utilizar o Akonadi. Na versão 4.7, KMail, KOrganizer, KJots, etc, foram atualizados para também utilizar o Akonadi. Além disso, vários widgets do Plasma também usam o Akonadi para armazenar e recuperar eventos de calendário, notas, etc.

    No momento em que isto foi escrito, os seguintes aplicativos estão habilitados para usar o framework do Akonadi para armazenar e acessar os dados do usuário de forma centralizada. Visite a página da cada aplicativo para aprender mais.

    KMail

    Cliente de correio

    Usa o Akonadi para armazenar as mensagens de e-mail.

    KAddressBook

    Gerenciador de contatos

    Usa o Akonadi para armazenar as informações de contatos

    KOrganizer

    Organizador pessoal

    Usa o Akonadi para armazenar calendários, eventos, diários, etc.

    KJots

    Aplicativo para tomada de notas

    Usa o Akonadi para armazenar as notas.

    KAlarm

    Agendador pessoal de alarmes

    Usa o Akonadi para armazenar os alarmes

    Além disto, elementos gráficos do Plasma como o Relógio Digital ou as Notas usam o Akonadi para armazenar e recuperar eventos e notas.

    Controle do servidor Akonadi

    O módulo de controle Akonadi iniciado pelo menu de contexto do ícone da bandeja Akonadi fornece um meio fácil de iniciar, parar, reiniciar e consultar o status do servidor' Akonadi . Você também pode fazer isso a partir da linha de comando usando o comando akonadictl. Usando este método, você pode obter informações úteis adicionais no console.

    Para iniciar o servidor Akonadi,

    akonadictl start

    Para parar o servidor Akonadi,

    akonadictl stop

    Para reiniciar o servidor Akonadi em execução,

    akonadictl restart

    Para verificar o status do servidor Akonadi,

    akonadictl status

    Desabilitando o subsistema Akonadi

    O servidor Akonadi é iniciado por qualquer aplicativo habilitado a usar o Akonadi. Se não quiser que o Akonadi seja iniciado após o início da sessão, você deve certificar-se de que nenhum aplicativo habilitado a usar o Akonadi seja carregado na autenticação ou posteriormente. Lembre-se também de verificar os widgets do Plasma - o widget Relógio digital do painel padrão, por exemplo, usa o Akonadi para, opcionalmente, mostrar os eventos do calendário e é ativado por padrão (veja a opção "Exibir eventos"). Você deve remover todos os widgets que podem iniciá-lo durante a inicialização, caso queira que o Akonadi inicie apenas quando iniciar o KMail ou outro aplicativo.


    Lembrete

    Se não quiser que o Akonadi fique em execução no seu sistema, você não poderá utilizar nenhum dos aplicativos que precisam do Akonadi para funcionar. Esses aplicativos não funcionarão quando o Akonadi for desativado usando os passos abaixo. Veja a lista de aplicativos que usam o Akonadi. Lembre-se de que alguns widgets do Plasma, como o Relógio Digital, usam o Akonadi.


    O servidor Akonadi é executado automaticamente no início da sessão, sempre que qualquer aplicativo que utiliza o Akonadi solicitar acesso a ele.

    Para desativar o subsistema Akonadi, desligue o servidor Akonadi que esteja em execução a partir do módulo de controle ou pela linha de comando:

    akonadictl stop

    Para garantir que o Akonadi não seja iniciado, verifique se não há aplicativos que necessitam dele ao iniciar a sessão. Em particular, abra as preferências do miniaplicativo de relógio do Plasma, vá para a página Calendário e desmarque a opção "Exibir eventos" para impedir que o Plasma solicite informações ao Akonadi e, dessa forma, inicie-o.

    Perguntas frequentes

    Onde os meus dados estão agora?

    Uma explicação completa sobre onde os dados são armazenados e a interação do Akonadi com eles está disponível no blog de Andras Mantia

    Como atualizar a minha base dado PostgreSQL?

    Depois de atualizar o seu server PostgreSQL para uma nova versão, algumas vezes você vai ter que converter a sua base de dados Akonadi para usar com essa nova versão. Instruções podem ser encrontradas nessa página.

    Problemas durante a migração

    O item Akonadi do Glossário tem uma breve explicação do seu propósito e outros links úteis. Esta página explica como o Akonadi e o KAddressBook funcionam juntos.