Akonadi

    From KDE UserBase Wiki

    Introdução

    O Akonadi é o responsável pelo fornecimento de aplicativos com um banco de dados centralizado para armazenar, indexar e recuperar informações pessoais do usuário. Isso inclui e-mails do usuário, contatos, calendários, eventos, diários, alarmes, notas, etc. Na versão 4.4 do KDE, o KAddressBook tornou-se o primeiro aplicativo a utilizar o Akonadi. Na versão 4.7, KMail, KOrganizer, KJots, etc, foram atualizados para também utilizar o Akonadi. Além disso, vários widgets do Plasma também usam o Akonadi para armazenar e recuperar eventos de calendário, notas, etc.

    No momento em que isto foi escrito, os seguintes aplicativos estão habilitados para usar o framework do Akonadi para armazenar e acessar os dados do usuário de forma centralizada. Visite a página da cada aplicativo para aprender mais.

    KMail

    Cliente de correio

    Usa o Akonadi para armazenar as mensagens de e-mail.

    KAddressBook

    Gerenciador de contatos

    Usa o Akonadi para armazenar as informações de contatos

    KOrganizer

    Organizador pessoal

    Usa o Akonadi para armazenar calendários, eventos, diários, etc.

    KJots

    Aplicativo para tomada de notas

    Usa o Akonadi para armazenar as notas.

    KAlarm

    Agendador pessoal de alarmes

    Usa o Akonadi para armazenar os alarmes

    Além disto, elementos gráficos do Plasma como o Relógio Digital ou as Notas usam o Akonadi para armazenar e recuperar eventos e notas.

    Controle do servidor Akonadi

    O módulo de controle do Akonadi em Configurações do Sistema proporciona um meio fácil para iniciar, parar, reiniciar e consultar o status do servidor Akonadi. Isto também pode ser feito pela linha de comando com uso do comando akonadictl.

    Para iniciar o servidor Akonadi,

    akonadictl start

    Para parar o servidor Akonadi,

    akonadictl stop

    Para reiniciar o servidor Akonadi em execução,

    akonadictl restart

    Para verificar o status do servidor Akonadi,

    akonadictl status

    Desativar o subsistema Akonadi

    Remember

    Se não quiser que o Akonadi fique em execução no seu sistema, você não poderá utilizar nenhum dos aplicativos que precisam do Akonadi para funcionar. Estes aplicativos irão iniciar o Akonadi a cada vez que precisarem dos seus serviços, inclusive quando você tenha desativado. Veja a lista de aplicativos que usam o Akonadi. Lembre-se de que alguns widgets do Plasma, tais como o Relógio Digital, usa o Akonadi


    O servidor Akonadi é executado automaticamente no início da sessão, sempre que qualquer aplicativo que utiliza o Akonadi solicitar acesso a ele.

    Para desativar o subsistema Akonadi, em primeiro lugar, desligue o servidor Akonadi que esteja em execução a partir do módulo de controle ou pela linha de comando:

    akonadictl stop

    Agora edite o arquivo /.config/akonadi/akonadiserverrc e altere StartServer de true para false:

    StartServer=false

    O servidor Akonadi não deverá mais inicializar automaticamente ao iniciar a sessão.

    Note

    O servidor Akonadi irá ainda iniciar por qualquer aplicativo que use o Akonadi. Certifique-se de que nenhum aplicativo deste tipo execute ao iniciar a sessão ou depois. Lembre-se de verificar também os widgets do Plasma — o widget Relógio Digital do painel, por exemplo, usa o Akonadi para (opcionalmente) mostrar eventos do calendário, e isto se encontra ativado por padrão. Você deve remover todos os widgets que podem ser iniciados no início da sessão se deseja que o Akonadi permaneça desativado.


    Perguntas frequentes

    Onde os meus dados estão agora?

    Uma explicação completa sobre onde os dados são armazenados e a interação do Akonadi com eles está disponível no blog de Andras Mantia

    Problemas durante a migração

    Consulte a página de solução de problemas para solucionar falhas durante a migração. O item Akonadi do Glossário tem uma breve explicação do seu propósito e outros links úteis. Esta página explica como o Akonadi e o KAddressBook funcionam juntos.

    Alto consumo de CPU ou memória

    Se está experimentando um consumo de 100% de CPU por parte do processo virtuoso-t quando usa o Akonadi e os aplicativos relacionados, tente esta solução proposta enquanto se segue pesquisando: Na página de configuração do KRunner, desative os plugins de busca do Nepomuk e o Contatos. Depois feche a sessão e volte novamente. Para mais informações comente aqui, no fórum ou no canal IRC #kontact.