Akregator

    From KDE UserBase Wiki
    Revision as of 09:45, 8 November 2010 by MarcusGama (talk | contribs) (Created page with "Para integração com o Konqueror, você pode instalar o plugin 'konqueror-plugin-akregator' que permite que você adicione fontes que encontrar ao Akregator enquanto surfa na We...")
    Reading latest RSS feed from the Dot
    Akregator automatically collects stories from RSS/Atom-enabled websites

    O Akregator lhe auxilia a manter-se informado sobre novas estórias em páginas Web como o dot.kde.org e outros blogs twitter. A tecnologia usada é o RSS e muitos sites suportam este recurso.

    O Akregator é parte da suíte Kontact.

    Características

    • Simples de usar
    • Pode aceitar dezenas de fontes de notícias
    • Pode avisar você de fontes de notícias não lidas
    • Usa abas para dar acesso à leitura interna das histórias completas
    • Arquivo de fontes de notícias
    • Importar e exportar fontes de notícias
    • Integração com o Konqueror

    Usando o Akregator

    Já que o Akregator pode ler qualquer fonte RSS ou atom que exista, a primeira coisa que precisará é encontrar uma fonte de notícias para o Akregator acompanhar. Isto é provavelmente mais fácil do que imagina. Verifique nas suas páginas favoritas se elas possuem links para fontes de RSS ou atom. A maioria dos sites que distribuem algum tipo de notícia possui este tipo de link.

    Uma vez que tenha a URL para a fonte, fazer com que o Akregator a acompanhe é fácil. Tudo o que você tem que fazer é selecionar "Adicionar fonte" no menu de fontes ou usar seu atalho padrão, "Ins".

    Após isto, você pode definir um intervalo que define quão frequentemente o Akregator deve verificar e atualizar as fontes inscritas. Você pode definir uma configuração global ou possuir intervalos diferentes para as fontes diferentes.

    O Akregator é capaz de armazenar e arquivar o conteúdo das fontes inscritas por tanto tempo você definir. Novamente, pode ser definida uma configuração global que afeta todas as fontes inscritas (Configurações-Configurar o Akregator-Arquivo), ou definir uma configuração individual por fonte por meio do clique-direito, acesso a opção "Editar fonte" e indo para a página "Arquivo".

    Você pode querer importar fontes de outro navegador se você tiver criado uma cópia de segurança no passado. Para importar fontes, tudo o que tem que fazer é clicar em 'Import fontes...' no menu 'Arquivo' e então localizar o arquivo que contém as informações sobre as fontes. Ele usa o OPML , arquivo baseado em XML que é o formato comum para trocar fontes entre diversos leitores compatíveis. Para exportar as fontes escritas, o procedimento é o mesmo acima, exceto que você selecionará, é claro, a opção 'Exportar fontes'.

    Para integração com o Konqueror, você pode instalar o plugin 'konqueror-plugin-akregator' que permite que você adicione fontes que encontrar ao Akregator enquanto surfa na Web, tudo com o a facilidade de um único clique.