Amarok/Manual/Configuração do Amarok/Alterando leiautes

    From KDE UserBase Wiki
    The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
    This page is a translated version of the page Amarok/Manual/ConfiguringAmarok/ChangingLayout and the translation is 100% complete.
    Other languages:

    Alterando leiautes

    Alterando o leiaute da janela do Amarok

    A visibilidade de cada uma dos três painéis do Amarok é indicada no menu Exibir (parte do menu superior). Se você desbloquear o leiaute, cada um destes painéis mostrará dois botões. Estes botões permitem-lhe reorganizar ou personalizar o leiaute da sua janela do Amarok. Se clicar no X, este painel específico será fechado. Depois de fechado, o painel poderá ser reativado através da opção respectiva no menu Exibir. Se clicar em Restaurar leiaute, o leiaute voltará ao visual padrão.

    Desacoplando os painéis do Amarok

    Se clicar no losango à esquerda do X, fará com que o painel seja destacado e irá aparecer como uma janela separada na sua tela. Se repetir esta ação sobre a janela destacada, ela voltará a fazer parte da janela do seu Amarok. Você pode arrastar esses painéis dentro da janela do Amarok para ordená-los. É possível também empilhar os painéis ou colocá-los uns sobre os outros, que serão selecionados através de abas.

    Bloquear e salvar o leiaute da janela do Amarok

    Se estiver satisfeito com o leiaute dentro da janela do Amarok, você poderá bloqueá-lo com o item apropriado do menu Exibir. Certifique-se de que o seu leiaute seja mantido na próxima execução do Amarok fechando-o com a opção Amarok -> Sair ou com o atalho Ctrl + Q.

    Alterando a barra de ferramentas

    Você também pode optar entre dois leiautes da Barra de ferramentas, clicando no item apropriado do menu Exibir:

    Barra de ferramentas principal
    Barra de ferramentas compacta

    Para saber mais sobre a Barra de ferramentas clique aqui.

    Alterando o leiaute da lista de músicas

    Para acessar o Editor de leiautes da lista de músicas, vá para Lista de músicas -> Leiautes da lista de músicas -> Configurar os leiautes da lista de músicas... e veja a janela de edição acima. Do lado esquerdo, você pode ver os leiautes predefinidos; clicando neles, você poderá ver como é feita a configuração à direita. Se clicar no botão Visualizar, você poderá ver o leiaute aplicado no painel da Lista de músicas.

    Modificando um leiaute predefinido

    Para modificar um dos leiautes predefinidos, faça primeiro uma nova cópia dele: basta clicar em e salvá-lo com um novo nome. Para gerar um novo leiaute, clique em

    Um leiaute é composto de 3 elementos: o Cabeçalho do álbum, o Conteúdo do álbum (com um conteúdo especial para as faixas dos Vários Artistas) e a configuração de faixas Únicas, que podem ser selecionadas nas abas da parte central do editor. Para adicionar um item, basta arrastá-lo do seletor na parte superior e soltá-lo na aba do leiaute selecionado abaixo. Para mostrar a capa do álbum, basta assinalar o campo Capa.

    Além disso, você pode também adicionar:

    Item do menu Descrição
    Mostrar controles de reprodução incorporados os controles de reprodução irão aparecer abaixo da linha da faixa em reprodução.
    Mostrar dicas As dicas que mostram a informação das etiquetas ID3 irão aparecer ao passar o mouse sobre uma faixa.
    Configuração do leiaute do item

    Cada um dos itens adicionados pode ter o seu próprio leiaute configurado: se passar o mouse sobre o item será mostrada uma chave inglesa; se clicar nesse botão, você poderá acessar uma janela de configuração desse item. O exemplo abaixo mostra-lhe a janela de configuração do item Álbum:

    Você pode então decidir a largura total desse item (100% é a largura total da linha, por isso, se usar uma largura personalizada e tiver mais de um item em uma linha, você precisa reduzir essa largura por item), o seu alinhamento, a espessura do texto e se a etiqueta deverá ser apresentada com um prefixo ou sufixo.

    Exemplo: leiaute de linha única

    Exemplo: para gerar um leiaute de uma única linha sem o agrupamento, você só irá adicionar os itens no elemento de faixas Simples.

    Armazenamento do leiaute da lista de músicas

    Os leiautes das listas de músicas são armazenados em formato XML em $HOME/.kde/share/apps/amarok/playlist_layouts (pode ser $HOME/.kde4/share/apps/amarok/playlist-layouts em algumas distribuições).