Amarok/Manual/Organização/Editor de etiquetas

From KDE UserBase Wiki
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
This page is a translated version of the page Amarok/Manual/Organization/TagEditor and the translation is 100% complete.
Other languages:

Editor de etiquetas

O Editor de etiquetas incorporado permite mostrar e alterar os metadados dos arquivos de música. Para abrir o editor, basta clicar com o botão direito em uma ou mais músicas, álbuns ou gêneros selecionados, tanto na sua coleção quanto na sua lista de músicas, clique em Editar detalhes da faixa e escolher a aba Etiquetas.

Editar as etiquetas manualmente

Altere a linha adequada para o valor necessário e clique em Salvar e fechar. Se clicar em Cancelar irá eliminar as alterações não salvas.

Etiquetas

As etiquetas são os metadados, tais como o número da faixa ou do artista da faixa, que existem dentro do arquivo. Um tipo muito comum de etiqueta é a etiqueta ID3.

Aqui está uma lista com as etiquetas suportadas pelo Amarok:

Etiqueta Descrição
Título O título da faixa.
Artista O artista ou banda da faixa.
Compositor O compositor da faixa.
Artista do álbum O artista ou banda do álbum.
Álbum O título do álbum.
Número do disco O número do disco do álbum; é importante em um álbum com mais de um CD.
Gênero O gênero da faixa. Este poderá ser um gênero personalizado, mas normalmente é usado um dos valores predefinidos.
Batidas por minuto O tempo da faixa.
Faixa O número da faixa no álbum.
Ano O ano em que a faixa ou o álbum foram publicados.
Comentário Um comentário de texto para a faixa.
Editar uma faixa única

Neste modo, você poderá alterar todas as etiquetas suportadas para o arquivo escolhido.

Editar diversas faixas

Diversas faixas podem ser selecionadas clicando no artista, álbum ou gênero na sua coleção, ou então selecionando diversas faixas na lista de músicas usando a tecla Ctrl (não sequencial) ou Shift (sequencial).

Tudo de uma vez

As etiquetas mais comuns podem ser definidas para um grupo de etiquetas de uma vez. Funciona como no modo de faixas únicas, mas as etiquetas do título e do número da faixa ficam bloqueadas.

Faixa a faixa

Este modo é bastante similar ao modo de faixas únicas, com exceção da capacidade de mudar entre as diversas faixas selecionadas com os botões Próximo e Anterior. Ele é ativado ao clicar na opção Por faixa na parte inferior da janela.

Obter as etiquetas do MusicBrainz

O Amarok 2.8 tem a capacidade de adivinhar as etiquetas a partir do banco de dados MusicBrainz. Clique na opção Obter as etiquetas do MusicBrainz, aguarde um momento enquanto o banco de dados é consultado e depois clique em Atualizar etiquetas ou em Cancelar.

Se você tiver os pacotes libofa e ffmpeg instalados e o Amarok tiver sido compilado com eles, o Musicbrainz será capaz de usar "impressões digitais" (o serviço MusicDNS) para procurar por álbuns e faixas sem bons nomes de arquivos ou etiquetas existentes.

Janela de marcação do MusicBrainz

Gerar etiquetas pelo nome do arquivo

Também é possível colocar etiquetas nas faixas com base na informação do nome do arquivo. Esta é uma funcionalidade bastante útil ao lidar com vários arquivos com um esquema de nomes consistente.

Algumas faixas precisam ser editadas manualmente, porque os caracteres especiais como as aspas simples são omitidas nos nomes dos arquivos. Uma visualização ajuda a criar o padrão correto.

Opções

Existem também diversas opções para formatar o resultado. Estas são relativamente intuitivas.

Básico

Na visualização básica, você obterá um menu de arrastar e soltar para criar o padrão no nome do arquivo.

Exemplo

Nome do arquivo: 01-The Beatles-Hey Jude.mp3
Número da faixa: 01
Artista: The Beatles
Título: Hey Jude

Avançado

Na exibição avançada, você poderá criar um padrão com marcadores em um texto.

Exemplo

Nome do arquivo: 01-The Beatles-Hey Jude.mp3
Número da faixa: 01
Artista: The Beatles
Título: Hey Jude