Amarok/Manual/Lista de músicas/Gerador de listas de músicas automático

From KDE UserBase Wiki
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
This page is a translated version of the page Amarok/Manual/Playlist/AutomaticPlaylistGenerator and the translation is 100% complete.
Other languages:

Gerador de listas de músicas automático

O Gerador de listas de músicas automático (APG) gera listas automaticamente com base nas restrições que você definir. Estas restrições podem ser definidas com base nos dados da música (artista, gênero, ano) ou no tempo de acesso (última reprodução). Existem também restrições especiais para determinar como o Amarok vai procurar pelas músicas. Você encontrará o APG no seu painel Fontes multimídia, Listas de músicas -> Gerador de listas de músicas automático.

Barra de predefinições do APG

Esta é a barra de Predefinições do APG. Da esquerda para a direita, temos os seguintes botões:

  • Adiciona uma predefinição em branco que poderá ser modificada.
  • Abre a janela do Editor de predefinições do APG para editar as restrições da predefinição selecionada.
  • Remove a predefinição selecionada da lista; a ação não pode ser desfeita.
  • Importa uma predefinição de um arquivo .xml. Tem o potencial de ser mal formado, caso seja editado fora do Amarok; use o teste das restrições.
  • Exporta a predefinição selecionada para um arquivo .xml que possa ser posteriormente importado.
  • Carrega o APG com a predefinição selecionada e gera uma lista de músicas automaticamente.

Trabalhando com predefinições

Janela do editor de predefinições do APG

As predefinições são conjuntos de regras que o APG do Amarok irá usar para gerar as listas de músicas. Estas regras serão usadas para o que se consideram restrições a partir de agora; cada predefinição é determinada com base nas restrições que a compõem. Os grupos de restrições organizadas de forma hierárquica e lógica são chamados de árvores de restrições.

Restrições

As restrições são os blocos de construção das árvores de restrições. São simples instruções que o APG irá usar para adicionar músicas à lista por ele gerada. Para adicionar uma restrição à árvore de restrições atual, clique no botão da Barra de predefinições do APG e clique na opção Adicionar nova na janela do Editor de predefinições do APG. Lembre-se de que isto irá adicionar a restrição sob o item selecionado (restrição ou grupo de restrições).

Tipos de restrição

O APG do Amarok suporta diversos tipos de restrição:

Restrição Descrição
Corresponder às etiquetas As restrições mais importantes, porque podem ser configuradas com base em praticamente qualquer informação do arquivo, incluindo: o nome do artista, o nome do álbum, o gênero, o ano, a última vez que foi reproduzido e a pontuação.
Duração da lista de músicas Define o tempo de execução (no formato HH:MM:SS) que a lista de músicas deverá ter
Duração da lista de músicas Determina quantas músicas deverão estar na lista de músicas
Ponto de partida Informa ao Amarok onde iniciar e terminar a pesquisa das faixas
Evitar duplicadas Evita que o Amarok selecione as mesmas faixas, músicas do mesmo artista ou do mesmo álbum

Lembre-se de que poderá alterar a forma como funcionam as restrições de várias maneiras, como a definição da barra de difusa-exato, que define a proximidade de cumprimento da restrição.

Outra forma de modificar as restrições presentes na opção Corresponder às etiquetas com uma etiqueta de texto na linha abaixo da opção Campo. No campo de texto à direita você pode escrever o texto a ser pesquisado e no campo de opções à esquerda poderá escolher contém (que irá considerar todas as músicas que tiverem o texto correspondente na sua etiqueta), o corresponde (que irá considerar todas as músicas que corresponderem exatamente ao valor no campo de texto), o começa com e termina com.

De modo similar, você também pode editar a forma como as restrições baseadas em valores (tais como as restrições Duração da lista de músicas e o número de reproduções Corresponder às etiquetas) se comportam, alterando a opção ao lado do texto para valores como menos que, igual e mais que.

Outra forma de alterar o comportamento das restrições é assinalar a opção Inverter nelas; isto faz com que estas se comportem da forma inversa, como em "Corresponder à etiqueta: artista contém nome" passar a "Corresponder à etiqueta: artista não contém nome".

Grupos de restrições

Os grupos de restrições podem ser adicionados com a opção Adicionar novo da janela do Editor de predefinições do APG, sendo que as restrições de um determinado grupo estejam ligadas de forma lógica, aplicando-se o mesmo aos grupos dentro de grupos. Existem atualmente dois tipos de grupos de restrições: o "Corresponder a tudo" e o "Corresponder a qualquer". Os grupos "Corresponder a tudo" obrigam a que todas as restrições sejam obedecidas pela música. Os grupos "Corresponder a qualquer" obrigam a que pelo menos uma das restrições seja cumprida pela música. Para adicionar uma restrição em um grupo específico, selecione-o no editor de predefinições e use a opção Adicionar novo.

Usando as suas predefinições

Assim que configurar uma predefinição, você só precisa selecioná-la no painel Predefinições do APG no Gerador de lista de músicas automatizado e clicar na barra de ferramentas para executar o APG com a predefinição selecionada. Você terá então uma lista de músicas que corresponde aos seus critérios, desta forma:

Lista de músicas gerada pela árvore de restrições abaixo.