Amarok/Guia de introdução/Listas de músicas

    From KDE UserBase Wiki

    Lista de músicas

    Painel da lista de músicas

    Agora que o Amarok pesquisou sua coleção de músicas, você poderá ouvi-la. Assim, use a área da Lista de músicas para criar uma lista que contenha a seleção de faixas desejada. Aqui é onde você irá reproduzir suas músicas, transmissões ou podcasts.

    Você poderá ordenar a sua lista pelo título, álbum, artista, gênero, entre outros. Por exemplo, poderá ordenar as suas faixas primeiro pelo ano, depois pelo artista e assim por diante.

    O campo de pesquisa permite-lhe pesquisar ou filtrar suas faixas. Os ícones e próximo ao topo do painel de Listas de músicas, permite-lhe pular para a faixa seguinte ou anterior contendo as letras que você escolheu. O botão permite-lhe filtrar suas faixas por artista, álbum, etc.

    O leiaute da Lista de músicas pode ser alterado através do menu de topo: Lista de músicas -> Leiautes de lista de músicas.

    Adicionando músicas a uma lista de músicas

    Existem cinco maneiras de adicionar músicas a uma lista de músicas.


    Item de largada para adicionar uma única faixa


    Selecione algumas de suas músicas no navegador de conteúdo e arreste-as para a direita. Se você arrastá-las sobre o painel de Contexto, você verá o Menu de Contexto. A imagem acima mostra o menu de contexto em ação. Este menu fornece três opções: Adicionar à lista de músicas, Substituir a lista de músicas e Mais.... A opção destacada na área cinza (Adicionar à lista de músicas nesta imagem) é a ativa. Arrastar o álbum aqui adiciona-o à lista de músicas no painel da Lista de músicas. Selecione uma das outras opções para fazer alguma coisa com a sua seleção. Arrastá-la sobre a opção Mais... fará com que seja apresentado um novo menu de opções na área de contexto.

    1. Arraste sua seleção por todo o caminho até o painel da Lista de músicas no lado direito da janela do Amarok.
    2. Clique duplo sobre o álbum/faixa que deseja transferir para acrescentar à lista de músicas, não inicie a reprodução.
    3. Clique com botão do meio sobre o álbum/faixa que deseja acrescentar para a lista de músicas e reproduza imediatamente.
    4. Clique-direito sobre o álbum ou faixa. No menu do clique-direito, você encontrará opções semelhantes às anteriores. A imagem abaixo mostra o menu de contexto que aparece após um item que foi clicado com o botão direito. Selecione Adicionar à lista de músicas.


    Usando a barra de ferramentas

    A barra de ferramentas no topo da tela do Amarok fornece uma interface simples para controlar a reprodução das músicas na Lista de músicas.

    Clique no ícone redondo à esquerda para iniciar a reprodução de músicas, e clique nele novamente para pausar. À direita está o controle de volume e mudo. Clique no centro do ícone para desativar o som. Use a roda do seu mouse para controlar o volume, ou clique/arraste seu mouse para fora do anel do ícone de volume.

    Uma vez que a faixa ou a transmissão comece a ser reproduzida, o Artista / Álbum / Título da faixa se alternam lentamente em negrito ao centro. À direita está a próxima faixa, a qual pode ser clicada para iniciar imediatamente. Uma vez que uma faixa tenha sido reproduzida, ela irá para a esquerda, de modo que você pode clicar no título para retornar a ela. A barra de progresso no meio da barra de ferramentas indica o tempo decorrido (à esquerda) e o tempo restante (à direita) para a faixa que está atualmente sendo reproduzida.

    Se você preferir uma barra de ferramentas mais tradicional, você pode selecionar a Barra de ferramentas compacta no menu Exibir.

    Manipulando listas de músicas

    Você pode querer remover álbuns ou faixas de sua lista de músicas, modificar os itens exibidos para cada faixa ou reordená-las.

    Removendo uma faixa

    Você pode remover qualquer faixa ou álbum de uma lista de músicas:

    1. Clique-direito no item na lista de músicas e selecione a opção Remover da lista de músicas.
    2. Arrastar o item a ser removido para o painel de Contexto para ativar o menu de contexto. Diversas opções irão aparecer sobre o painel de Contexto. Arraste o item para a área marcada como Remover da lista de músicas. Veja a imagem abaixo que mostra uma faixa sendo arrastada na opção Remover do menu de contexto.
    3. Selecionar a faixa ou faixas e usar a tecla Delete. Múltiplas faixas podem ser selecionadas usando o Shift ou Ctrl.


    Item de largada ao remover uma faixa


    Desfaça sua remoção pressionando o Ctrl + Z ou clicando na seta da Barra de ferramentas da Lista de músicas na parte inferior do painel da Lista de músicas (veja abaixo).

    Usando as ferramentas da parte inferior da Lista de músicas

    Na parte inferior do painel da Lista de músicas existe sete ícones:

    Ícone Ação
    Limpa todos álbuns e faixas da lista de músicas.
    Salva sua lista de músicas. Se você não renomeá-la, será usada a data como nome.
    Desfaz sua última edição na lista de músicas.
    Refaz sua última ação desfeita na lista de músicas.
    Realça a faixa atualmente em reprodução. Útil para listas longas.
    Define o modo de reprodução: repetir faixas, ordem aleatória, preferir tocadas raramente, etc.
    Edita a fila da lista de músicas, que são as faixas reproduzidas antes da lista de músicas prosseguir.

    Estes botões oferecem alternativas convenientes para diversas ações de teclado.

    Salvando e obtendo suas listas de músicas favoritas

    O ícone em forma de disquete existente na parte inferior do seu painel Lista de músicas, permite-lhe salvar a lista de músicas atual do Amarok. Isto permite que você acesse uma seleção em particular de músicas de sua coleção sempre que desejar. Listas de músicas contém ponteiros para as músicas que você selecionou, não a música em si. Assim, se sua lista de músicas estiver apontando para uma música em um dispositivo externo, ele deve estar conectado e montado, caso contrário, ela não poderá ser reproduzida. Existem três locais para armazenar listas de músicas:

    1. fora do Amarok, no sistema de arquivos do seu computador,
    2. no banco de dados de listas de músicas do Amarok
    3. em um dispositivo de mídia portátil.

    Clicar no ícone do disco, no fundo da área Lista de músicas, irá guardar a sua lista na base de dados de listas de reprodução do Amarok. Para salvar em disco, clique e mantenha pressionado, deslocando o mouse para esta opção.


    Opções de gravação da lista de músicas atual

    Por padrão, suas listas salvas terão um nome composto da data e hora em que elas foram salvas (veja a imagem abaixo). Clique com o botão direito do mouse no nome da lista de músicas para renomeá-la. Um clique com o botão direito na lista também permite-lhe adicionar a sua lista de músicas atual no painel de Lista de músicas ou substituir sua lista de músicas atual.