Apper

    From KDE UserBase Wiki
    Revision as of 02:26, 19 February 2013 by André Marcelo Alvarenga (talk | contribs) (Created page with "Na aba <menuchoice>Configurações gerais</menuchoice> você pode definir a frequência para verificação de atualizações conforme sua necessidade. O padrão é <menuchoic...")
    Clique para aumentar
    Uma ferramenta gráfica para gerenciar seus pacotes

    Funcionalidades

    • Gerencia a instalação e desinstalação de pacotes
    • Gerencia a atualização de pacotes
    • A busca pode ser feita por nome do pacote, descrição ou nome de arquivo incluído
    • Tem suporte aos filtros
      • Instalados ou disponíveis
      • Usuário final ou desenvolvimento
    • Pode ser visualizado por grupos de pacotes

    Instalando pacotes

    Se você souber o nome do pacote, pode simplesmente digitá-lo na barra de pesquisa - o padrão é localizar por nome.

    Nota

    As pesquisas são lentas por serem feitas no banco de dados do pacote, seja ele local ou de cada repositório. Você vai descobrir que é lento trabalhar enquanto ele faz isto.


    Supondo, no entanto, que você precisa de sugestões de pacotes adequados. Para isto, você deve escolher Pesquisar pela descrição. Por exemplo, ao digitar "flac" como termo de pesquisa e clicar em Pesquisar pela descrição, será mostrado todos os pacotes relacionados ao uso de arquivos FLAC. Os pacotes instalados são marcados com à esquerda do nome do pacote.

    Janela principal do Apper mostrando a descrição do pacote selecionado

    Assim, você tem uma lista de arquivos adequados. Clique em um deles para abrir um painel com a descrição do arquivo. Clicando no botão Mais ... você ganha outras três opções para mostrar - uma lista de arquivos incluídos no pacote, uma lista de dependências (que serão tratadas automaticamente, se você escolher instalar) e uma lista de aplicativos que dependem do pacote que você escolher.

    Janela principal do Apper mostrando as dependências do pacote

    Quando você clica em um pacote, um botão à direita será ativado. Se o pacote não estiver instalado aparecerá o botão Instalar, sendo o pacote marcado para instalação ao clicar sobre ele. Se o pacote já estiver instalado, você verá o botão Remover, que marcará o pacote para remoção ao clicar sobre ele.

    Ao encontrar o aplicativo mais indicado para você, clique no botão Instalar. Agora, quando você clicar no botão Aplicar, o seu pacote será instalado.

    Atualizando seus pacotes

    Na página principal do Apper, você clica no ícone Atualizações para abrir a página de configurações para marcar se algum pacote instalado pelo Apper precisa ser atualizado. Como antes, serão consultados os repositórios e a sua instalação. Novamente, as dependências serão resolvidas quando você aceitar baixar os pacotes.

    Opções de configuração

    Na página principal do Apper, clique no ícone e selecione Configurações para abrir a página de configurações do Apper.

    Página das configurações gerais

    Na aba Configurações gerais você pode definir a frequência para verificação de atualizações conforme sua necessidade. O padrão é Diariamente, mas para um site ultra-seguro você pode escolher A cada hora, e para sistemas pouco usados você pode usar a frequência Semanal ou Mensal.

    Next is whether you want updates to be installed automatically. A nice touch is to be able to say that security updates should be automatically installed, but no other packages.

    Note

    In the Software Origins tab you can configure the repositories used by Apper. More information on this tab is needed.


    The Software Origins page