Aplicativos/Desktop

From KDE UserBase Wiki
Revision as of 18:35, 27 December 2020 by Fhek (talk | contribs) (Created page with "O Breeze é o tema padrão do Plasma 5, que oferece experiência visual simples e moderna.")

O Ambiente de Trabalho Plasma do KDE

Este é o ambiente de trabalho Plasma do KDE. Estas aplicações são programas comuns normalmente encontrados nas instalações do KDE SC 4 e Plasma 5. Elas fornecem as funcionalidades básicas do ambiente de trabalho. Estes programas do KDE permitem ao usuários operar, gerenciar e controlar sua área de trabalho e seus programas de maneira fácil e flexível.


O Espaço de Trabalho

A Área de Trabalho e os Painéis

Aprenda sobre as configurações padrão básicas, como configurar os painéis e a área de trabalho para atender as suas necessidades e como adicionar novas funcionalidades com o conteúdo baixado pela Internet.

KWin

Descubra o KWin, o flexível e confiável gerenciador de janelas do KDE com efeitos acelerados por hardware que adicionam beleza e usabilidade.

KRunner

A tradicional janela para "Executar um comando" se tornou um "lançador poderoso" que permite não apenas lançar um comando, mas também realizar pesquisas na área de trabalho, funcionar como calculadora e até mesmo procurar Wiki online. Descubra como usar esta nova interface, chamada "KRunner", para simplificar seu trabalho.

Configurações do Sistema

O novo centro de controle para a plataforma do KDE.


Os aplicativos

Dolphin

Descubra o Dolphin: o gerenciador de arquivos padrão e fácil de usar no ambiente Plasma do KDE.

Konqueror

Um gerenciador de arquivos dos sonhos para os usuários avançados, um navegador Web e um visualizador universal de arquivos.

Kate

Um editor de texto simples mas poderoso.

Konsole

Um emulador de terminal com abas, permitindo o uso de diversos tipos de shell e perfis.

Os Pilares da Plataforma KDE

Existem outras partes da plataforma KDE que estão "debaixo do capô" para lhe propiciar a melhor experiência em seu ambiente de trabalho. Você pode estar interessado em saber um pouco mais sobre elas.

  • O Oxygen deixa seu ambiente de trabalho com um visual revigorante e de tirar o fôlego.
  • O Breeze é o tema padrão do Plasma 5, que oferece experiência visual simples e moderna.
  • O Phonon leva a mágica do som e do vídeo ao seu computador.
  • O Solid faz com que seu hardware simplesmente funcione.
  • O Baloo adiciona significado e ordem aos seus arquivos.