Discover

From KDE UserBase Wiki
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
This page is a translated version of the page Discover and the translation is 97% complete.

Seja Bem-Vindo ao Discover

Um Instalador de Aplicativos para o Século 22

O Discover é a sua nova central de aplicativos rica de aplicativos e extensões. Feita do zero para ser facilmente manuseada pelos usuários, assim como facilmente integrada a distribuições. Um lugar um de nível de habilidade não impede você de fazer o que você quer, nesse caso, instalando novos apps e extensões!

O Discover foi redesenhado a partir do zero para fazer a experiência de uso intuitiva e clara. Nós baseamos nosso trabalho nas novas tecnologias Kirigami, em novas tecnologia de envio de apps, assim como um sistema seguro de repositórios para a criação de aplicativos para qualquer distribuição e para qualquer nível de conhecimento - um aplicativo que é tão divertido de usar quanto prover para os seus usuários.

O que o Discover é

O Discover foi feito para usuários e distros onde o terminal não é a solução mais oportuna para a instalação de apps e extensões ou atualizações. É onde buscamos algo intuitivo e simples de usar e acima de tudo, seguro.

Nós todos estivemos lá, alguém copiou e colou os comandos de um site e de repente destruiu toda a sua instalação. Da perspectiva de um usuário, especialmente a de um usuário novato ou um usuário casual isso é terrível e eles não serão capazes de distinguir facilmente onde está a culpa: no site malicioso ou no seu sistema.

Com o Discover o foco é dar a capacidade de navegar, testar, instalar aplicativos e atualizar a instalação sem medo de erros de escrita desastrosos, onde confiança é dada, não tirada de você.

O que o Discover não é

O Discover pode ser muito, mas não é um aplicativo para experts. Não é um substituto criado para competir com o terminal para usuários avançados. O nosso objetivo é focar mais claramente em conjunto específico de usuários, para os quais um aplicativo como esse não é só necessário, mas crítico para o uso deles. Para fazer isso nós tivemos que excluir outros grupos de usuários dos objetivos do aplicativo. Isso não significa que eles não podem usar o Discover, só que os seus casos específicos podem não ser perfeitamente cobertos.

O Discover não é um aplicativo que até "uma criança sabe mexer". Nunca vai ser algo com o qual você pode forçar a mão do usuário, nós acreditamos em empoderamento e tentamos guiar o usuário através de escolhas seguras, mas nunca forçamos eles a fazer determinada ação. Não espere que o Discover remova essas opções do usuário.

Como usar o Discover

O Discover é feito para a utilização - foi feito para ser intuitivo. Então teste você mesmo e veja por si só.

Como pesquisar por aplicativos

A maneira mais fácil de pesquisar por um aplicativo é simplesmente começar a digitar o nome ou o que o aplicativo intenta fazer. O campo pesquisar sempre estará selecionado por padrão e nas vezes que não estiver nada acontecerá, o campo pesquisar ficará acinzentado e quando você clicar nele você voltará para a pesquisa de aplicativos. Então não fique com medo do teclado!

A pesquisa sempre vai ser iniciada dentro da categoria que você está (isso é indicado no painel lateral do campo pesquisar), então tenha certeza de navegar na categoria que você quer pesquisar antes fazê-la.


Se você só quer navegar ou não tem certeza do nome do aplicativo ou a melhor maneira defini-lo, simplesmente clique em "Aplicativos", "Extensões do Plasma", ou "Extensões de Aplicativos". Você encontrará aplicativos completos na categoria "Aplicativos", extensões e widgets do Plasma em "Extensões do Plasma" e extensões para os seus aplicativos como snippets para aplicativos de programação em "Extensões de Aplicativos".

Vamos focar em aplicativos completos por enquanto! Logo abaixo você pode ver a árvore de categorias quando você clica em "Aplicativos". Quando você quiser voltar, o botão "Voltar" abaixo do campo pesquisar vai trazer você de volta para a seção anterior! A partir dessa lista de seis categorias você pode ir mais afundo em algumas categorias para mostrar subcategorias clicando nelas.



Clicando em "Voltar" você sempre pode alcançar o ponto de partida. A partir daqui você pode continuar pesquisando livremente. Na coluna no meio para a direita você encontra todos os aplicativos ou extensões instáveis. Quando você clica neles uma terceira coluna na direita vai abrir com detalhes do aplicativo ou extensão que estão disponíveis. Você agora pode rolar pela lista e clicar em outros aplicativos para mostrar informações detalhadas sobre eles. Para remover a coluna da direita, clique em uma das categorias da esquerda para você de volta para o início da sua pesquisa.

Agora tente redimensionar a janela. Viu o que aconteceu? O Discover, usando o widget Kirigami, a biblioteca de widget para aplicativos convergentes, vai reagir e mudar para o tamanho da tela que você têm disponível. Tente redimensionar para o tamanho de um celular. Ele muda para melhor caber nesse tamanho.

Agora, para você usando um computador, isso significa que se você possui uma tela menor, a coluna na direita vai cobrir o centro para dar ao usuário mais espaço visual para o aplicativo que ele escolheu ver mais informações. Para sair disso, simplesmente clique no botão voltar na coluna da esquerda!

Como instalar aplicativos

Instalar um aplicativo é fácil! Quando você encontrar o aplicativo que você quer, simplesmente clique no botão "Instalar" na coluna do meio. Se você está checando as informações como na imagem abaixo, você também pode clicar em "Instalar".

Sometimes applications are available from different sources like the repo, snap or flatpak. In this case, right to the Install button there is a Sources button. Clicking on this button will give you the option to change the source from which you want to install. In the "Preferences" section you can choose which source to be used as the default source.

A instalação no Discover é simples desse jeito.

Como desinstalar aplicativos

Para desinstalar aplicativos é tão fácil quanto instalá-los. Simplesmente encontre o aplicativo que você quer desinstalar - note que tem a opção "Remover" invés de "Instalar" no botão. Então clique nele! Tudo que você precisa fazer é colocar sua senha e o aplicativo será removido sem confusão.

Você também pode facilmente clicar em "Instalado" na coluna da esquerda para ver todos os aplicativos e extensões que você tem instalados no seu sistema! Dessa maneira você pode simplesmente rolar pela lista inteira e encontrar os aplicativos que você deseja desinstalar e com facilidade clicar em "Remover".

Como atualizar aplicativos

Distribuições Linux vem com atualizações, novas versões de aplicativos e detalhes de sistema, conserto de bugs e melhorias. Para manter seu sistema atualizado e seguro, o Discover fez o processo ficar mais fácil. Quando a seção de atualização no fundo da coluna da esquerda está brilhando em amarelo, isso significa que você tem atualizações esperando por você. Só clique nela e você será movido para essa tela (você pode, como de costume, clicar em outra área na coluna da esquerda para sair dessa seção)

Na lista você pode ver todos os softwares que serão atualizados quando você clicar em "Atualizar todos" no canto superior direito. Você pode clicar em cada linha individual para conseguir mais informações sobre isso. Se alguma coisa é do seu agrado, simplesmente desmarque no lado esquerdo do nome do software e ele não será atualizado.

Como dominar o Discover

Nessa seção nós vamos trazer como lidar com atualizações, repositórios e como reportar bugs.

Como lidar com repositórios

Atualmente o Discover foca em estabilidade e segurança e interações com repositórios está além do escopo do Discover nessa atual iteração (mudar repositórios é também perigoso para usuários inexperientes). Futuras versões irão incluir mais recursos de repositório e partes da interface podem ser testadas aqui.

Como checar atualizações manualmente

Algumas vezes você pode querer checar por atualizações manualmente. O Discover sempre vai checar automaticamente para você, mas talvez você está esperando por algo bom e quer ver para ter certeza que ainda não chegou. Nesse caso, vá em "Atualizado" na coluna da esquerda, e então clique em "Procurar atualizações".

Como reportar um bug

Navegação com o teclado

Enquanto normalmente o usuário estará interagindo com o Discover usando o mouse ou interfaces touch, também é possível navegar usando o teclado.

Aqui estão algumas combinações padrões de tecla:

  • Ctrl+F: foca o campo pesquisar onde você pode digitar
  • Back/Forward ou Alt+Left/Right: Navega os painéis horizontalmente
  • Enter: abre o recurso selecionado na lista
  • Setas para cima e para baixo: navegam nas páginas de lista vertical
  • Escape: fecha o painel de aplicativos (desde o Plasma 5.10)