Difference between revisions of "General KDE Software FAQs/pt-br"

Jump to: navigation, search
(Created page with "Existem alguns passos básicos que podem ajudar na solução de problemas com programas do KDE. Você deve tentar estes passos antes de perguntar no #kde ou na lista do correio d...")
(Created page with "* Tente criar um novo usuário e rode o seu KDE com ele. Se o problema não ocorrer com o novo usuário, existe provavelmente um problema com algum arquivo na sua pasta .kde. Voc...")
Line 29: Line 29:
 
Existem alguns passos básicos que podem ajudar na solução de problemas com programas do KDE. Você deve tentar estes passos antes de perguntar no #kde ou na lista do correio do kde, uma vez que você será orientado a tentar isto de qualquer jeito [[Image:Face-smile.png|11px]].
 
Existem alguns passos básicos que podem ajudar na solução de problemas com programas do KDE. Você deve tentar estes passos antes de perguntar no #kde ou na lista do correio do kde, uma vez que você será orientado a tentar isto de qualquer jeito [[Image:Face-smile.png|11px]].
  
* Try creating a new user and running your KDE software with that user. If the problem doesn't occur with the new user, there's probably a problem with a file in your .kde directory. You should then try:
+
* Tente criar um novo usuário e rode o seu KDE com ele. Se o problema não ocorrer com o novo usuário, existe provavelmente um problema com algum arquivo na sua pasta .kde. Você deverá então tentar:
**Rename the file causing the problem. To find an appropriate file, look in .kde/share/apps/<application-name> or in .kde/share/config/<application-name>rc where <application-name> is the name of the application you are having problems with.
+
**Renomear o arquivo que está causando o problema. Para encontrar o arquivo correto, dê uma olhada em .kde/share/apps/<nome-aplicativo> ou em .kde/share/config/<nome-aplicativo>rc onde o <nome-aplicativo> é o nome do aplicativo com o qual está tendo problemas.
**Log out, then log in afresh. New default files will replace your renamed ones.
+
**Saia de sistema e então acesse-o novamente. Novos arquivos padrão substituirão os renomeados.
* Clean out /tmp and /var/tmp. KDE stores some temporary files which can sometimes cause problems. You will need to be root to do this. You might also like to try removing the following files. Make sure you exit KDE first though! (The easiest safe way is to choose Failsafe at bootup.):
+
* Limpe as pastas /tmp e /var/tmp. O KDE armazena alguns arquivos temporários que podem algumas vezes causar problemas. Você precisará ser o administrador (root) para isto. Você pode também tentar remover os seguintes arquivos. Saia do KDE primeiro antes de fazer isto! (A maneira mais segura é iniciar no modo de segurança ou Failsafe na inicialização.):
** ~/.DCOPserver-* (on KDE3 systems there are usually two of these; one is a symlink to the other)
+
** ~/.DCOPserver-* (nos sistemas KDE3 existem normalmente dois deles; um é uma ligação simbólica para o outro)
** ~/.kde/socket-<hostname>
+
** ~/.kde/socket-<nome-da-máquina>
** ~/.kde/tmp-<hostname> which is normally a symlink to the next file:
+
** ~/.kde/tmp-<nome-da-máquina> que é normalmente uma ligação simbólica para o próximo arquivo:
** /tmp/tmp-kde-<USER>
+
** /tmp/tmp-kde-<USUÁRIO>
** ~/.kde/socket-<hostname> which is also normally a symlink to:
+
** ~/.kde/socket-<nome-da-máquina> que é normalmente uma ligação simbólica para:
** /tmp/ksocket-<USER>
+
** /tmp/ksocket-<USUÁRIO>
* If you're running an old release from KDE, try updating to the latest version - many bugs are fixed with each new version, so your problem might already be fixed.
+
* Se você estiver rodando uma versão antiga do KDE, tente atualizar para a última versão - muitos erros são corrigidos com cada versão nova, então seu problema pode já ter sido solucionado.
* Try searching the Bugzilla at http://bugs.kde.org . Many common problems have been reported and discussed there.
+
* Tente pesquisar no Bugzilla em http://bugs.kde.org . Muitos problemas comuns são reportados e discutidos lá.
* If your problem is more general than just one KDE application (e.g., "sound stops working when I start my KDE desktop"), try starting X with a different window manager. Even if you haven't installed another WM, 'twm' will be available, as it ships by default with X.
+
* Se seu problema é mais geral e atinge mais de um aplicativo do KDE (por exemplo, "o som para de funcionar quando eu inicio o KDE"), tente iniciar o X com um gerenciador de janelas diferente. Mesmo que você não tenha instalado um outro gerenciador, o 'twm' estará disponível, uma vez que ele é distribuído por padrão com o X.
** If you start X with the 'startx' command, just put the appropriate command in the file .xinitrc in your home directory. (If it doesn't exist, create it)
+
** Se você inicia o X com o comando 'startx', simplesmente insira o comando apropriado no arquivo .xinitrc no seu diretório pessoal. (Se ele não existir, basta criá-lo)
** If you start your desktop from kdm, this will not work.
+
** Se você inicia a partir do kdm, isto não funcionará.
  
  

Revision as of 22:13, 16 October 2010

Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎Lëtzebuergesch • ‎Nederlands • ‎català • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎magyar • ‎português do Brasil • ‎čeština • ‎русский • ‎українська • ‎中文(中国大陆)‎ • ‎中文(台灣)‎ • ‎日本語

Esta página com as perguntas mais frequentes (FAQ) foi criada com base nas perguntas feitas no canal #kde do IRC. Esta lista de perguntas não abrange tudo e pode crescer.

E o KDE 3?

O KDE 3 está sendo abandonado?

Não. Não há nenhum final de vida planejado para o KDE 3. Ele continuará a existir e ser usado por tanto tempo quanto existirem pessoas usando ele. No entanto, não existe nenhuma garantia de correção de erros ou manutenção para o KDE 3.5 além da fornecida pelo seu vendedor e possíveis contatos de suporte. Nenhum desenvolvimento posterior está planejado.

É necessário atualizar para o KDE 4?

O KDE 3 continuará a existir e ser usado por um longo tempo. Mas se você o atualizará ou não depende muito da configuração da sua distribuição. Em termos gerais, distribuições Enterprise (que privilegiam a estabilidade mas não possuem os aplicativos mais recentes) usam o KDE 3.5. Exemplos deste tipo de distribuição são o CentOS, White Box ou Scientific Linux. Já as distribuições mais voltadas para o usuário final já usam atualmente a versão 4.4 ou até mesmo a 4.5.

Existe alguma ajuda para que eu inicie a usar o KDE 4?

Sim, existe. O UserBase pode ser uma grande ajuda. Algumas páginas para você começar são Encontrando sua aplicação que mostra quais aplicações mudaram seus nomes ou localização, e Tarefas comuns que tenta tornar você mais produtivo rapidamente.

Não se esqueça que você pode usar a barra de pesquisa para encontrar outras páginas relacionadas com qualquer problema que você encontrar e clicar na ligação para Category|Iniciando no final desta página exibirá outras páginas úteis.

Eu serei capaz de continuar usando o KDE 3 ou aplicações do KDE 3?

Sim, você será capaz de continuar a usar o KDE 3 e suas aplicações uma vez que suas dependências estejam instaladas. Conforme a migração para os programas do KDE 4 avança, algumas das dependências estarão faltando. No entanto, ao mesmo tempo, a maioria dos aplicativos receberão novas versões com dependências atualizadas ou, de maneira semelhante, novas pacotes serão escritos.

Como a configuração do KDE 4 e do KDE 3 depende da sua distribuição, consulte o seu distribuidor para mais informações. Algumas distribuições permitem que tanto o KDE 3 como o KDE 4 sejam instalados no mesmo sistema. No entanto, a partir do lançamento do KDE 4.3 isto tem sido menos frequente.

Técnicas gerais para a solução de problemas

Existem alguns passos básicos que podem ajudar na solução de problemas com programas do KDE. Você deve tentar estes passos antes de perguntar no #kde ou na lista do correio do kde, uma vez que você será orientado a tentar isto de qualquer jeito Face-smile.png.

  • Tente criar um novo usuário e rode o seu KDE com ele. Se o problema não ocorrer com o novo usuário, existe provavelmente um problema com algum arquivo na sua pasta .kde. Você deverá então tentar:
    • Renomear o arquivo que está causando o problema. Para encontrar o arquivo correto, dê uma olhada em .kde/share/apps/<nome-aplicativo> ou em .kde/share/config/<nome-aplicativo>rc onde o <nome-aplicativo> é o nome do aplicativo com o qual está tendo problemas.
    • Saia de sistema e então acesse-o novamente. Novos arquivos padrão substituirão os renomeados.
  • Limpe as pastas /tmp e /var/tmp. O KDE armazena alguns arquivos temporários que podem algumas vezes causar problemas. Você precisará ser o administrador (root) para isto. Você pode também tentar remover os seguintes arquivos. Saia do KDE primeiro antes de fazer isto! (A maneira mais segura é iniciar no modo de segurança ou Failsafe na inicialização.):
    • ~/.DCOPserver-* (nos sistemas KDE3 existem normalmente dois deles; um é uma ligação simbólica para o outro)
    • ~/.kde/socket-<nome-da-máquina>
    • ~/.kde/tmp-<nome-da-máquina> que é normalmente uma ligação simbólica para o próximo arquivo:
    • /tmp/tmp-kde-<USUÁRIO>
    • ~/.kde/socket-<nome-da-máquina> que é normalmente uma ligação simbólica para:
    • /tmp/ksocket-<USUÁRIO>
  • Se você estiver rodando uma versão antiga do KDE, tente atualizar para a última versão - muitos erros são corrigidos com cada versão nova, então seu problema pode já ter sido solucionado.
  • Tente pesquisar no Bugzilla em http://bugs.kde.org . Muitos problemas comuns são reportados e discutidos lá.
  • Se seu problema é mais geral e atinge mais de um aplicativo do KDE (por exemplo, "o som para de funcionar quando eu inicio o KDE"), tente iniciar o X com um gerenciador de janelas diferente. Mesmo que você não tenha instalado um outro gerenciador, o 'twm' estará disponível, uma vez que ele é distribuído por padrão com o X.
    • Se você inicia o X com o comando 'startx', simplesmente insira o comando apropriado no arquivo .xinitrc no seu diretório pessoal. (Se ele não existir, basta criá-lo)
    • Se você inicia a partir do kdm, isto não funcionará.


If your problem is with sound in KDE software, you could try looking at Sound Problems


Some Common Questions

Helping the KDE Community

How can I help in development? Do I need to learn how to code?

There are many ways to help the KDE community, not only through programming. There are other areas of contribution that need talent of other kinds. All that's necessary is the desire to help and some commitment. Of course, if you want learn how to program in order contribute, we will be more than willing to get you started as well.

Some other ways to help include

  • End-user support - if you are experienced, consider joining a mailing list or the Forum to help support newer users.
  • If you are able to help with translation as part of the official team, consult this list to find a contact point. If you would like to help with UserBase translation, use the sidebar link to get a translator account, then read the Tasks and Tools page.
  • English documentation is also needed, and here on UserBase is a good place to start.

Content is available under Creative Commons License SA 4.0 unless otherwise noted.