General KDE Software FAQs/pt-br: Difference between revisions

    From KDE UserBase Wiki
    (Created page with "==Algumas perguntas comuns==")
    (Created page with "==Ajudando a Comunidade KDE==")
    Line 53: Line 53:




    ==Helping the KDE Community==
    ==Ajudando a Comunidade KDE==


    ===How can I help in development? Do I need to learn how to code?===
    ===How can I help in development? Do I need to learn how to code?===

    Revision as of 22:14, 16 October 2010

    Esta página com as perguntas mais frequentes (FAQ) foi criada com base nas perguntas feitas no canal #kde do IRC. Esta lista de perguntas não abrange tudo e pode crescer.

    E o KDE 3?

    O KDE 3 está sendo abandonado?

    Não. Não há nenhum final de vida planejado para o KDE 3. Ele continuará a existir e ser usado por tanto tempo quanto existirem pessoas usando ele. No entanto, não existe nenhuma garantia de correção de erros ou manutenção para o KDE 3.5 além da fornecida pelo seu vendedor e possíveis contatos de suporte. Nenhum desenvolvimento posterior está planejado.

    É necessário atualizar para o KDE 4?

    O KDE 3 continuará a existir e ser usado por um longo tempo. Mas se você o atualizará ou não depende muito da configuração da sua distribuição. Em termos gerais, distribuições Enterprise (que privilegiam a estabilidade mas não possuem os aplicativos mais recentes) usam o KDE 3.5. Exemplos deste tipo de distribuição são o CentOS, White Box ou Scientific Linux. Já as distribuições mais voltadas para o usuário final já usam atualmente a versão 4.4 ou até mesmo a 4.5.

    Existe alguma ajuda para que eu inicie a usar o KDE 4?

    Sim, existe. O UserBase pode ser uma grande ajuda. Algumas páginas para você começar são Encontrando sua aplicação que mostra quais aplicações mudaram seus nomes ou localização, e Tarefas comuns que tenta tornar você mais produtivo rapidamente.

    Não se esqueça que você pode usar a barra de pesquisa para encontrar outras páginas relacionadas com qualquer problema que você encontrar e clicar na ligação para Category|Iniciando no final desta página exibirá outras páginas úteis.

    Eu serei capaz de continuar usando o KDE 3 ou aplicações do KDE 3?

    Sim, você será capaz de continuar a usar o KDE 3 e suas aplicações uma vez que suas dependências estejam instaladas. Conforme a migração para os programas do KDE 4 avança, algumas das dependências estarão faltando. No entanto, ao mesmo tempo, a maioria dos aplicativos receberão novas versões com dependências atualizadas ou, de maneira semelhante, novas pacotes serão escritos.

    Como a configuração do KDE 4 e do KDE 3 depende da sua distribuição, consulte o seu distribuidor para mais informações. Algumas distribuições permitem que tanto o KDE 3 como o KDE 4 sejam instalados no mesmo sistema. No entanto, a partir do lançamento do KDE 4.3 isto tem sido menos frequente.

    Técnicas gerais para a solução de problemas

    Existem alguns passos básicos que podem ajudar na solução de problemas com programas do KDE. Você deve tentar estes passos antes de perguntar no #kde ou na lista do correio do kde, uma vez que você será orientado a tentar isto de qualquer jeito .

    • Tente criar um novo usuário e rode o seu KDE com ele. Se o problema não ocorrer com o novo usuário, existe provavelmente um problema com algum arquivo na sua pasta .kde. Você deverá então tentar:
      • Renomear o arquivo que está causando o problema. Para encontrar o arquivo correto, dê uma olhada em .kde/share/apps/<nome-aplicativo> ou em .kde/share/config/<nome-aplicativo>rc onde o <nome-aplicativo> é o nome do aplicativo com o qual está tendo problemas.
      • Saia de sistema e então acesse-o novamente. Novos arquivos padrão substituirão os renomeados.
    • Limpe as pastas /tmp e /var/tmp. O KDE armazena alguns arquivos temporários que podem algumas vezes causar problemas. Você precisará ser o administrador (root) para isto. Você pode também tentar remover os seguintes arquivos. Saia do KDE primeiro antes de fazer isto! (A maneira mais segura é iniciar no modo de segurança ou Failsafe na inicialização.):
      • ~/.DCOPserver-* (nos sistemas KDE3 existem normalmente dois deles; um é uma ligação simbólica para o outro)
      • ~/.kde/socket-<nome-da-máquina>
      • ~/.kde/tmp-<nome-da-máquina> que é normalmente uma ligação simbólica para o próximo arquivo:
      • /tmp/tmp-kde-<USUÁRIO>
      • ~/.kde/socket-<nome-da-máquina> que é normalmente uma ligação simbólica para:
      • /tmp/ksocket-<USUÁRIO>
    • Se você estiver rodando uma versão antiga do KDE, tente atualizar para a última versão - muitos erros são corrigidos com cada versão nova, então seu problema pode já ter sido solucionado.
    • Tente pesquisar no Bugzilla em http://bugs.kde.org . Muitos problemas comuns são reportados e discutidos lá.
    • Se seu problema é mais geral e atinge mais de um aplicativo do KDE (por exemplo, "o som para de funcionar quando eu inicio o KDE"), tente iniciar o X com um gerenciador de janelas diferente. Mesmo que você não tenha instalado um outro gerenciador, o 'twm' estará disponível, uma vez que ele é distribuído por padrão com o X.
      • Se você inicia o X com o comando 'startx', simplesmente insira o comando apropriado no arquivo .xinitrc no seu diretório pessoal. (Se ele não existir, basta criá-lo)
      • Se você inicia a partir do kdm, isto não funcionará.


    Se o seu problema for com o som nos programas do KDE, você pode tentar procurar na página sobre Problemas com o som.


    Algumas perguntas comuns

    Ajudando a Comunidade KDE

    How can I help in development? Do I need to learn how to code?

    There are many ways to help the KDE community, not only through programming. There are other areas of contribution that need talent of other kinds. All that's necessary is the desire to help and some commitment. Of course, if you want learn how to program in order contribute, we will be more than willing to get you started as well.

    Some other ways to help include

    • End-user support - if you are experienced, consider joining a mailing list or the Forum to help support newer users.
    • If you are able to help with translation as part of the official team, consult this list to find a contact point. If you would like to help with UserBase translation, use the sidebar link to get a translator account, then read the Tasks and Tools page.
    • English documentation is also needed, and here on UserBase is a good place to start.