Glossário

    From KDE UserBase Wiki
    Revision as of 00:26, 17 September 2010 by A86 (talk | contribs) (Created page with '===Phonon=== :#Um API multimédia multiplataforma, que interactua com as infraestruturas existentes tais como os motores ''gstreamer'' e ''xine''. KDE 2 e 3 dependiam de ''aRts'...')


    Início >> Introdução >> Glossário

    O objectivo desta página é proporcionar uma referência de carácter não técnico e ligações para mais informação ou alguma demonstração.

    Uma visão geral

    Um guia visual de KDE 4.0 e um vídeo de KDE 4.1 dar-lhe-ão uma excelente visão de KDE Software Compilation 4 nos primeiros dias.

    O seguinte glossário destina-se a ajudá-lo a encontrar o caminho entre a névoa de novos nomes e conceitos. Em alguns casos podes encontrar uma ligação de um componente de KDE 3 ao seu equivalente no contexto de KDE SC 4.

    Actividades

    Actividades são conjuntos de elementos gráficos de Plasma que têm o seu próprio fundo de ecrã. Um pouco como Desktops Virtuais, mas não exactamente.
    Por exemplo, tem uma "Actividade de trabalho" com leitores de rss, uma nota com a lista de coisas para fazer, uma "Vista de Pasta" com os arquivos relacionados com o seu trabalho e um fundo de ecrã subtil.
    Ao lado, tem a sua "Actividade de tempo livre", com pré-visualização das fotos da família e cães, leitores de rss dos seus blogs favoritos, uma Vista de Pasta que mostra a sua colecção de filmes, uma mini-aplicação para Twitter e claro, aquele fundo de ecrã dos Iron Maiden que adora desde o início dos anos 80.
    Às 17 horas em ponto muda da sua "Actividade de trabalho" para a sua "Actividade de tempo livre".
    Mais informação:
    Criar Actividades

    Akonadi

    O mecanismo de acesso aos dados armazenados para PIM (Gestor de informação pessoal) em KDE SC 4. Um único sistema de armazenamento e recuperação, bem mais eficiente e extensível que em KDE 3, onde cada componente PIM tinha o seu próprio sistema. Note que o uso de Akonadi não muda o formato de armazenamento dos dados (vcard, iCalendar, mbox, maildir, etc.) - simplesmente proporciona uma nova maneira de aceder e actualizar os dados.
    As principais razões para desenhar e desenvolver Akonadi são de carácter técnico, como por exemplo ter uma maneira única de aceder aos dados PIM (contactos, calendários, e-mails, etc) a partir de diferentes aplicações (kmail, kword, etc), eliminando assim a necessidade de escrever código similar aqui e ali.

    Outro dos objectivos é impedir que aplicações com interface gráfica como kmail tenham acesso directo a recursos externos como servidores de correio electrónico - isto era uma das razões principais dos relatórios de falhas no que diz respeito ao desempenho/capacidade de resposta, no passado .

    Mais informação:
    Akonadi para o gestor de informação pessoal de KDE
    Wikipedia - Akonadi
    Techbase - Akonadi

    aRts

    A infraestrutura de som de KDE 2 e 3. A sua natureza mono-tarefa causava problemas quando se encontravam duas fontes de som. No ambiente de trabalho Plasma tem sido substituído por Phonon
    Mais informação:
    Wikipedia - aRts
    aRts Home Page

    Contentor

    Um contentor é um agrupamento de elementos gráficos de topo. Cada Contentor gere o desenho e os dados de configuração de seu conjunto de elementos gráficos independentemente dos restantes Contentores.
    O resultado é que pode agrupar elementos gráficos num Contentor de acordo com a importância para a sua forma de trabalhar, em vez de os agrupar por directórios.

    D-Bus

    Um sistema de comunicação entre serviços. Desenvolvido por RedHat, foi fortemente influenciado pelo sistema DCOP de KDE3, tomando agora o seu lugar.
    Mais informação:
    FreeDesktop.org: O que é D-Bus?
    Wikipedia: D-Bus

    Dolphin

    É o gestor de arquivos padrão em KDE SC 4. Tem um painel lateral (Locais), mas a navegação faz-se principalmente pelo fio condutor sobre a janela principal. Podem-se dividir as janelas, bem como aplicar diferentes vistas a janelas individuais. A montagem e desmontagem de dispositivos USB pode ser feita no painel lateral. Pode acrescentar outros directórios ao painel Locais. Também é possível uma vista de árvore.
    Mais informação:
    Wikipedia - Dolphin (software)
    Road to KDE 4: Dolphin and Konqueror
    Ars Technica: A First Look at Dolphin
    Youtube - KDE 4 rev 680445 - Dolphin
    Blog Introducing KDE 4 - Dolphin
    Tutorial de gestão de ficheiros de UserBase

    Extender

    Os Extenders são um tipo especial de pop-up que podem surgir de um painel Plasma por exemplo. Os Extenders têm partes destacáveis e são um conceito novo que chegou a Plasma de KDE 4.2. As notificações já utilizam este sistema. Isto permite, por exemplo, que um utilizador arraste uma notificação de uma descarga ou de um processo de cópia para o seu ecrã de trabalho e o siga aí. O mesmo se pode fazer com outros tipos de notificações.
    Mais informação:
    Capturas de ecrã de Mockup
    Os Elementos de Plasma

    *Flake

    Flake é uma livraria de programação que se usa em KOffice2. Funcionalmente, proporciona Formas para mostrar conteúdos e Ferramentas para manipular conteúdos. As Formas podem ser ampliadas ou rodadas e podem ser agrupadas para trabalhar como uma Forma única, em redor da qual o fluxo de texto é possível.
    Mais informação:
    KOffice Wiki - Flake

    Get Hot New Stuff

    Get Hot New Stuff (GHNS ou Conseguir Coisas Inovadoras) facilita o download e instalação de várias extensões para as suas aplicações. A nossa implementação de GHNS é utilizada por Plasma (por exemplo para obter novos temas para o escritório), e por muitas outras aplicações e elementos.
    Mais informação:
    O website de GHNS
    Um artigo sobre GHNS em KDE SC 4

    Pasta pessoal

    É o local onde ficam os seus ficheiros. Pode guardá-los fora desta pasta, mas todas as aplicações estão configuradas para guardar ali. É mais simples guardar aqui.
    Mais info:
    Wikipedia - Pasta Pessoal

    KControl

    Centro de Controlo de KDE, para configurar as preferências gerais em KDE 3. Substituído pela interface Configuração do Sistema em KDE SC 4.

    KDOM

    É um módulo de KPart que permite que as capacidades de processamento DOM (Document Object Model) de KHTML estejam disponíveis para todas as aplicações. KSVG2 baseia-se em KDOM em KDE SC 4.

    KHTML

    KHTML é o motor de renderização HTML do escritório Plasma de KDE, usado pelo navegador Konqueror. Também proporciona um KPart que permite a todas as aplicações de KDE mostrar conteúdo web. Uma nova introdução, Qt WebKit, também está disponível para Plasma e outras aplicações.

    Kicker

    Em KDE 3, a barra móvel, que normalmente está na parte inferior do ecrã (por vezes chamada Painel), na qual se localizam os lançadores de aplicações, o Paginador e os botões para executar aplicações. Visite Painel

    Kickoff

    Em KDE SC 4 (e nas últimas versões de KDE 3), um menu lançador de aplicações no qual estas estão ordenadas por funções. "Favoritos" substitui "Aplicações mais utilizadas" do menu Clássico, e pode acrescentar aplicações aí. Um clique com o botão direito também oferece a possibilidade de acrescentar aplicações ao escritório ou a um painel. O acesso rápido a uma aplicação menos utilizada é possível graças à caixa de procura. Está-se a trabalhar noutros menus, já que em KDE SC 4 pode se utilizar mais do que um lançador de aplicações, se for preciso.
    Mais informação:
    Pré-visualização de Kickoff
    Design documentation

    KJS

    O motor JavaScript de KDE.

    KInfoCenter

    KInfoCenter surgiu como parte de KControl, separando-se dele em KDE 3.1. Em KDE SC 4, até à versão 4.4 é substituído por módulos configurados em Configuração do Sistema, especialmente Solid, e será reintroduzida como uma aplicação em KDE SC 4.5.
    Mais Informação:
    Wikipedia - KInfoCenter

    KIO

    Sistema de Saída/Entrada de KDE que proporciona uma única API para operar com arquivos, tanto locais como em um servidor remoto. Além disso, os KIO Slaves permitem a utilização de protocolos individuais. Alguns particularmente úteis são http, *ftp, sftp, smb, nfs, ssh (fish), man, tar e zip.
    Mais informação:
    [1]
    Linux.com - Master the KIO slaves
    Breaking the Network Barrier

    Kiosk

    Kiosk é um sistema para limitar as capacidades dos utentes num sistema KDE, ideal para usar em lugares como Ciber-cafés. Está presente em KDE 3 e KDE 4, mas a ferramenta de administração, Kiosktool, só está disponível para KDE 3. Pode ser utilizada para configurar as aplicações de KDE 4, ainda que se possa configurar kiosk mediante a edição manual dos arquivos de configuração.

    KPart

    Um KPart é um componente individual do escritório Plasma de KDE que permite que as aplicações compartilhem os seus serviços com outras aplicações. KParts permite que KMail e KOrganizer se integrem (como plugins) na suite Kontact, ou que KHTML mostre websites em Akregator.

    Kross

    Kross é um sistema para a escritura de scripts (ou guiões), que pode trabalhar com múltiplas linguagens de scripting. Um sistema de plugins permitirá o uso de mais linguagens no futuro.

    *KRunner

    A mini-linha de comando a que se pode aceder a partir do menu clássico, do atalho Alt+F2, ou com um clique com o botão direito no escritório. Em KDE SC 4 um nome parcial mostrará todas as coincidências possíveis.
    Mais informação:
    Youtube - KDE SC 4.1 KRunner

    KSVG

    KSVG permite a utilização de gráficos vectoriais escaláveis em um navegador KHTML. KSVG2 leva esta função a KDE SC 4.

    KWin

    KWin é o gestor de janelas. Aqui é onde pode mudar a decoração das janelas e os temas das mesmas. KDE SC 4 amplia as funções de KWin implementando efeitos de composição 3D no escritório.
    Mais informação:
    Road to KDE 4: KWin Composite
    Vídeo sobre os efeitos de desktop de KDE SC 4
    Youtube - KDE SC 4.0 KWin Composite Showcast
    Youtube - KWin compositing config & intro

    Mini-CLI

    Veja KRunner

    Nepomuk

    "Networked Environment for Personalized, Ontology-based Management of Unified Knowledge", Nepomuk tem como objectivo eliminar as barreiras artificiais entre a informação para permitir uma classificação, organização e apresentação dinâmicas dos dados ao utilizador. Seja descarregada de Internet, recebida por e-mail ou escrita numa nota, a informação pode ser procurada de forma global e etiquetada com dados inteligentes. Veja O escritório semântico (em inglês) para obter mais informação sobre este conceito.
    Mais informação:
    Wikipedia - Semantic Desktop
    Wikipedia - NEPOMUK Framework
    Website de NEPOMUK
    NEPOMUK KDE
    Página de Nepomuk em UserBase

    Oxygen

    Oxygen é o tema padrão de KDE SC 4. Desenhado para dar "um sopro de ar fresco" ao escritório mediante a eliminação dos ícones simplistas e caricatos, substituindo-os por um tema limpo e com ícones foto-realistas. Oxygen utiliza uma paleta de cores leves para evitar que os ícones se convertam numa distracção, e utiliza detalhados gráficos escaláveis (*SVG).
    More info:
    Wikipedia - Projecto Oxygen
    Oxygen Icons

    Paginador

    Um paginador é um pequeno programa ou mini-aplicação para um painel que mostra as posições das janelas no seu desktop e normalmente, se tiver vários Desktops virtuais, oferece uma visão geral de todos.

    Painel

    Visita Kicker. Em KDE SC 4 deixou-se de usar o nome "kicker", e a norma é utilizar o nome "painel". As "mini-aplicações" são substituídas por Elementos gráficos.

    Phonon

    1. Um API multimédia multiplataforma, que interactua com as infraestruturas existentes tais como os motores gstreamer e xine. KDE 2 e 3 dependiam de aRts para o som. Phonon substitui-o.
    More info:
    Wikipedia - Phonon (KDE)
    Phonon website

    Plasma

    In KDE SC 4 the Plasma Desktop replaces KDesktop, kicker and the superkaramba widget engine. The applets are called Plasmoids, and range from informational widgets to mini-apps such as a calculator or dictionary. Widgets from other sources, such as SuperKaramba widgets or Google Gadgets are also supported.
    More info:
    Wikipedia - Plasma (KDE)
    Plasma website
    Plasma FAQ
    Youtube - Plasma Applets Galore (Part 1)
    Liquidat's Blog

    Qt

    (Pronounced "cute") A framework/toolkit for writing cross-platform applications. It is used by many cross-platform applications such as Opera browser, GoogleEarth and Skype. Qt is developed by Trolltech, who are now part of the Nokia company. Qt forms the underlying library KDE software is built on.
    More info:
    The Qt Toolkit
    Qt Demo Videos

    Solid

    Solid provides a single API for hardware management. Hardware is grouped into "domains". The initial domains relate to HAL, NetworkManager and the Bluetooth stack. Since the backends for Solid are pluggable, Solid helps application developers write less code, and have it platform independent.
    More Info:
    Discover Solid
    Solid Brings Hardware Configuration and Control to the KDE platform

    Soprano

    Soprano is a sub-project of Nepomuk, providing a repository for gathered information such as tags, ratings, etc.. This makes the information available to Strigi
    More info:
    More about Nepomuk-KDE: Soprano and KDE platform integration

    Strigi

    A deep-indexed search daemon, Strigi aims to be fast and light-weight. It also uses SHA-1 hash which will help in the identification of duplicate files.
    Mais informação:
    Strigi - the fastest and smallest desktop searching program
    Wikipedia - Strigi

    Configurações do Sistema

    O substituto de KControl em KDE SC 4 que permite configurar os diferentes módulos da plataforma KDE.
    Mais informação:
    KDE SC 4 System Settings illustrated

    Threadweaver

    Esta biblioteca de programação de processos reparte o trabalho em processadores multi-núcleo quando disponíveis, ordenando-os por grau de prioridade antes de executá-los. ThreadWeaver proporciona uma interface de trabalho de alto nível para a programação multi-processo.
    Mais informação:
    Why Multithreading? (Artigo técnico)

    Escritórios Virtuais

    Um conceito popular dos gestores de janelas de Unix é o uso de escritórios virtuais. Isto significa que tem não um, mas vários ecrãs para pôr as suas janelas. Quando muda para um escritório diferente (normalmente com um paginador) só verá as janelas que abriu nesse novo escritório ou que moveu para lá. Uma janela também se pode definir como "pegajosa" aparecendo em todos os escritórios virtuais.

    WebKit

    Um motor de renderização HTML, que se originou a partir de uma bifurcación de KHTML. Foi adoptado por Apple e desenvolvido para Safari. Webkit regressa a KDE SC 4 com toda a sua funcionalidade, estando disponível através de Qt.
    Mais informação:
    Página inicial de Webkit
    Wikipedia - Webkit

    Widget ou Elementos Gráficos

    Em termos de software, um elemento gráfico é um componente independente. Também conhecido por "mini-aplicação" ou "gadget". Superkaramba Themes, Apple's Dasshboard, Google Gadgets, Yahoo Widgets, Vista Sidebar Widgets, Opera Widgets são exemplos de outros sistemas parecidos (alguns dos quais também funcionam em Plasma).

    X-Server

    O X-Server ou servidor X representa uma camada básica sobre a qual são construídas muitas interfaces gráficas como o escritorio Plasma de KDE. Gere as entradas básicas do rato e do teclado (tanto da equipa local como de máquinas remotas) e proporciona rotinas gráficas elementares para desenhar rectângulos e outras formas primitivas.

    XMLGUI

    Uma infraestrutura para programadores que desenham interfaces de utilizador. É amplamente usado por KParts
    Mais informação:
    Wikipedia - XMLGUI
    Wikipedia - Qt Style Sheets

    ZUI

    "Zooming User Interface" ou "Interface de ampliação". "Ao reduzir o zoom, os utilizadores podem obter uma visão geral de todos os agrupamentos de objectos que tenham feito. Estes agrupamentos podem reflectir os projectos nos quais estejam a trabalhar, podem ser diferentes formas de manter conjuntos de arquivos organizados, etc. Pondo o rato em cima ou clicando em um desses grupos quando têm o zoom reduzido, os utentes vêem uma vista preliminar do que há no agrupamento, e podem aumentar o zoom desse grupo, de forma a que ocupe o ecrã todo." aseigo.
    Mais informação:
    Youtube ZUI demo
    Voltar a Página de Introdução