History of KDE/pt-br: Difference between revisions

From KDE UserBase Wiki
(Created page with "'''12 de outubro de 2008 - Fórum do KDE lançado''' ''"O KDE lança seu quadro de avisos baseado na Web." ''")
No edit summary
 
(22 intermediate revisions by 3 users not shown)
Line 6: Line 6:
* O Qt é o melhor kit de ferramentas de interface disponível para a plataforma UNIX. O sucesso de um ambiente de trabalho depende de maneira crítica da disponibilidade de aplicativos. Usar o Qt incrementaria o desenvolvimento de aplicativos e, com isso, do KDE.
* O Qt é o melhor kit de ferramentas de interface disponível para a plataforma UNIX. O sucesso de um ambiente de trabalho depende de maneira crítica da disponibilidade de aplicativos. Usar o Qt incrementaria o desenvolvimento de aplicativos e, com isso, do KDE.
* O Qt está disponível gratuitamente para qualquer um, incluindo seu código, para desenvolvimento e distribuição de programas livres.
* O Qt está disponível gratuitamente para qualquer um, incluindo seu código, para desenvolvimento e distribuição de programas livres.
* Nós encorajamos ativamente às companhias e software comercial a desenvolver aplicativos para o KDE. Estas companhias precisam de um kit de ferramentas maduro e de alta qualidade, bem como de suporte técnico. Nenhum dos kits de ferramentas GPL seriam capazes de atender estes rígidos requisitos.
* Nós encorajamos ativamente as companhias e software comercial a desenvolver aplicativos para o KDE. Estas companhias precisam de um kit de ferramentas maduro e de alta qualidade, bem como de suporte técnico. Nenhum dos kits de ferramentas GPL seriam capazes de atender estes rígidos requisitos.
* Criar uma versão LGPL do kit de ferramentas Qt que atingisse a qualidade de implementação da Trolltech levaria tempo e foi considerado como menos prioritário do que criar um ambiente de trabalho aberto, livre e usável.
* Criar uma versão LGPL do kit de ferramentas Qt que atingisse a qualidade de implementação da Trolltech levaria tempo e foi considerado como menos prioritário do que criar um ambiente de trabalho aberto, livre e usável.


== A Fundação Qt livre para o KDE ==
== A Fundação Qt livre para o KDE ==


Para resolver este problema, a [http://www.kde.org/whatiskde/kdefreeqtfoundation.php Fundação Qt livre para o KDE] foi fundada pelo projeto KDE e pela Trolltech. Esta fundação garantiu a continuidade da disponibilidade do Qt como uma infra-estrutura de desenvolvimento de software livre. Isto é, a Trolltech não mais disponibilizaria o Qt somente para software livre, a versão atual seria re-lançada sob uma licença no estilo BSD - uma licença similar na natureza, mas menos restritiva do que a GPL ou LGPL.
Para resolver este problema, a [http://www.kde.org/whatiskde/kdefreeqtfoundation.php Fundação Qt livre para o KDE] foi fundada pelo projeto KDE e pela Trolltech. Esta fundação garantiu a continuidade da disponibilidade do Qt como uma infraestrutura de desenvolvimento de software livre. Isto é, a Trolltech não mais disponibilizaria o Qt somente para software livre, a versão atual seria re-lançada sob uma licença no estilo BSD - uma licença similar na natureza, mas menos restritiva do que a GPL ou LGPL.


Esta decisão de re-lançamento foi negociada por uma equipe de 2 membros representando a fundação KDE (filiada à Trolltech) e dois membros da KDE, todos com direito à voto. Em caso de empate, o voto do KDE teria um peso maior.
Esta decisão de re-lançamento foi negociada por uma equipe de 2 membros representando a fundação KDE (filiada à Trolltech) e dois membros da Trolltech, todos com direito à voto. Em caso de empate, o voto do KDE teria um peso maior.


== O Projeto Harmonia ==
== O Projeto Harmonia ==


Aqueles que priorizaram o lançamento sob uma licença GPL formaram o projeto Harmonia - um projeto para clonar o Qr sob uma licença GPL. Um rápido progresso foi conseguido neste tempo fazendo com que os puristas não tivessem nenhuma desculpa para rejeitar o KDE como um ambiente de trabalho respeitável e compatível com esta licença. No entanto, este projeto se tornou obsoleto quando a Trolltech tomou a decisão de re-licenciar o Qt sob a GPL.
Aqueles que priorizaram o lançamento sob uma licença GPL formaram o projeto Harmonia - um projeto para clonar o Qt sob uma licença GPL. Um rápido progresso foi conseguido neste tempo fazendo com que os puristas não tivessem nenhuma desculpa para rejeitar o KDE como um ambiente de trabalho respeitável e compatível com esta licença. No entanto, este projeto se tornou obsoleto quando a Trolltech tomou a decisão de re-licenciar o Qt sob a GPL.


==Datas significativas na história do KDE==
==Datas significativas na história do KDE==
Line 25: Line 25:


'''23 de outubro de 2000 - KDE 2.0 lançado'''
'''23 de outubro de 2000 - KDE 2.0 lançado'''
''"A Equipe do KDE anuncia hoje o lançamento do KDE 2.0, o ambiente de trabalho mais poderoso, modular e com suporte à Internet do KDE. Este tão aguardado lançamento se constitui na próxima geração da vencedora série do KDE 1, que culminou com o lançamento do KDE 1.1.2 cerca de um ano atrás. O KDE 2.0 é o trabalho de centenas de desenvolvedores dedicados oriundos de mais de 30 países. "''
''"A Equipe do KDE anuncia hoje o lançamento do KDE 2.0, o ambiente de trabalho mais poderoso, modular e com suporte à Internet do KDE. Este tão aguardado lançamento se constitui na próxima geração da vencedora série do KDE 1, que culminou com o lançamento do KDE 1.1.2 cerca de um ano atrás. O KDE 2.0 é o trabalho de centenas de desenvolvedores dedicados oriundos de mais de 30 países."''


'''17 de dezembro de 2001 - KOffice 1.1.1 lançado'''
'''17 de dezembro de 2001 - KOffice 1.1.1 lançado'''
Line 34: Line 34:


'''11 de maio de 2007 - KDE 4.0 Alpha 1 lançado'''
'''11 de maio de 2007 - KDE 4.0 Alpha 1 lançado'''
''"O Projeto KDE lança sua primeira versão Alpha do melhor Ambiente de Trabalho Livre."''
''"O projeto KDE lança sua primeira versão Alpha do melhor Ambiente de Trabalho Livre."''


'''16 de outubro de 2007 - KDE 3.5.8 lançado'''
'''16 de outubro de 2007 - KDE 3.5.8 lançado'''
Line 54: Line 54:
''"O KDE lança seu quadro de avisos baseado na Web." ''
''"O KDE lança seu quadro de avisos baseado na Web." ''


'''27th January 2009 - KDE 4.2.0 Released'''
'''27 de janeiro de 2009 - KDE 4.2.0 lançado'''
''"KDE Community Ships Second Major Update To Leading Free Software Desktop." ''
''"A Comunidade KDE lança a segunda atualização do melhor Ambiente de Trabalho Livre." ''


'''4th August 2009 - KDE 4.3.0 Released'''
'''4 de agosto de 2009 - KDE 4.3.0 lançado'''
''"KDE Community Ships Third Update to the KDE 4 Desktop, Applications and Platform." ''
''"A Comunidade KDE lança a terceira atualização do ambiente, aplicativos e plataforma do KDE 4." ''


'''9th February 2010 - KDE SC 4.4.0 Released'''
'''9 de fevereiro de 2010 - KDE SC 4.4.0 lançado'''
''"KDE announces the immediate availability of the KDE Software Compilation 4.4, "Caikaku", bringing an innovative collection of applications to Free Software users."''
''"O KDE anuncia a disponibilidade imediata da Compilação de Aplicativos do KDE 4.4, "Caikaku", trazendo uma coleção inovadora de aplicativos para os usuários de software livre."''


'''10th August, 2010 - KDE 4.5.0 released'''
'''10 de agosto de 2010 - KDE 4.5.0 lançado'''
''Focusing on "stability, the overall polish and performance gain".''
''Focada no "estabilidade, polimento geral e ganho de desempenho".''


For a more detailed look at the history, including details of all the KDE 3.x releases, see [http://www.kde.org/announcements/ this page]
'''26 de janeiro de 2011 - KDE SC 4.6.0 lançado'''
''Grandes atualizações no espaço de trabalho do Plasma, nos aplicativos e na plataforma KDE''


[[Category:Getting Started]]
'''27 de julho de 2011 - KDE 4.7.0 lançado'''
''Contendo diversos novos recursos e melhorias no espaço de trabalho do Plasma, nos aplicativos e na plataforma de desenvolvimento do KDE''
 
'''9th October 2011 - Plasma Active One Arrived'''
''First KDE version of cross-device UX.''
 
'''14th December 2011 - Plasma Active Two Released'''
''Second version of cross-Device UX, boosting performance and adding new features.''
 
'''25th January 2012 - KDE 4.8 Released'''
''Gaining adaptive power management, offering faster and more scalable file management, enhancing interoperability and introducing touch-friendly components.''
 
'''1st August 2012 - KDE 4.9 Released'''
''Providing many new features, along with improved stability and performance. Dedicated to the memory of KDE contributor Claire Lotion.''
 
'''15th October 2012 - Plasma Active 3 Released'''
''Improving performance and bringing new applications.''
 
'''6th February 2013 - KDE 4.10 Released'''
''Improving mobile device support, opening up more APIs to Qt Quick and improving performance and usability.''
 
'''14th August 2013  - KDE 4.11 Released'''
''Refined user experience, PIM improvements, better performance.''
 
'''5th September 2013  - Plasma Active 4 Released'''
''Improving overall performance and usability.''
 
'''18th December 2013  - KDE Applications and Development Platforms Released'''
''Bring Huge Step Forward in Personal Information Management and Improvements All Over.''
 
Para mais detalhes sobre a história, incluindo detalhes de todos os lançamentos do KDE 3.x, veja [http://www.kde.org/announcements/ esta página].
 
[[Category:Primeiros Passos/pt-br]]

Latest revision as of 01:27, 3 August 2015

O Qt, o kit de ferramentas de interface usado para criar os aplicativos do KDE originalmente não estava sob uma licença completamente livre uma vez que a Trolltech possuía também um braço comercial. A principal consequência disto era que os programas proprietários criados para o KDE exigiam uma licença da Trolltech, os criadores do Qt, e qualquer atualização do Qt deveria vir pela Trolltech. Como o KDE é um projeto de código aberto, a escolha do Qt criou grande controvérsia entre os puristas do código aberto. O Qt foi então re-licenciado sob a GPL e estes argumentos se tornaram obsoletos, mas ainda assim constituem uma parte importante da história do KDE.

Por que os desenvolvedores do KDE escolheram o Qt?

  • O Qt é o melhor kit de ferramentas de interface disponível para a plataforma UNIX. O sucesso de um ambiente de trabalho depende de maneira crítica da disponibilidade de aplicativos. Usar o Qt incrementaria o desenvolvimento de aplicativos e, com isso, do KDE.
  • O Qt está disponível gratuitamente para qualquer um, incluindo seu código, para desenvolvimento e distribuição de programas livres.
  • Nós encorajamos ativamente as companhias e software comercial a desenvolver aplicativos para o KDE. Estas companhias precisam de um kit de ferramentas maduro e de alta qualidade, bem como de suporte técnico. Nenhum dos kits de ferramentas GPL seriam capazes de atender estes rígidos requisitos.
  • Criar uma versão LGPL do kit de ferramentas Qt que atingisse a qualidade de implementação da Trolltech levaria tempo e foi considerado como menos prioritário do que criar um ambiente de trabalho aberto, livre e usável.

A Fundação Qt livre para o KDE

Para resolver este problema, a Fundação Qt livre para o KDE foi fundada pelo projeto KDE e pela Trolltech. Esta fundação garantiu a continuidade da disponibilidade do Qt como uma infraestrutura de desenvolvimento de software livre. Isto é, a Trolltech não mais disponibilizaria o Qt somente para software livre, a versão atual seria re-lançada sob uma licença no estilo BSD - uma licença similar na natureza, mas menos restritiva do que a GPL ou LGPL.

Esta decisão de re-lançamento foi negociada por uma equipe de 2 membros representando a fundação KDE (filiada à Trolltech) e dois membros da Trolltech, todos com direito à voto. Em caso de empate, o voto do KDE teria um peso maior.

O Projeto Harmonia

Aqueles que priorizaram o lançamento sob uma licença GPL formaram o projeto Harmonia - um projeto para clonar o Qt sob uma licença GPL. Um rápido progresso foi conseguido neste tempo fazendo com que os puristas não tivessem nenhuma desculpa para rejeitar o KDE como um ambiente de trabalho respeitável e compatível com esta licença. No entanto, este projeto se tornou obsoleto quando a Trolltech tomou a decisão de re-licenciar o Qt sob a GPL.

Datas significativas na história do KDE

12 de julho de 1998 - Anúncio do KDE 1.0 "Um Ambiente de Trabalho Integrado para sistemas operacionais Unix. Nós estamos felizes em anunciar a disponibilidade da versão 1.0 do Ambiente de Trabalho K"

23 de outubro de 2000 - KDE 2.0 lançado "A Equipe do KDE anuncia hoje o lançamento do KDE 2.0, o ambiente de trabalho mais poderoso, modular e com suporte à Internet do KDE. Este tão aguardado lançamento se constitui na próxima geração da vencedora série do KDE 1, que culminou com o lançamento do KDE 1.1.2 cerca de um ano atrás. O KDE 2.0 é o trabalho de centenas de desenvolvedores dedicados oriundos de mais de 30 países."

17 de dezembro de 2001 - KOffice 1.1.1 lançado "Atualmente, o KOffice possui funcionalidades adequadas para usuários domésticos e pequenos escritórios, que geralmente escrevem cartas, faxes, memorandos e documentos similares. O KOffice 1.1.1 é uma pequena atualização para o KOffice 1.1."

3 de abril de 2002 - KDE 3.0 lançado "O KDE 3.0 é um passo importante para o projeto KDE. Centenas de palavras poderiam ser escritas aqui, mas para não aborrecê-lo com os detalhes, vamos apenas dizer: Confira!"

11 de maio de 2007 - KDE 4.0 Alpha 1 lançado "O projeto KDE lança sua primeira versão Alpha do melhor Ambiente de Trabalho Livre."

16 de outubro de 2007 - KDE 3.5.8 lançado "O projeto KDE lança sua oitava atualização de tradução e de aplicativos para o melhor Ambiente de Trabalho Livre."

11 de janeiro de 2008 - KDE 4.0 lançado "A Comunidade KDE lança a quarta versão do melhor Ambiente de Trabalho Livre."

19 de fevereiro de 2008 - KDE 3.5.9 lançado "A Comunidade KDE lança a nona atualização da terceira versão do melhor Ambiente de Trabalho Livre."

29 de julho de 2008 - KDE 4.1 lançado "A Comunidade KDE lança uma atualização importante para o melhor Ambiente de Trabalho Livre."

26 de agosto de 2008 - KDE 3.5.10 lançado "A Comunidade KDE lança a décima atualização para a terceira versão do melhor Ambiente de Trabalho Livre."

12 de outubro de 2008 - Fórum do KDE lançado "O KDE lança seu quadro de avisos baseado na Web."

27 de janeiro de 2009 - KDE 4.2.0 lançado "A Comunidade KDE lança a segunda atualização do melhor Ambiente de Trabalho Livre."

4 de agosto de 2009 - KDE 4.3.0 lançado "A Comunidade KDE lança a terceira atualização do ambiente, aplicativos e plataforma do KDE 4."

9 de fevereiro de 2010 - KDE SC 4.4.0 lançado "O KDE anuncia a disponibilidade imediata da Compilação de Aplicativos do KDE 4.4, "Caikaku", trazendo uma coleção inovadora de aplicativos para os usuários de software livre."

10 de agosto de 2010 - KDE 4.5.0 lançado Focada no "estabilidade, polimento geral e ganho de desempenho".

26 de janeiro de 2011 - KDE SC 4.6.0 lançado Grandes atualizações no espaço de trabalho do Plasma, nos aplicativos e na plataforma KDE

27 de julho de 2011 - KDE 4.7.0 lançado Contendo diversos novos recursos e melhorias no espaço de trabalho do Plasma, nos aplicativos e na plataforma de desenvolvimento do KDE

9th October 2011 - Plasma Active One Arrived First KDE version of cross-device UX.

14th December 2011 - Plasma Active Two Released Second version of cross-Device UX, boosting performance and adding new features.

25th January 2012 - KDE 4.8 Released Gaining adaptive power management, offering faster and more scalable file management, enhancing interoperability and introducing touch-friendly components.

1st August 2012 - KDE 4.9 Released Providing many new features, along with improved stability and performance. Dedicated to the memory of KDE contributor Claire Lotion.

15th October 2012 - Plasma Active 3 Released Improving performance and bringing new applications.

6th February 2013 - KDE 4.10 Released Improving mobile device support, opening up more APIs to Qt Quick and improving performance and usability.

14th August 2013 - KDE 4.11 Released Refined user experience, PIM improvements, better performance.

5th September 2013 - Plasma Active 4 Released Improving overall performance and usability.

18th December 2013 - KDE Applications and Development Platforms Released Bring Huge Step Forward in Personal Information Management and Improvements All Over.

Para mais detalhes sobre a história, incluindo detalhes de todos os lançamentos do KDE 3.x, veja esta página.