História do KDE

From KDE UserBase Wiki
Revision as of 00:38, 27 December 2011 by André Marcelo Alvarenga (talk | contribs) (Created page with "'''26 de janeiro de 2011 - KDE SC 4.6.0 lançado''' ''Grandes atualizações no espaço de trabalho do Plasma, nos aplicativos e na plataforma KDE''")

O Qt, o kit de ferramentas de interface usado para criar os aplicativos do KDE originalmente não estava sob uma licença completamente livre uma vez que a Trolltech possuía também um braço comercial. A principal consequência disto era que os programas proprietários criados para o KDE exigiam uma licença da Trolltech, os criadores do Qt, e qualquer atualização do Qt deveria vir pela Trolltech. Como o KDE é um projeto de código aberto, a escolha do Qt criou grande controvérsia entre os puristas do código aberto. O Qt foi então re-licenciado sob a GPL e estes argumentos se tornaram obsoletos, mas ainda assim constituem uma parte importante da história do KDE.

Por que os desenvolvedores do KDE escolheram o Qt?

  • O Qt é o melhor kit de ferramentas de interface disponível para a plataforma UNIX. O sucesso de um ambiente de trabalho depende de maneira crítica da disponibilidade de aplicativos. Usar o Qt incrementaria o desenvolvimento de aplicativos e, com isso, do KDE.
  • O Qt está disponível gratuitamente para qualquer um, incluindo seu código, para desenvolvimento e distribuição de programas livres.
  • Nós encorajamos ativamente às companhias e software comercial a desenvolver aplicativos para o KDE. Estas companhias precisam de um kit de ferramentas maduro e de alta qualidade, bem como de suporte técnico. Nenhum dos kits de ferramentas GPL seriam capazes de atender estes rígidos requisitos.
  • Criar uma versão LGPL do kit de ferramentas Qt que atingisse a qualidade de implementação da Trolltech levaria tempo e foi considerado como menos prioritário do que criar um ambiente de trabalho aberto, livre e usável.

A Fundação Qt livre para o KDE

Para resolver este problema, a Fundação Qt livre para o KDE foi fundada pelo projeto KDE e pela Trolltech. Esta fundação garantiu a continuidade da disponibilidade do Qt como uma infra-estrutura de desenvolvimento de software livre. Isto é, a Trolltech não mais disponibilizaria o Qt somente para software livre, a versão atual seria re-lançada sob uma licença no estilo BSD - uma licença similar na natureza, mas menos restritiva do que a GPL ou LGPL.

Esta decisão de re-lançamento foi negociada por uma equipe de 2 membros representando a fundação KDE (filiada à Trolltech) e dois membros da KDE, todos com direito à voto. Em caso de empate, o voto do KDE teria um peso maior.

O Projeto Harmonia

Aqueles que priorizaram o lançamento sob uma licença GPL formaram o projeto Harmonia - um projeto para clonar o Qr sob uma licença GPL. Um rápido progresso foi conseguido neste tempo fazendo com que os puristas não tivessem nenhuma desculpa para rejeitar o KDE como um ambiente de trabalho respeitável e compatível com esta licença. No entanto, este projeto se tornou obsoleto quando a Trolltech tomou a decisão de re-licenciar o Qt sob a GPL.

Datas significativas na história do KDE

12 de julho de 1998 - Anúncio do KDE 1.0 "Um Ambiente de Trabalho Integrado para sistemas operacionais Unix. Nós estamos felizes em anunciar a disponibilidade da versão 1.0 do Ambiente de Trabalho K"

23 de outubro de 2000 - KDE 2.0 lançado "A Equipe do KDE anuncia hoje o lançamento do KDE 2.0, o ambiente de trabalho mais poderoso, modular e com suporte à Internet do KDE. Este tão aguardado lançamento se constitui na próxima geração da vencedora série do KDE 1, que culminou com o lançamento do KDE 1.1.2 cerca de um ano atrás. O KDE 2.0 é o trabalho de centenas de desenvolvedores dedicados oriundos de mais de 30 países. "

17 de dezembro de 2001 - KOffice 1.1.1 lançado "Atualmente, o KOffice possui funcionalidades adequadas para usuários domésticos e pequenos escritórios, que geralmente escrevem cartas, faxes, memorandos e documentos similares. O KOffice 1.1.1 é uma pequena atualização para o KOffice 1.1."

3 de abril de 2002 - KDE 3.0 lançado "O KDE 3.0 é um passo importante para o projeto KDE. Centenas de palavras poderiam ser escritas aqui, mas para não aborrecê-lo com os detalhes, vamos apenas dizer: Confira!"

11 de maio de 2007 - KDE 4.0 Alpha 1 lançado "O Projeto KDE lança sua primeira versão Alpha do melhor Ambiente de Trabalho Livre."

16 de outubro de 2007 - KDE 3.5.8 lançado "O projeto KDE lança sua oitava atualização de tradução e de aplicativos para o melhor Ambiente de Trabalho Livre."

11 de janeiro de 2008 - KDE 4.0 lançado "A Comunidade KDE lança a quarta versão do melhor Ambiente de Trabalho Livre."

19 de fevereiro de 2008 - KDE 3.5.9 lançado "A Comunidade KDE lança a nona atualização da terceira versão do melhor Ambiente de Trabalho Livre."

29 de julho de 2008 - KDE 4.1 lançado "A Comunidade KDE lança uma atualização importante para o melhor Ambiente de Trabalho Livre."

26 de agosto de 2008 - KDE 3.5.10 lançado "A Comunidade KDE lança a décima atualização para a terceira versão do melhor Ambiente de Trabalho Livre."

12 de outubro de 2008 - Fórum do KDE lançado "O KDE lança seu quadro de avisos baseado na Web."

27 de janeiro de 2009 - KDE 4.2.0 lançado "A Comunidade KDE lança a segunda atualização do melhor Ambiente de Trabalho Livre."

4 de agosto de 2009 - KDE 4.3.0 lançado "A Comunidade KDE lança a terceira atualização do ambiente, aplicativos e plataforma do KDE 4."

9 de fevereiro de 2010 - KDE SC 4.4.0 lançado "O KDE anuncia a disponibilidade imediata da Compilação de Aplicativos do KDE 4.4, "Caikaku", trazendo uma coleção inovadora de aplicações para os usuários de software livre."

10 de agosto de 2010 - KDE 4.5.0 lançado Focada no "estabilidade, polimento geral e ganho de desempenho".

26 de janeiro de 2011 - KDE SC 4.6.0 lançado Grandes atualizações no espaço de trabalho do Plasma, nos aplicativos e na plataforma KDE

27th July 2011 - KDE 4.7.0 released Containing compelling new features and improvements to the Plasma Workspaces, the KDE Applications and the KDE Development Platform

Para mais detalhes da história, incluindo detalhes de todos os lançamentos do KDE 3.x, veja esta página.