K3b/pt-br: Difference between revisions

    From KDE UserBase Wiki
    No edit summary
    No edit summary
    Line 60: Line 60:
    :* A opção '''Não ejetar a mídia após o processo de gravação''' é valiosa, caso a sua unidade não consiga fechar rápido o suficiente para iniciar a '''Verificação'''.
    :* A opção '''Não ejetar a mídia após o processo de gravação''' é valiosa, caso a sua unidade não consiga fechar rápido o suficiente para iniciar a '''Verificação'''.


    ==Preparando para gravar um disco==
    ==Preparando um disco para gravar==


    Ao iniciar um novo projeto, você deve garantir que o '''K3b''' detectou o tipo de  
    Ao iniciar um novo projeto, você deve garantir que o '''K3b''' detectou o tipo de  

    Revision as of 04:42, 28 September 2010

    Template:I18n/Language Navigation Bar

    O K3b é um aplicativo simples, poderoso e altamente configurável, para gravação de discos ópticos de áudio, vídeo e dados, e muio mais!
    Tela principal do K3b

    Introdução

    Se você já usou um programa de gravação, como por exemplo, o Nero para o Windows, o K3b será bastante familiar.

    Com uma interface de usuário simples, mas poderosa, o K3b oferece diversas opções para gravação de um CD, DVD ou BD (disco Blu-ray). Diversos tipos de projetos ópticos são suportados, incluindo (mas não se limitando) os de dados, áudio e vídeo para DVDs e VCDs, assim como discos multissessão e mistos. O K3b também tem a capacidade de limpar discos regraváveis e pode efetuar tarefas mais complicadas, como a codificação e descodificação audiovisual.

    Pré-configuração

    Quando executar o K3b pela primeira vez, você poderá informá-lo de que não encontrou gravadores ópticos, o que significa que não será capaz de gravar discos ópticos. Não entre em pânico, pois o K3b abrirá uma janela de configuração que irá ajudá-lo a obter as várias ferramentas usadas pelo K3b para funcionar. Isto inclui a visualização do grupo de usuários que possuem estes aplicativos. Você não precisa alterar isto, uma vez que o K3b irá aplicar as permissões corretas nos programas externos. Estes programas são normalmente o cdrecord, o growisofs e o cdrdao. Se preferir, você pode indicar ao K3b para usar o grupo de usuários burning e associá-lo à unidade óptica. Abaixo aparece uma imagem da janela da configuração, onde são definidas as configurações.

    Configurando a interface do usuário

    Depois de iniciar o K3b, serão oferecidas introduções rápidas para os três processos mais populares

    • Novo projeto de dados
    • Novo projeto de CD de áudio
    • Copiar mídia

    O K3b pode efetuar muito mais tarefas que essas, obviamente, e poderá concluir que algumas das outras possibilidades são igualmente úteis para você. Dê uma olhada nesta lista, para ter uma ideia das outras funções disponíveis (clique na imagem para ampliá-la):


    Talvez uma introdução rápida para uma ou mais dessas tarefas fosse útil para você e, para isso, o K3b também poderá ajudá-lo. Basta clicar com o botão direito na área de trabalho do aplicativo, onde você verá um menu para adição de botões:

    Configurando as opções internas

    A maioria das opções predefinidas poderão ser deixadas como estão. Entretanto, recomenda-se que você dê uma olhada na página de Configurações avançadas. Aqui você poderá definir diversas opções importantes, caso seja necessário.

    • A opção Usar Burnfree deve estar selecionada - ela controla o processo de gravação, garantindo que o buffer nunca fique demasiadamente baixo (reduzindo a quantidade de gravações defeituosas).
    • Você pode querer limpar automaticamente os discos regraváveis.
    • A opção Não ejetar a mídia após o processo de gravação é valiosa, caso a sua unidade não consiga fechar rápido o suficiente para iniciar a Verificação.

    Preparando um disco para gravar

    Ao iniciar um novo projeto, você deve garantir que o K3b detectou o tipo de mídia óptica correta, como um CD ou DVD. Na barra de status, na parte inferior da tela, você deve ver o tamanho do disco que está configurado no momento. Se não estiver correto, ou se necessitar de um tamanho diferente, basta clicar com o botão direito do mouse nele e definir o tamanho preferido na lista indicada:


    Tudo o que falta fazer agora é escolher o que será gravado. A parte superior da janela funciona como um gerenciador de arquivos. Basta arrastar e soltar os arquivos e pastas que você deseja gravar na área grande na parte inferior direita. À esquerda, você verá uma visão em árvore com os seus arquivos escolhidos. Se existirem arquivos ou pastas que você não deseja gravar, é possível removê-los facilmente do projeto, retirando-os do painel que aparece na parte inferior. Selecione o arquivo a ser removido (você pode usar a tecla Ctrl para selecionar vários), depois clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Remover. Depois disso, o painel inferior esquerdo deverá mostrar uma representação atualizada das pastas e arquivos.

    A linha na parte superior será o título do disco. Na maior parte dos casos, isto será suficiente, mas se você quiser alterar este valor para outro qualquer, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o título e renomeá-lo.

    Passos finais

    Agora você está pronto para clicar no botão Gravar.

    Você verá na imagem seguinte que não há um disco presente. Quando tiver inserido o disco apropriado, aparecerá uma descrição do mesmo nessa linha.

    Existem ainda uma ou duas escolhas a serem feitas. Recomenda-se assinalar a opção Verificar os dados gravados, e depois clicar no ícone Salvar na parte inferior da tela, garantindo que ela será a sua configuração padrão. Para a maioria das unidades modernas, é seguro deixar o modo e a velocidade em Automático. Se quiser gravar outra cópia do disco mais tarde, selecione a opção Criar imagem, o que poupará uma nova configuração. Indique o número de cópias que você deseja gravar e, quando estiver pronto, clique em Gravar.

    Gravando um CD de áudio

    Esta página mostra como gravar um CD de áudio a partir dos seus arquivos locais.