Revision as of 01:03, 6 June 2011 by MarcusGama (talk | contribs) (Created page with "A metade superior da tela é o ''painel de origem'', que funciona como um gerenciador de arquivos. Você pode escolher os arquivos comuns de volumes montados ou faixas de áudio ...")
Jump to: navigation, search
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎galego • ‎italiano • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎українська • ‎中文(中国大陆)‎ • ‎中文(台灣)‎ • ‎日本語
O K3b é um aplicativo simples, poderoso e altamente configurável, para gravação de discos ópticos de áudio, vídeo e dados, e muio mais!
Tela principal do K3b

Introdução

Se você já usou um programa de gravação, como por exemplo, o Nero para o Windows, o K3b será bastante familiar.

Com uma interface de usuário simples, mas poderosa, o K3b oferece diversas opções para gravação de um CD, DVD ou BD (disco Blu-ray). Diversos tipos de projetos ópticos são suportados, incluindo (mas não se limitando) os de dados, áudio e vídeo para DVDs e VCDs, assim como discos multissessão e mistos. O K3b também tem a capacidade de limpar discos regraváveis e pode efetuar tarefas mais complicadas, como a codificação e descodificação audiovisual.

Pré-configuração

Quando executar o K3b pela primeira vez, você poderá informá-lo de que não encontrou gravadores ópticos, o que significa que não será capaz de gravar discos ópticos. Não entre em pânico, pois o K3b abrirá uma janela de configuração que irá ajudá-lo a obter as várias ferramentas usadas pelo K3b para funcionar. Isto inclui a visualização do grupo de usuários que possuem estes aplicativos. Você não precisa alterar isto, uma vez que o K3b irá aplicar as permissões corretas nos programas externos. Estes programas são normalmente o cdrecord, o growisofs e o cdrdao. Se preferir, você pode indicar ao K3b para usar o grupo de usuários burning e associá-lo à unidade óptica. Abaixo aparece uma imagem da janela da configuração, onde são definidas as configurações.

K3bsetup.png

Configurando a interface do usuário

Depois de iniciar o K3b, serão oferecidas introduções rápidas para os três processos mais populares

  • Novo projeto de dados
  • Novo projeto de CD de áudio
  • Copiar mídia

O K3b pode efetuar muito mais tarefas que essas, obviamente, e poderá concluir que algumas das outras possibilidades são igualmente úteis para você. Dê uma olhada nesta lista, para ter uma ideia das outras funções disponíveis (clique na imagem para ampliá-la):

K3bMoreActions.png


Talvez uma introdução rápida para uma ou mais dessas tarefas fosse útil para você e, para isso, o K3b também poderá ajudá-lo. Basta clicar com o botão direito na área de trabalho do aplicativo, onde você verá um menu para adição de botões:

K3bAddButton.png

Configurando as opções internas

A maioria das opções predefinidas poderão ser deixadas como estão. Entretanto, recomenda-se que você dê uma olhada na página de Configurações avançadas. Aqui você poderá definir diversas opções importantes, caso seja necessário.

K3bAdvancedSettings.png
  • A opção Usar Burnfree deve estar selecionada - ela controla o processo de gravação, garantindo que o buffer nunca fique demasiadamente baixo (reduzindo a quantidade de gravações defeituosas).
  • Você pode querer limpar automaticamente os discos regraváveis.
  • A opção Não ejetar a mídia após o processo de gravação é valiosa, caso a sua unidade não consiga fechar rápido o suficiente para iniciar a Verificação.

Preparando um disco para gravar

Ao iniciar um novo projeto, você deve garantir que o K3b detectou o tipo de mídia óptica correta, como um CD ou DVD. Na barra de status, na parte inferior da tela, você deve ver o tamanho do disco que está configurado no momento. Se não estiver correto, ou se necessitar de um tamanho diferente, basta clicar com o botão direito do mouse nele e definir o tamanho preferido na lista indicada:

K3bDiskChoice.png


Agora selecione o que deve ser queimado.

A metade superior da tela é o painel de origem, que funciona como um gerenciador de arquivos. Você pode escolher os arquivos comuns de volumes montados ou faixas de áudio de discos de áudio inseridos. Os nomes das faixas de áudio são automaticamente lidos a partir de dados do CD-TEXT, se sua unidade de CD suportar a leitura, ou gerados usando CDDB. O formato exato é controlado por um botão no painel inferior. Se os nomes estiverem incorretos ou simplesmente não coincidirem com a descrição do disco, você poderá editá-los usando o botão da barra de ferramentas. As alterações serão armazenados localmente e submetidas ao registro mestre em FreeDB. Taxas de conexão à Internet se aplicam.

Ktip.png
Tip
If the whole record is performed by the same artist, leave the track artist entries blank, fill the Album artist, save to CDDB and requery.


Now that you have your sources at hand, simply drag and drop the files and directories you wish to burn onto the large pane to the right at the bottom; this is the model pane. Behold a tree of your chosen files forming to the left. Should there be some files or directories which you do not want to burn, these can be easily removed from the project by simply removing them from the panel at the bottom. Select the file to be removed (you can control-click to select multiple ones), then choose Remove from the context menu.

Ktip.png
Tip
If you need to compress audio, create a new audio CD project, add the files to be converted and press the button Change audio format…. This will not affect the contents of the CD if you decide to burn it; however, you will be able to use the compressed files elsewhere. Make sure the original files are lossless (wav or FLAC), otherwise the result will be unsatisfactory.


A linha na parte superior será o título do disco. Na maior parte dos casos, isto será suficiente, mas se você quiser alterar este valor para outro qualquer, basta renomeá-lo usando o menu de contexto.

Passos finais

Agora você está pronto para clicar no botão Gravar.

K3bSetVerify.png

Você verá na imagem seguinte que não há um disco presente. Quando tiver inserido o disco apropriado, aparecerá uma descrição do mesmo nessa linha.

Existem ainda uma ou duas escolhas a serem feitas. Recomenda-se assinalar a opção Verificar os dados gravados, e depois clicar no ícone Salvar na parte inferior da tela, garantindo que ela será a sua configuração padrão. Para a maioria das unidades modernas, é seguro deixar o modo e a velocidade em Automático. Se quiser gravar outra cópia do disco mais tarde, selecione a opção Criar imagem, o que poupará uma nova configuração. Indique o número de cópias que você deseja gravar e, quando estiver pronto, clique em Gravar.

Gravando um CD de áudio

Esta página mostra como gravar um CD de áudio a partir dos seus arquivos locais.


Content is available under Creative Commons License SA 4.0 unless otherwise noted.