KGpg

From KDE UserBase Wiki
Revision as of 06:00, 1 March 2019 by FuzzyBot (talk | contribs) (Updating to match new version of source page)
  O KGpg fornece uma interface gráfica para os comandos do gpg


O GnuPG criptografa e decriptografa suas mensagens de correio e arquivos selecionados. Existem muitas opções de linha de comando para fazer isto. Com o KGpg a ansiedade é descartada - você não precisa mais decorar qualquer comando. O KGpg pode auxiliá-lo a configurar e gerenciar suas chaves, importar e exportar chaves, ver assinaturas, status de confiança e datas de expiração das chaves. De fato, praticamente tudo de que você precisa é fornecido pelo KGpg. Um assistente é disponibilizado para auxiliá-lo a configurar suas chaves.

O KGpg é integrado ao Konqueror e o Dolphin, onde um menu de contexto permite que você opte por criptografar um arquivo, com ou sem assinatura.

Ver as propriedades da chave
 
Clique-direito na chave para ver as opções

Prolongando a vida útil das suas chaves

Como você pode ser visto na imagem acima, você pode prolongar a vida útil das suas chaves usando o botão Alterar expiração. Basta escolher a nova data no calendário que irá aparecer. No entanto, para fazer isso possa ser feito, você deve ter acesso à chave privada e sua frase-senha. Sem elas você não pode fazer nada.

Mudar sua frase-senha

Se você suspeitar que sua frase-senha foi comprometida, você pode alterá-la a partir da janela Propriedades da chave. O botão Alterar frase-senha é abaixo do botão Alterar validade.

Revogar uma chave

Se você perder sua chave primária ou achar que ela foi comprometida de alguma maneira, você precisa revogá-la. Para inutilizá-la de forma confiável você precisa revogá-la. A revogação é feita adicionando uma assinatura especial de revogação à chave.

A assinatura de revogação pode ser criada juntamente com a chave. Neste caso, ela é armazenada em um arquivo separado. Este arquivo pode ser mais tarde importado para o chaveiro e então anexado à chave tornando-a inutilizável.

Aviso

Por favor, observe que para importar a assinatura para a chave nenhuma senha é necessária. No entanto, você deve armazenar esta assinatura de revogação em um local seguro, normalmente um que seja diferente do seu par de chaves. Um bom conselho é usar um local que pode ser desconectado do seu computador, copiando-o para um dispositivo de armazenamento externo ou imprimindo-o.


Se você não tiver criado esta assinatura de revogação quando criou sua chave, você pode criar esta assinatura a qualquer momento selecionando Sua chave -> Revogar chave e importá-la, opcionalmente, para o seu chaveiro de imediato.

Nota

A opção para revogar uma chave somente está disponível no menu de contexto até o KDE SC 4.7.1. Após isso, ela foi movida para o menu Chaves.


Dica

Quando você inicia o KGpg com as configurações padrão, ele ficará oculto na área de notificação. Se iniciar o KGpg e não vê-lo em nenhum lugar, você provavelmente pode encontrá-lo ao expandir o widget da área de notificação do Plasma.


Dica

Se o contato tiver mais de uma chave - talvez algumas chaves antigas, além da atual - e a chave errada está sendo usada para criptografia, encontre as chaves antigas e reduza o seu estado de confiança para não confiáveis. Eles permanecerão disponíveis para decodificar as mensagens antigas, mas não serão usadas para as novas.


A full illustrated manual helps you through some details.

Se você não estiver condições de verificar fisicamente a identidade de seus contatos, você deve ler a seção de assinatura de chaves que explica os benefícios da assinatura local.

More Information