Kopete/ICQ/Conectando-se pelo Kopete

From KDE UserBase Wiki
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
This page is a translated version of the page Kopete/ICQ/connect through kopete and the translation is 100% complete.
Other languages:

Na primeira vez que iniciar o Kopete, você verá uma janela como esta:

O Kopete na primeira execução


Para adicionar a sua conta ICQ, clique em Clique para adicionar uma conta. Caso já tenha inserido outra conta (como no MSN ou Jabber), você pode ir ao menu Configurações -> Configurar... e clicar em Adicionar conta.

Agora você verá uma lista com todos os protocolos de mensagem instantânea disponíveis no Kopete. Neste caso, como deseja usar o ICQ, você deve escolher o item do ICQ:

Escolha o seu protocolo


Agora você verá o diálogo de configuração da sua conta. Clique em Configuração básica na barra de abas acima. Lá você precisa inserir o seu UIN. Se não quiser digitar a sua senha em cada inicialização, você pode adicioná-la também.

Configuração básica da conta


A aba Preferências da conta contém opções mais detalhadas:

Mais opções


O Kopete deverá funcionar sem alterar nenhuma configuração aqui. Porém, se você não entendeu os pontos acima mencionados, não entre em pânico, basta pular esta seção.

Opções explicadas

  • Solicitar autorização antes que alguém possa adicionar à sua lista de contatos: Escolha esta opção se quiser que lhe perguntem antes de alguém o adicionar a sua lista de contatos. Normalmente, qualquer pessoa poderá pesquisar e adicionar você à sua lista. Isto significa que qualquer pessoa, mesmo quem não lhe conhece, poderá ver se está conectado ou não, assim como enviar-lhe mensagens. Se não quiser isto, você pode assinalar esta opção para que seja solicitada confirmação antes de alguém iniciar uma conversa com você.
  • Ocultar endereço IP: Se não quiser que os outros vejam o seu IP, você pode assinalar esta opção. O endereço IP é o seu identificador na Internet. Este número é único e um usuário normal da Internet não poderá obter o seu nome a partir do seu endereço IP, somente o seu provedor de Internet! O ICQ salva o seu endereço IP para por um período de tempo específico. Por isso, não é um problema real de privacidade não escolher esta opção.
  • Disponibilizar o meu status no centro de mensagens unificado do ICQ: Se escolher esta opção, o seu status será publicado no centro de mensagens (visível para todos em www.icq.com/people).
  • Substituir informações padrão do servidor: Se quiser modificar o endereço onde o Kopete se autentica na rede ICQ, esta opção torna isto possível (normalmente você não precisa desta opção).
  • Habilitar proxy: conecta-se através de um servidor proxy. Estes servidores são usados para transferir as solicitações. Algumas empresas, escolas e universidades usam estes servidores para rejeitar o acesso a algumas páginas Web. Os usuários que se conectam a partir de suas casas não necessitam desta opção.
  • Intervalo de portas: Esta opção informa ao Kopete quais as portas podem ser usadas nas conexões ponto-a-ponto. A explicação sobre a função das portas está fora do âmbito deste manual. Se quiser mais informações, verifique no artigo da Wikipédia. Normalmente, você não terá problemas com as configurações padrão.
  • Tempo limite: define quantos segundos o Kopete deverá esperar antes de parar as tentativas de conexão. Por exemplo, você envia um arquivo para um dos seus contatos, mas a conexão com a Internet dele pode ter problemas e, por este motivo, ele não recebe o arquivo. Esta opção informa ao Kopete

por quanto tempo deverá tentar enviar o arquivo. Normalmente, você não precisa alterar esta opção.

  • Codificação padrão: define a codificação das mensagens. Os usuários do Windows usarão a codificação "windows-125*" (do windows-1250 ao windows-1258). Por isso, se quiser conversar com usuários do Windows, escolha esta opção. E mesmo que converse com pessoas que não usem o Windows, é provável que elas também estejam usando a opção windows-125* (porque provavelmente eles falam com outras pessoas que usam o Windows). As diferentes codificações do Windows servem para os diferentes países. Escolha a mais adequada (por exemplo, o "Windows-1252 Ocidental" para países como o Brasil ou Alemanha). A diferença entre estas codificações são apenas para alguns caracteres especiais e, por isso, caso não apareçam corretamente, tente outra codificação.

Agora você já configurou com sucesso a sua conta ICQ. Clique em Próximo e Concluir. Se tiver mais que uma conta, você pode escolher cores diferentes para elas, para que os contatos possam ser facilmente identificados com cada conta.