Kopete/Jabber Muc

From KDE UserBase Wiki
Revision as of 15:44, 10 February 2020 by Ezequias Santos (talk | contribs)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Other languages:

Jabber Group Chat (Bate-Papo em Grupo do Jabber), também chamado MUC (Multi User Chat, ou Bate-papo com Múltiplos Usuários, em tradução livre) é o equivalente do Jabber para os canais IRC.


Warning

Algumas destas informações são antigas e podem estar obsoletas. Se você for um usuário do Kopete, por favor edite diretamente esta página ou adicione notas na página de discussão anexa


O suporte do Kopete ao MUC é apenas parcial. Isto ocorre porque a nossa biblioteca XMPP de infraestrutura (iris) somente suporta o antigo protocolo GroupChat. De qualquer modo, o Kopete funciona muito bem e algumas boas melhorias foram feitas na versão 0.12

Esta página irá descrever algumas características ocultas do Kopete.

O MUC é realmente uma boa alternativa para o IRC. Ele suporta quase tudo o que o IRC suporta e muito mais.

Junte-se a um bate-papo em grupo

Primeiramente, os usuários do Kopete às vezes perguntam como participar de um bate-papo em grupo. Isto é feito com a ação entrar no bate-papo em grupo no menu do Jabber. Lá, uma janela solicita que você informe a sala, o servidor e seu apelido. Imagine que você deseja se juntar ao [email protected]. O "kde" é a sala e o "conference.kdetalk.net" é o servidor.

Estilo

Usar o estilo padrão para bate-papos é um pouco chato, devido ao desperdício de espaço. Felizmente, alguns estilos de bate-papo parecem bem melhores.

Para o Kopete 0.12 eu recomendaria estes estilos:

  • O estilo Gaim com a variante Cor de contato.
  • O estilo Kone com a variante Cor de contato sem ícones compactos (disponível em kde-look)

Convite

Você sabia que a partir do Kopete v.0.12 é possivel convidar um contato para o um MUC ? Basta arrastar e soltar o contato para a janela de bate-papo do MUC.

Favoritos

O Kopete use o JEP-0048 para exibir o menu de favoritos do bate-papo. Não existe nenhuma interface no Kopete para remover ou editar os favoritos. Cada bate-papo que você entrar é automaticamente adicionado aos seus favoritos.

De qualquer maneira, você pode usar a janela enviar RAW XML (no menu da conta do jabber) para editar seus favoritos em XML no servidor, conforme explicado em JEP-0048 e JEP-0049

Por exemplo, para apagar seus favoritos insira

  <query xmlns='jabber:iq:private'>
    <storage xmlns='storage:bookmarks'>
  </query>

Em seguida, desconecte e reconecte para que as alterações tenham efeito.


Auto-JOIN

O Kopete também suporte a entrada automática em um bate-papo em grupo durante a conexão. Isto ainda segue a especificação de favoritos JEP-0048.

Por exemplo, se você quiser juntar-se automaticamente ao [email protected] na inicialização do Kopete, você pode enviar a seguinte

  <query xmlns='jabber:iq:private'>
    <storage xmlns='storage:bookmarks'>
      <conference name='Kde channel'>
                  autojoin='true'
                  jid='[email protected]'>
        <nick>Puck</nick>
      </conference>
    </storage>
  </query>

XML

Mais genericamente, boa parte dos recursos de moderação e administração estão disponíveis com o console XML, mas você precisa ter compilado o KDE com a depuração ativada para ver o resultado na saída de depuração. Execute o kdebugdialog e certifique-se de que o jabber raw (14131) esteja selecionado.

Todo o protocolo MUC é descrito em JEP-0045


Notificações

Por padrão, as mensagens de um grupo de bate-papo são notificadas com a notificação "mensagem não importante". Se alguém digitar o seu apelido no canal, a mensagem será destacada, e a notificação de "realce" será emitida.

O plugin Realce tem grande valor em um bate-papo em grupo. Vá para o menu configurar plugins, e ative o realce. Você pode adicionar filtros para corresponder alguma palavra ou expressão regular no bate-papo e pode modificar o nível da notificação nestas mensagens.

Assim, você pode ficar ocioso em um bate-papo em grupo e ser notificado quando alguém fala sobre um assunto que você está interessado.