Kopete/Jabber Muc

From KDE UserBase Wiki
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
This page is a translated version of the page Kopete/Jabber Muc and the translation is 100% complete.
Other languages:

Jabber Group Chat (Bate-Papo em Grupo do Jabber), também chamado MUC (Multi User Chat, ou Bate-papo com Múltiplos Usuários, em tradução livre) é o equivalente do Jabber para os canais IRC.


Warning

Algumas destas informações são antigas e podem estar obsoletas. Se você for um usuário do Kopete, por favor edite diretamente esta página ou adicione notas na página de discussão anexa


O suporte do Kopete ao MUC é apenas parcial. Isto ocorre porque a nossa biblioteca XMPP de infraestrutura (iris) somente suporta o antigo protocolo GroupChat. De qualquer modo, o Kopete funciona muito bem e algumas boas melhorias foram feitas na versão 0.12

Esta página irá descrever algumas características ocultas do Kopete.

O MUC é realmente uma boa alternativa para o IRC. Ele suporta quase tudo o que o IRC suporta e muito mais.

Junte-se a um bate-papo em grupo

Primeiramente, os usuários do Kopete às vezes perguntam como participar de um bate-papo em grupo. Isto é feito com a ação entrar no bate-papo em grupo no menu do Jabber. Lá, uma janela solicita que você informe a sala, o servidor e seu apelido. Imagine que você deseja se juntar ao [email protected]. O "kde" é a sala e o "conference.kdetalk.net" é o servidor.

Estilo

Usar o estilo padrão para bate-papos é um pouco chato, devido ao desperdício de espaço. Felizmente, alguns estilos de bate-papo parecem bem melhores.

Para o Kopete 0.12 eu recomendaria estes estilos:

  • O estilo Gaim com a variante Cor de contato.
  • O estilo Kone com a variante Cor de contato sem ícones compactos (disponível em kde-look)

Convite

Você sabia que a partir do Kopete v.0.12 é possivel convidar um contato para o um MUC ? Basta arrastar e soltar o contato para a janela de bate-papo do MUC.

Favoritos

O Kopete use o JEP-0048 para exibir o menu de favoritos do bate-papo. Não existe nenhuma interface no Kopete para remover ou editar os favoritos. Cada bate-papo que você entrar é automaticamente adicionado aos seus favoritos.

De qualquer maneira, você pode usar a janela enviar RAW XML (no menu da conta do jabber) para editar seus favoritos em XML no servidor, conforme explicado em JEP-0048 e JEP-0049

Por exemplo, para apagar seus favoritos insira

  <query xmlns='jabber:iq:private'>
    <storage xmlns='storage:bookmarks'>
  </query>

Em seguida, desconecte e reconecte para que as alterações tenham efeito.


Auto-JOIN

O Kopete também suporte a entrada automática em um bate-papo em grupo durante a conexão. Isto ainda segue a especificação de favoritos JEP-0048.

Por exemplo, se você quiser juntar-se automaticamente ao [email protected] na inicialização do Kopete, você pode enviar a seguinte

  <query xmlns='jabber:iq:private'>
    <storage xmlns='storage:bookmarks'>
      <conference name='Kde channel'>
                  autojoin='true'
                  jid='[email protected]'>
        <nick>Puck</nick>
      </conference>
    </storage>
  </query>

XML

Mais genericamente, boa parte dos recursos de moderação e administração estão disponíveis com o console XML, mas você precisa ter compilado o KDE com a depuração ativada para ver o resultado na saída de depuração. Execute o kdebugdialog e certifique-se de que o jabber raw (14131) esteja selecionado.

Todo o protocolo MUC é descrito em JEP-0045


Notificações

Por padrão, as mensagens de um grupo de bate-papo são notificadas com a notificação "mensagem não importante". Se alguém digitar o seu apelido no canal, a mensagem será destacada, e a notificação de "realce" será emitida.

O plugin Realce tem grande valor em um bate-papo em grupo. Vá para o menu configurar plugins, e ative o realce. Você pode adicionar filtros para corresponder alguma palavra ou expressão regular no bate-papo e pode modificar o nível da notificação nestas mensagens.

Assim, você pode ficar ocioso em um bate-papo em grupo e ser notificado quando alguém fala sobre um assunto que você está interessado.