Live CDs - uma maneira de escolher a sua distribuição

    From KDE UserBase Wiki

    Um Live CD permite-lhe experimentar a última versão estável do KDE SC sem precisar instalar o Linux ou mudar a sua instalação Linux existente. Estas distribuições são inicializadas e executadas completamente a partir do CD e não modificam seus discos rígidos. Portanto, elas podem ser experimentadas em um computador com Windows sem nenhum risco. Todos os CDs listados a seguir estão disponíveis para download gratuito.


    Kubuntu LiveCD

    Uma versão em Live CD do Kubuntu Linux, a opção do Ubuntu com o KDE Plasma Desktop. O Kubuntu também oferece o Kubuntu Technology Preview Active, uma prévia do Kubuntu usando a experiência de tablet Plasma Active.

    Página do Kubuntu

    Fedora

    Uma distribuição focada em usuários que querem ter as últimas versões e o melhor do Software Livre e Aberto. O Fedora normalmente possui a última versão do KDE em seus repositórios, e versões beta são normalmente disponibilizadas em repositórios adicionais.

    Página para download do Fedora

    Mepis

    Baseada no Debian, Kudzu pela Red Hat. O CD também oferece instalação em disco rígido.

    Página do Mepis

    PCLinuxOS

    Baseada no Mandrake (agora conhecida como Mandriva).

    Página do PCLinuxOS

    Slax - Live CD

    Baseada no Slackware. Com estrutura modular e um pseudo-sistema de arquivos no CD com suporte à escrita-leitura. O Slax pode ser executado a partir de uma unidade USB. Ele não tem interface gráfica para instalação. Se quiser instalar o Slax em seu computador, você deve seguir as instruções do documento de introdução.

    Página do Slax

    openSUSE Live-CD

    Ele permite experimentar o openSUSE com o KDE SC e instalá-lo no disco rígido.

    Página de download do OpenSUSE

    Aptosid - sucessor do Sidux

    O Aptosid é um sistema operacional baseado no kernel do Linux e no repositório do Debian (chamado "Sid") e muitos outros aplicativos de código aberto.

    Página do Aptosid

    Linux Mint

    A Linux Mint é baseada no Ubuntu e Debian e é direcionada a usuários iniciantes. Existem versões do Linux Mint para diversos ambientes de trabalho. Certifique-se de obter a versão com o KDE do Linux Mint Live CD.

    Página do Linux Mint

    Chakra

    O projeto Chakra é novato e promissor. Originalmente baseado no Arch Linux, o Chakra é focado exclusivamente no ambiente KDE. Também é possível instalá-lo com aplicativos de terceiros.

    Página do Chakra

    Mageia

    Mageia é uma distribuição baseado em comunidade. Ele é um fork do Mandriva.

    Página da Mageia

    Netrunner

    Netrunner é baseado no Kubuntu com foco no KDE, e visa ser um sistema operacional completo tanto para iniciantes e experts.

    Página do Netrunner

    ROSA

    O ROSA, é uma companhia russa, que oferece sua solução corporativa ROSA Marathon 2012' para download. A Edição do novo '"ROSA Desktop.Fresh é destinado a usuários de desktops.

    Página do ROSA

    KXStudio

    KXStudio tem um foco em áudio e produção de vídeo. Atualmente, ele é baseado no Ubuntu e tem o KDE como seu desktop oficialmente suportado.

    Página do kxstudio

    Sabayon

    Sabayon é uma distribuição "rolling release", o que significa que você instala uma vez e tem o seu sistema atualizado conforme novas versões dos softwares são adicionados à distribuição. Talvez não seja a distribuição mais fácil para os novos usuários de Linux.

    Página do Sabayon

    Pardus Live

    O Pardus é uma distribuição Linux baseada no KDE que oferece uma das melhores integrações do KDE. Você pode experimentar o Pardus Live sem instalá-lo.

    Página do Pardus

    Pisi Linux

    Pisi Linux is another project building on the original Pardus project. Pisi Linux is a community project and supports many languages.

    Homepage

    OpenMandriva Lx

    OpenMandriva Lx aims to be easy to get started with but also cater to the advanced user. OpenMandriva is a community project.

    Homepage

    Korora

    Korora aims to be easy for new users, but still useful for experts. It is a community project based on Fedora.

    Homepage

    Kwheezy

    From the project site: Not so much a distribution based on Debian, but rather "a well configured Debian KDE installer". It is designed to give you more out-of-the-box. To be easier for Linux or Debian newcomers.

    Homepage

    Porteus

    Designed to run from a USB flash drive, Porteus is small and fast. Porteus is a community project based on Slackware.

    Homepage

    SuperX

    An Indian project, SuperX is based on Ubuntu. From the project site: SuperX uses a tweaked version of KDE and is aimed towards beginners, casual users and business looking for a well supported user-friendly Linux OS.

    Homepage

    Bridge Linux

    Based on Arch Linux. The installation and setup procedure is not as simple for new users as most live systems.

    Homepage

    KaOS

    KaOS is a "rolling release" distribution focused on KDE.

    Homepage

    Neptune

    Another KDE-only distribution based on Debian.

    Homepage



    Novos Live CDs e DVDs se tornam disponíveis a todo momento. Se você ouviu falar em alguma distribuição e gostaria de experimentá-la, faça uma busca na Internet. Você poderá descobrir que um Live CD está disponível.