Okular/pt-br: Difference between revisions

    From KDE UserBase Wiki
    No edit summary
    No edit summary
    Line 50: Line 50:
    Por padrão, o Okular segue as especificações PDF e não permite copiar texto de arquivos protegidos pelo DRM. No entanto, existe uma opção nas configurações para desativar as limitações do DRM indo em <menuchoice>Configurar o Okular -> Geral -> Recursos do Programa  -> Obedecer Limitações do DRM</menuchoice>
    Por padrão, o Okular segue as especificações PDF e não permite copiar texto de arquivos protegidos pelo DRM. No entanto, existe uma opção nas configurações para desativar as limitações do DRM indo em <menuchoice>Configurar o Okular -> Geral -> Recursos do Programa  -> Obedecer Limitações do DRM</menuchoice>


    Houve uma pequena controvérsia no rastreador de bugs do Debian há muito tempo, sobre a escolha padrão para Obedecer limitações do DRM<ref>[https://lists.debian.org/debian-devel/2009/05/msg00879.html DRM and Okular in Debian bug tracker]</ref><ref>[https://lwn.net/Articles/335415/ DRM and Okular in LWM]</ref>. A escolha foi então [https://tsdgeos.blogspot.com/2009/06/okular-pdf-and-drm.html explicada] por um desenvolvedor do Okular/KPdf <ref>[https://tsdgeos.blogspot.com/2009/06/okular-pdf-and-drm.html Okular, PDF and file permissions]</ref>.
    Houve uma pequena controvérsia no rastreador de bugs do Debian há muito tempo, sobre a escolha padrão para obedecer limitações do DRM<ref>[https://lists.debian.org/debian-devel/2009/05/msg00879.html DRM and Okular in Debian bug tracker]</ref><ref>[https://lwn.net/Articles/335415/ DRM and Okular in LWM]</ref>. A escolha foi então [https://tsdgeos.blogspot.com/2009/06/okular-pdf-and-drm.html explicada] por um desenvolvedor do Okular/KPdf <ref>[https://tsdgeos.blogspot.com/2009/06/okular-pdf-and-drm.html Okular, PDF and file permissions]</ref>.


    === Assinatura e certificado PDF ===
    === Assinatura e certificado PDF ===

    Revision as of 12:15, 11 February 2020

    O que é o Okular?

    O Okular é um visualizador de documentos universal desenvolvido pelo KDE. O Okular funciona em várias plataformas, incluindo, entre outras, Linux, Windows, Mac OS X, *BSD, etc.

    Você pode acompanhar o desenvolvimento na página web do projeto.

    Contexto

    O seu desenvolvimento começou como parte do programa Summer of Code do Google. A descrição do projeto pode ser encontrada no Canto dos Desenvolvedores do KDE.

    O Okular combina as excelentes funcionalidades do KPDF, com a versatilidade de suportar diferentes tipos de documentos, tais como PDF, Postscript, DjVu, CHM, e outros.

    A página de formatos de documentos compatíveis tem um gráfico que descreve com mais detalhes os formatos suportados e as funcionalidades já implementadas em cada um deles.

    Anotações no Okular, que podem ser salvas no arquivo PDF

    Além de trabalhar com diversos formatos, o Okular oferece recursos como seleção de texto, anotação, extração de arquivos incorporados em um documento, e muitas outras surpresas. Imagens do Okular em ação podem ser vistas aqui.

    Você pode falar com os desenvolvedores e outros usuários no IRC, irc.freenode.org, canal #okular.

    Se você estiver interessado em contribuir com o Okular, por favor entre em contato com a equipe. Programadores e não codificadores são igualmente bem-vindos.

    Versão Mobile

    O Okular possui uma versão mobile desde a versão 0.16 lançada em Fevereiro de 2013 [1]. A primeira versão foi baseada na framework active. O visualizador mobile foi, desde então, portado para o Kirigami em 2016 pelo Marco Martin[2] e por fim, para o Kirigami2 em 2017[3].

    A versão mobile não suporta todos os recursos da versão desktop, mas oferece melhor suporte para touch e para interface mobile.

    Você pode testar a versão mobile no seu computador, executando o comando

    okularkirigami

    no seu terminal. Uma versão em desenvolvimento também está disponível na binary factory do KDE.

    Dicas e Sugestões

    Revisando Documentos / Anotações

    Um clique duplo nas ferramentas de Revisão (F6) permite que você faça várias anotações sem ter que reativar a ferramenta após a primeira vez.

    Como manter as anotações feitas no arquivo PDF:

    Por padrão, o Okular salva anotações no diretório de dados local para cada usuário. Desde o KDE 4.9, é opcionalmente possível armazená-los diretamente em um arquivo PDF escolhendo Arquivo -> Salvar Como..., para que possam ser vistos em outros visualizadores de PDF. Observe que esse recurso requer o Poppler 0.20 ou mais recente para documentos PDF comuns. Se o documento PDF que você está anotando estiver criptografado, esse recurso exigirá o Poppler 0.22 ou mais recente.

    DRM

    Por padrão, o Okular segue as especificações PDF e não permite copiar texto de arquivos protegidos pelo DRM. No entanto, existe uma opção nas configurações para desativar as limitações do DRM indo em Configurar o Okular -> Geral -> Recursos do Programa -> Obedecer Limitações do DRM

    Houve uma pequena controvérsia no rastreador de bugs do Debian há muito tempo, sobre a escolha padrão para obedecer limitações do DRM[4][5]. A escolha foi então explicada por um desenvolvedor do Okular/KPdf [6].

    Assinatura e certificado PDF

    O Okular pode verificar se um certificado PDF é valido. Mas você ainda não pode criar uma nova. Veja as notas de lançamentos para mais informações.

    Mais informações

    Referências