Okular

    From KDE UserBase Wiki

    O que é Okular?

    Okular é um visualizador de documentos universal para o KDE SC 4.x

    Você pode acompanhar o desenvolvimento na página web do projeto.


    Contexto

    O desenvolvimento começou como parte do programa Google Summer of Code. A descrição do projeto pode ser encontrada no Canto do Desenvolvedor KDE.

    O Okular combina as excelentes funcionalidades do KPDF, com a versatilidade de suportar diferentes tipos de documentos, tais como PDF, Postscript, DjVu, CHM, e outros.

    A página de formatos de documentos compatíveis tem um gráfico que descreve com mais detalhes os formatos suportados e as funcionalidades já implementadas em cada um deles.


    Anotações no Okular


    Além de trabalhar com diversos formatos, o Okular oferece recursos como seleção de texto, anotação, extração de arquivos incorporados em um documento, e muitas outras surpresas. Imagens do Okular em ação podem ser vistas aqui.

    Você pode falar com os desenvolvedores e outros usuários no IRC, irc.freenode.org, canal #okular.

    Se você estiver interessado em contribuir com o Okular, por favor, entre em contato com a equipe. Programadores e não codificadores são igualmente bem-vindos.


    Dicas e Sugestões

    No tópico p147758 do fórum um usuário afirmou que o Okular não pôde imprimir PDFs. O problema foi identificado no ~/.cups/lpoptions, que estava corrompido. Ao renomear este arquivo, permitiu-se ao Okular a sua reconstrução, não sendo mais indentificado problemas na impressão de PDFs.