Plasma/FAQ/4.4/pt-br: Difference between revisions

    From KDE UserBase Wiki
    (Created page with "Luca Beltrame - atual mantenedor")
    (Created page with "Todos os colaboradores anônimos")
    Line 79: Line 79:
    * Dipesh
    * Dipesh
    * Maninalift
    * Maninalift
    * All the anyonymous contributors
    * Todos os colaboradores anônimos


    {|style="text-align:right"
    {|style="text-align:right"

    Revision as of 23:06, 10 October 2010

    O Espaço de Trabalho do Plasma é uma das tecnologias chave do KDE SC 4 (também conhecido como um dos "Pilares do KDE"), e uma das mais visíveis para o usuário. Como o Plasma trata a interface com o usuário de uma maneira diferente do ambiente de trabalho tradicional, pode haver alguma confusão sobre o que o Plasma é, o que ele faz e como ele executa suas tarefas mais comuns.

    Este documento tenta solucionar estes problemas fornecendo respostas às questões mais comuns.

    Information

    A informação apresentada aqui cobre o Plasma no KDE 4.4. Para versões mais antigas, você deve acessar
    a página específica do KDE 4.3,
    a página específica do KDE 4.2,
    a página específica do KDE 4.1,
    ou a página específica do KDE 4.0,

    Perguntas Gerais

    O que o Plasma faz?

    O Plasma é o espaço de trabalho padrão (interface do ambiente de trabalho) para o KDE. Ele inclui um lançador de aplicativos (o menu Iniciar), a área de trabalho e o painel da área de trabalho (frequentemente chamado simplesmente de barra de tarefas). No entanto, o Plasma é mais do que uma simples coleção de utilitários, ele é uma infra-estrutura comum para a criação de interfaces integradas. Ele é flexível o bastante para fornecer interfaces para dispositivos móveis (celulares e netbooks), centrais de mídia e computadores pessoais, suportando a metáfora da mesa de trabalho tradicional bem como desenhos que ainda nem foram imaginados.

    Como o Plasma funciona?

    Os principais componentes do Plasma são os widgets. Widgets podem possuir uma grande variedade de funções, indo de exibir sua área de trabalho e um papel de parede associado, indicar o nível de bateria do seu notebook, exibir os dispositivos conectados e desenhar uma barra de tarefas: basicamente, eles são pequenos aplicativos que vivem em sua área de trabalho. Adicionalmente, widgets podem ser agrupados em "contêineres", como o painel e a própria área de trabalho.

    O que é o mini-aplicativo Exibição de pasta?

    O mini-aplicativo Exibição de pasta, como o próprio nome diz, é usado para exibir itens (pastas, arquivos) de um diretório. Este diretório pode estar em seu computador, mas pode também estar em um compartilhamento FTP, SSH ou SMB remoto. No futuro, ele conterá até mesmo os resultados de uma pesquisa usando o Nepomuk e marcações feitas em sua área de trabalho semântica.

    Você pode escolher entre ver todos os arquivos ou filtrar por expressões regulares (por exemplo, todos os arquivos com uma determinada extensão) ou pelo tipo de arquivo (por exemplo, somente imagens).

    Este mini-aplicativo também suporta gerenciamento de arquivo básico (mover, copiar, cortar e colar por exemplo), e você pode ter quantos desejar na sua área de trabalho.

    Por último, você pode usar uma Exibição de pasta ocupando toda a área de trabalho, replicando efetivamente o "antigo estilo" do paradigma de área de trabalho.

    O que é o KRunner?

    O Krunner é uma versátil mini-linha de comando que você pode ativar pressionando "Alt-F2" ou selecionando o "Executar comando" no menu de contexto da área de trabalho. Ele pode buscar por aplicativos, favoritos, até mesmo sessões de acordo com os dados inseridos, mostrar a atividade do sistema ou mesmo realizar cálculos aritméticos simples.

    As funcionalidades do KRunner podem ser estendidas pelo uso de plugins ("runners").

    O que são as "castanhas de caju"?

    O que é comumente referido como "castanha de caju" é a caixa de ferramentas do Plasma, o logotipo que você pode encontrar na área de trabalho padrão, no canto superior direito, e no painel, na extremidade direita (esquerda se você usa um idioma em que se escreve da direita para a esquerda). Clicando neles, você pode acessar outras opções de configuração. Alguns deles somente aparecem se os widgets não estiverem bloqueados (veja abaixo).

    Por favor, forneça a possibilidade de desativar a castanha de caju do canto superior direito.

    Apesar da colocação de uma opção para desativar a castanha de caju para as áreas de trabalho parecer razoável, do ponto de vista do código isto introduziria uma complexidade desnecessária e poderia quebrar o desenho. O que tem sido sugerido é, uma vez que a área de trabalho em si (um contêiner) é manipulada por plugins, escrever um plugin que desenharia uma área de trabalho sem a castanha de cajú propriamente dita. De fato, algumas distribuições já vem com um plugin de "Área de trabalho sem a castanha de cajú".

    O que é a Zooming User Interface (ZUI)?

    A Zooming User Interface, ou ZUI, é outra componente do Plasma. Ela permite que o usuário agrupe diferentes grupos de plasmóides e alterne rapidamente entre eles usando uma abordagem no estilo ampliar-e-deslocar. Note que a Zooming User Interface está sendo radicalmente alterada para a versão 4.5 do KDE SC.

    Como a ZUI funciona?

    Suponha que você tenha três grupos de plasmóides (como widgets, lançadores de aplicativos, etc) que você deseja arrumar em combinações específicas dependendo do que deseja fazer. Você primeiro os agrupa de acordo com suas preferências, então alterna entre eles reduzindo (obtendo uma previsão de todos os grupos) e por fim retorna para um dos grupos específicos que deseja usar. Observe que isto é diferente da alternância tradicional entre áreas de trabalho virtuais do X11, já que há uma maior flexibilidade ao se usar esta abordagem, uma vez que os grupos podem ser totalmente diferentes entre si.

    Um bom exemplo deste comportamento é mostrado nesta imagem gentilmente cedida por Half-Left do canal #kde no freenode.

    Dito isto, você pode relacionar suas áreas de trabalho virtuais às atividades ZUI.

    Configuração

    Se você prefere uma área de trabalho simples e limpa, a interface do Plasma para Netbook, ou uma mais tradicional, você encontrará muitas informações úteis nesta página de configuração

    Glossário

    Veja a página do glossário.

    Como Fazer

    A página de Screencasts pode lhe auxiliar a entender o Plasma

    Obrigado

    • Daniel Laidig & Simon St.James - obrigado pelos registros umeet do IRC!
    • Marco Martin - obrigado pelas informações sobre painéis!
    • Sebas - obrigado por me permitir usar informações do seu blog!
    • Half-Left - um belo exemplo de uso do ZUI!
    • Aikurn - Vídeos excelentes!
    • Marcelo Magno T. Sales - por dar dicas sobre painéis em uma lista de correio

    Colaboradores

    • Luca Beltrame - atual mantenedor
    • Joseph M. Gaffney
    • Chani
    • Dipesh
    • Maninalift
    • Todos os colaboradores anônimos

    Back to the Introduction page