Preferências do Sistema/Inicialização e Desligamento

    From KDE UserBase Wiki
    The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

    Configurações que afetam a inicialização e desligamento do seu espaço de trabalho

    Information

    If you know something about these preferences then please help us by adding information. Don't worry about formatting. We will help you ensure that your text is properly formatted.


    Iniciar automaticamente

    This article describes how to use the program systemsettings to configure KDE's startup. To follow this chapter, call systemsettings and select Startup and Shutdown.

    Aqui você pode configurar quais aplicativos ou scripts deverão ser executados assim que você logar-se no espaço de trabalho do Plasma. Você pode querer adicionar aqui aplicativos que sempre estão funcionando, como o KAlarm ou o KTorrent.

    Clicar em Adicionar programa... abre o aplicativo padrão para seleção a partir do qual você pode selecionar uma aplicação. Um arquivo .desktop para o aplicativo será criado na pasta de início automático. Quando você selecionar um aplicativo, uma janela de Propriedades será aberta. Basta clicar em OK e está feito. Você pode modificar as propriedades do aplicativo mais tarde: selecione o aplicativo na lista e clique em Propriedades para exibir a janela novamente.

    Você pode suspender temporariamente o início automático de um aplicativo desmarcando a caixa de opeção na coluna Estado. Você também pode especificar que o aplicativo somente deve iniciar quando você inicia uma sessão do KDE. Para fazer isto, selecione o aplicativo, clique em Avançado e marque a opção.

    Ao clicar em Adicionar script..., será solicitado um caminho para um script. Escreva o caminho na caixa de texto ou clique no botão para obter uma janela para seleção de arquivo. Se você desmarcar a opção Criar como link simbólico o arquivo de script será copiado para a pasta de início automático. Caso contrário, um link será criado. Você pode usar os botões Propriedades e Avançado da mesma maneira que para aplicativos.

    Com scripts você tem uma opção a mais: na coluna Executar em você encontrará uma lista com três opções: Inicialização, Desligamento e Pré-inicialização do KDE, que determina quando o script é executado - na inicialização (após o computador ser iniciado), quando você sai do computador ou durante a inicialização, respectivamente. Observe que para usar as duas últimas opções, o script deve ter a extensão .sh.

    Gerenciador de serviços


    Gerenciamento de sessões

    Settings affecting session restore&co

    Session Management allows you to choose how KDE should look when you log in:

    • Restore previous session
    • Restore manually saved session
    • Start with an empty session

    Information

    To manually save a session, you must first select the Restore manually saved session option and Apply. Then, when you use the KDE Menu -> Leave you will find that you have a new option - Save Session.