Solução de problemas/Samsung scx-4500W

    From KDE UserBase Wiki
    Revision as of 00:40, 7 June 2011 by MarcusGama (talk | contribs)
    Other languages:

    Mike Cloaked <mike.cloaked at gmail.com> postou o seguinte comentário referente a instalação no Fedora 14. Observe que algumas referências são a pastas locais e você pode ter que adequar estas localizações ao seu sistema.


    Configurando a impressora

    A técnica de configuração a seguir funciona para as versões recentes do Fedora, do F12 ao F14.

    Baixe o conjunto de drivers e descompacte-o. Os drivers estão disponíveis em Samsung's web page.

    Não instale seus scripts. Ao invés disso, extraia os dois arquivos a seguir do arquivo de driver unificado: Adicione o arquivo rastertosamsungspl (de cdroot/Linux/i386/at_root/usr/lib/cups/filter/rastertosamsungspl) ao /usr/lib/cups/filter/
    sendo o scx4500w.ppd (from cdroot/Linux/noarch/at_opt/share/ppd/) também necessário. Você precisa fazer um "cd" para o /usr/share/cups/model/foomatic-db-ppds, criar o diretório "samsung", e então

    gzip -c
    /path-to-my-scx4500w/scx4500w.ppd > samsung/scx4500w.ppd.gz

    Verifique se o contextos do SELinux dos novos arquivos correspondem aos demais neste diretório. Isto é tudo que é necessário. Em seguida, conecte na porta USB do computador que está rodando o Fedora 12, 13 ou 14 e ligue a impressora enquanto observava o arquivo de mensagens.

    Na inicialização, ele deve reconhecer imediatamente a impressora e o arquivo de mensagens deve mostrar que o dispositivo foi encontrado corretamente, com suas linhas semelhantes a:

    Nov 22 18:22:59 home1 kernel: [  336.170027] usb 1-1: new high speed USB device using ehci_hcd and address 4
    Nov 22 18:22:59 home1 kernel: [  336.284908] usb 1-1: New USB device found, idVendor=04e8, idProduct=342b
    Nov 22 18:22:59 home1 kernel: [  336.284911] usb 1-1: New USB device strings: Mfr=1, Product=2, SerialNumber=3
    Nov 22 18:22:59 home1 kernel: [  336.284914] usb 1-1: Product: SCX-4500W Series
     
    Nov 22 18:22:59 home1 kernel: [ 336.284917] usb 1-1: Manufacturer: Samsung Electronics Co., Ltd.

    Uma janela aparece dizendo que a impressora foi adicionada e perguntando se deseja verificar as configurações - tudo que se precisa mudar é o tamanho do papel do US Letter para o A4 e então imprimir uma página teste - que deve parecer perfeita.

    Então, imprima a página de status do sistema da impressora, que deverá estar correta, e então finalmente uma página de teste a partir do computador.

    Em seguida, verifique se a impressora está visível para outras máquinas na rede. Se não estiver, então vá para localhost:631 em um navegador e verifique se a impressora está compartilhada para outras máquinas.

    Você pode tentar usar o cabo ethernet mais tarde, ou mudar as configurações da rede sem fio. Eu terei que colocá-la na rede local e fornecer um endereço IP específico, diferente do endereço padrão 192.x.x.x que vem com a impressora uma vez que minha rede é 10.0.0.x.

    A digitalização funciona muito bem, mas alguns ajustes na configuração são necessários.

    A impressora esteja funcionando, apesar de ser uma impressora não suportada - e usando somente dois arquivos obtidos de outra impressora Samsug, foi possível que os aplicativos Linux imprimissem perfeitamente.


    Digitalizando

    Eu testei agora a digitalização no scx-4500w. Para o Fedora 14, foi necessário adicionar na seção Samsung do arquivo /lib/udev/rules.d/65-libsane.rules:

    # Samsung SCX-4500W
     ATTRS{idVendor}=="04e8", ATTRS{idProduct}=="342b", ENV{libsane_matched}="yes"

    Este foi o único passo necessário. Após o computador ser reiniciado, o digitalizador funcionou (por exemplo, usando o GIMP)

    Então, eu simplesmente iniciei o GIMP e solicitei para fazer uma digitalização - ele encontrou o digitalizador, que funcionou sem qualquer configuração adicional.

    Assim, embora eu tenha testado apenas a impressão e a capacidade de digitalização no Fedora 14, através da porta USB, ele funciona muito bem.

    Ainda a ser testado:

    1. acesso à impressora via ethernet
    2. acesso à impressora via wireless
    3. acesso ao digitalizado via ether/wifi

    Se alguém fez outros testes neste Samsung SCX-4500W e possui detalhes da configuração passo-a-passo, eu gostaria de receber estas informações. De qualquer forma esta é uma boa impressora, e muito silenciosa em operação, sendo também muito bonita!

    Acesso em Rede

    A impressora vem configurada com um endereço IP padrão de 192.0.0.192.

    A fim de fazer com que a interface de rede funcione em minha rede local, que usa a faixa de ip 10.0.xx, eu inicialmente eu iniciei um antigo laptop e conectei-o com um cabo ethernet crossover que vem com a impressora. Então eu parei o serviço NetworkManager'" e, em seguida, iniciei o serviço network.

    O próximo passo é tornar-se root e colocar o laptop no mesmo intervalo de IP da impressora digitando:

    ifconfig eth0 192.0.0.10 up

    Em seguida, inicie o Firefox e vá para o endereço 192.0.0.192 que imediatamente se conecta à interface de gerenciamento embutida na impressora (chamada "SyncThru" no jargão Samsung) e exibida como uma página Web no Firefox.

    Então é fácil encontrar a página de rede e alterar o endereço IP para qualquer um IP estático na faixa da minha rede local ou deixe-o continuar a usar o DHCP. No meu caso quando eu tinha o endereço MAC da interface de rede da impressora que eu poderia acrescentar que para o meu servidor DHCP local e fornecer à impressora um nome local.

    Se você não estiver executando seu próprio servidor DHCP, então é provavelmente mais fácil fornecer um IP estático no mesmo intervalo de endereços de rede local.

    A rede está organizada de forma que se o cabo de ethernet for plugado na impressora, ela usa a interface com fio e caso nenhum cabo seja conectado, será usada a interface wireless.

    Então vá para a próxima página da interface sem fio no SyncThru, e configure as definições sem fio para o seu próprio ponto de acesso local. No meu caso, ele usa WPA2 com AES, mas sua configuração pode variar.

    Assim que eu desconectei o cabo Ethernet, a impressora conectou-se ao meu ponto de acesso sem fio e recebeu o seu endereço IP através do meu servidor DHCP. Em seguida, iniciei o Firefox na minha máquina principal e indo para o endereço IP da impressora me conectei com a interface de gerenciamento embutida (SyncThru). De lá, a habitual gama de configurações da impressora estava acessível e também o monitoramento do uso de páginas e do toner.

    Ainda a ser testado:

    • (1) acesso à impressora pela rede
    • (2) acesso à impressora pela rede sem fio
    • (3) acesso ao digitalizador pela rede/wifi

    Se alguém fez outros testes no SCX-4500W da Samsung e possui detalhes da configuração passo-a-passo eu estaria interessado em receber estas informações. De qualquer forma, ela é uma ótima impressora, e muito silenciosa durante operação, além de ser muito bonita também!

    Acesso pela rede

    A impressora vem configurada com um endereço IP padrão de 192.0.0.192.

    Para fazer com que a interface de rede funcione em minha rede local que está no intervalo de IP 10.0.x.x, eu inicialmente liguei um laptop antigo e conectei-o à impressora com o cabo crossover que vem com ela. Então eu parei o serviço do NetworkManager e então iniciei o serviço "network".

    O próximo passo é logar-se como administrador (root) e colocar o laptop no mesmo intervalo de IP da impressora digitando:

    ifconfig eth0 192.0.0.10 up