Solução de problemas/Samsung scx-4500W

Revision as of 02:27, 2 June 2015 by André Marcelo Alvarenga (talk | contribs)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search
Other languages:
English • ‎català • ‎dansk • ‎português do Brasil • ‎українська

Mike Cloaked <mike.cloaked at gmail.com> postou o seguinte comentário referente a instalação no Fedora 14. Observe que algumas referências são a pastas locais e você pode ter que adequar estas localizações ao seu sistema.


Configurando a impressora

A técnica de configuração a seguir funciona para as versões recentes do Fedora, do F12 ao F14.

Baixe o conjunto de drivers e descompacte-o. Os drivers estão disponíveis em Samsung's web page.

Não instale seus scripts. Ao invés disso, extraia os dois arquivos a seguir do arquivo de driver unificado: Adicione o arquivo rastertosamsungspl (de cdroot/Linux/i386/at_root/usr/lib/cups/filter/rastertosamsungspl) ao /usr/lib/cups/filter/
sendo o scx4500w.ppd (from cdroot/Linux/noarch/at_opt/share/ppd/) também necessário. Você precisa fazer um "cd" para o /usr/share/cups/model/foomatic-db-ppds, criar o diretório "samsung", e então

gzip -c
/path-to-my-scx4500w/scx4500w.ppd > samsung/scx4500w.ppd.gz

Verifique se os contextos do SELinux dos novos arquivos correspondem aos demais neste diretório. Isto é tudo que é necessário. Em seguida, conecte na porta USB do computador que está rodando o Fedora 12, 13 ou 14 e ligue a impressora enquanto observava o arquivo de mensagens.

Na inicialização, ele deve reconhecer imediatamente a impressora e o arquivo de mensagens deve mostrar que o dispositivo foi encontrado corretamente, com suas linhas semelhantes a:

Nov 22 18:22:59 home1 kernel: [  336.170027] usb 1-1: new high speed USB device using ehci_hcd and address 4
Nov 22 18:22:59 home1 kernel: [  336.284908] usb 1-1: New USB device found, idVendor=04e8, idProduct=342b
Nov 22 18:22:59 home1 kernel: [  336.284911] usb 1-1: New USB device strings: Mfr=1, Product=2, SerialNumber=3
Nov 22 18:22:59 home1 kernel: [  336.284914] usb 1-1: Product: SCX-4500W Series
 
Nov 22 18:22:59 home1 kernel: [ 336.284917] usb 1-1: Manufacturer: Samsung Electronics Co., Ltd.

Uma janela aparece dizendo que a impressora foi adicionada e perguntando se deseja verificar as configurações - tudo que se precisa mudar é o tamanho do papel do US Letter para o A4 e então imprimir uma página teste - que deve parecer perfeita.

Então, imprima a página de status do sistema da impressora, que deverá estar correta, e então finalmente uma página de teste a partir do computador.

Em seguida, verifique se a impressora está visível para outras máquinas na rede. Se não estiver, então vá para localhost:631 em um navegador e verifique se a impressora está compartilhada para outras máquinas.

Você pode tentar usar o cabo ethernet mais tarde, ou mudar as configurações da rede sem fio. Eu terei que colocá-la na rede local e fornecer um endereço IP específico, diferente do endereço padrão 192.x.x.x que vem com a impressora uma vez que minha rede é 10.0.0.x.

A digitalização funciona muito bem, mas alguns ajustes na configuração são necessários.

A impressora está funcionando, apesar de ser uma impressora não suportada - e usando somente dois arquivos obtidos de outra impressora Samsung, foi possível que os aplicativos Linux imprimissem perfeitamente.


Digitalizando

Eu testei agora a digitalização no scx-4500w. Para o Fedora 14, foi necessário adicionar na seção Samsung do arquivo /lib/udev/rules.d/65-libsane.rules:

# Samsung SCX-4500W
 ATTRS{idVendor}=="04e8", ATTRS{idProduct}=="342b", ENV{libsane_matched}="yes"

Este foi o único passo necessário. Após o computador ser reiniciado, o digitalizador funcionou (por exemplo, usando o GIMP)

Então, eu simplesmente iniciei o GIMP e solicitei para fazer uma digitalização - ele encontrou o digitalizador, que funcionou sem qualquer configuração adicional.

Assim, embora eu tenha testado apenas a impressão e a capacidade de digitalização no Fedora 14, através da porta USB, ele funciona muito bem.

Ainda a ser testado:

  1. acesso à impressora via ethernet
  2. acesso à impressora via wireless
  3. acesso ao digitalizado via ether/wifi

Se alguém fez outros testes neste Samsung SCX-4500W e possui detalhes da configuração passo-a-passo, eu gostaria de receber estas informações. De qualquer forma esta é uma boa impressora, e muito silenciosa em operação, sendo também muito bonita!

Acesso em Rede

A impressora vem configurada com um endereço IP padrão de 192.0.0.192.

A fim de fazer com que a interface de rede funcione em minha rede local, que usa a faixa de ip 10.0.xx, eu primeiro iniciei um antigo laptop e conectei-o com um cabo ethernet crossover que vem com a impressora. Então eu parei o serviço NetworkManager'" e, em seguida, iniciei o serviço network.

O próximo passo é tornar-se root e colocar o laptop no mesmo intervalo de IP da impressora digitando:

ifconfig eth0 192.0.0.10 up

Em seguida, inicie o Firefox e vá para o endereço 192.0.0.192 que imediatamente se conecta à interface de gerenciamento embutida na impressora (chamada "SyncThru" no jargão Samsung) e exibida como uma página Web no Firefox.

Então é fácil encontrar a página de rede e alterar o endereço IP para qualquer um IP estático na faixa da minha rede local ou deixe-o continuar a usar o DHCP. No meu caso quando eu tinha o endereço MAC da interface de rede da impressora que eu poderia acrescentar que para o meu servidor DHCP local e fornecer à impressora um nome local.

Se você não estiver executando seu próprio servidor DHCP, então é provavelmente mais fácil fornecer um IP estático no mesmo intervalo de endereços de rede local.

A rede está organizada de forma que se o cabo de ethernet for plugado na impressora, ela usa a interface com fio e caso nenhum cabo seja conectado, será usada a interface wireless.

Então vá para a próxima página da interface sem fio no SyncThru, e configure as definições sem fio para o seu próprio ponto de acesso local. No meu caso, ele usa WPA2 com AES, mas sua configuração pode variar.

Assim que eu desconectei o cabo Ethernet, a impressora conectou-se ao meu ponto de acesso sem fio e recebeu o seu endereço IP através do meu servidor DHCP. Em seguida, iniciei o Firefox na minha máquina principal e indo para o endereço IP da impressora me conectei com a interface de gerenciamento embutida (SyncThru). De lá, a habitual gama de configurações da impressora estava acessível e também o monitoramento do uso de páginas e do toner.

Avançar para começar a impressão através da rede em vez de via USB.

  1. Na máquina principal ir para Sistema -> Administração -> Impressão -> Nova Impressora
  2. Selecione Impressora de rede e a opção HP JetDirect (mesmo que você não vá usá-la).
  3. Use a IP da impressora conhecido na janela "host" e deixe o padrão "Porta 9100". Clique Encaminhar.
  4. Selecione o arquivo PPD (como nas seções acima) e navegue até ele - defina os demais parâmetros necessários. Mude o papel para A4.

Então eu mandei uma página de teste - e imprimi um item de correio - que parecia bem apesar do tamanho da página sendo um pequeno demais para a escrita na parte superior e inferior. Isto pode sem dúvida ser ajustado se necessário mais tarde. Então, qualquer outra máquina na rede pode usar a impressora através de cups ou definindo-a como um caminho independente através da rede como descrito acima.

Uma vez que o cabo com fios foram retirados, teste a impressão através da rede sem fio para a SCX-4500w. Se a impressora está conectada ao seu roteador local via ethernet, então a impressão irá através do roteador com fio - você não pode fazer com e sem fio ao mesmo tempo.

Digitalização através da rede

É possível digitalizar através da rede fazendo uma simples alteração no arquivo /etc/sane.d/xerox_mfp.conf. Basta adicionar as linhas a seguir no fim do arquivo:

#Endereço IP da rede wireless da impressora Samsung scx4500w
tcp xx.xx.xx.xx

onde xx.xx.xx.xx é o endereço IP estático da impressora configurada através da interface de gerenciamento SyncThru.

Em seguida inicie o Firefox e acesse o endereço 192.0.0.192 que imediatamente o conectará à interface de gerenciamento que vem embutida na impressora ( chamada "SyncThru" na terminologia da Samsung ) que é exibida como uma página Web no Firefox.

É fácil encontrar a página de rede e mudar o endereço IP para um endereço estático dentro do intervalo da minha rede local ou deixar a impressora continuar a usar o DHCP. No meu caso, uma vez que eu tenho o endereço MAC da interface de rede da impressora, eu poderia adicioná-lo ao meu servidor local DHCP e fornecer à impressora um nome local.


This page was last edited on 2 June 2015, at 02:27. Content is available under Creative Commons License SA 4.0 unless otherwise noted.