Solução de problemas/Samsung scx-4500W

From KDE UserBase Wiki
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
This page is a translated version of the page Troubleshooting/Samsung scx-4500W and the translation is 100% complete.
Other languages:

Mike Cloaked <mike.cloaked at gmail.com> postou o seguinte comentário referente a instalação no Fedora 14. Observe que algumas referências são a pastas locais e você pode ter que adequar estas localizações ao seu sistema.


Configurando a impressora

A técnica de configuração a seguir funciona para as versões recentes do Fedora, do F12 ao F14.

Baixe o conjunto de drivers e descompacte-o. Os drivers estão disponíveis em Samsung's web page.

Não instale seus scripts. Ao invés disso, extraia os dois arquivos a seguir do arquivo de driver unificado: Adicione o arquivo rastertosamsungspl (de cdroot/Linux/i386/at_root/usr/lib/cups/filter/rastertosamsungspl) ao /usr/lib/cups/filter/
sendo o scx4500w.ppd (from cdroot/Linux/noarch/at_opt/share/ppd/) também necessário. Você precisa fazer um "cd" para o /usr/share/cups/model/foomatic-db-ppds, criar o diretório "samsung", e então

gzip -c
/path-to-my-scx4500w/scx4500w.ppd > samsung/scx4500w.ppd.gz

Verifique se os contextos do SELinux dos novos arquivos correspondem aos demais neste diretório. Isto é tudo que é necessário. Em seguida, conecte na porta USB do computador que está rodando o Fedora 12, 13 ou 14 e ligue a impressora enquanto observava o arquivo de mensagens.

Na inicialização, ele deve reconhecer imediatamente a impressora e o arquivo de mensagens deve mostrar que o dispositivo foi encontrado corretamente, com suas linhas semelhantes a:

Nov 22 18:22:59 home1 kernel: [  336.170027] usb 1-1: new high speed USB device using ehci_hcd and address 4
Nov 22 18:22:59 home1 kernel: [  336.284908] usb 1-1: New USB device found, idVendor=04e8, idProduct=342b
Nov 22 18:22:59 home1 kernel: [  336.284911] usb 1-1: New USB device strings: Mfr=1, Product=2, SerialNumber=3
Nov 22 18:22:59 home1 kernel: [  336.284914] usb 1-1: Product: SCX-4500W Series
 
Nov 22 18:22:59 home1 kernel: [ 336.284917] usb 1-1: Manufacturer: Samsung Electronics Co., Ltd.

Uma janela aparece dizendo que a impressora foi adicionada e perguntando se deseja verificar as configurações - tudo que se precisa mudar é o tamanho do papel do US Letter para o A4 e então imprimir uma página teste - que deve parecer perfeita.

Então, imprima a página de status do sistema da impressora, que deverá estar correta, e então finalmente uma página de teste a partir do computador.

Em seguida, verifique se a impressora está visível para outras máquinas na rede. Se não estiver, então vá para localhost:631 em um navegador e verifique se a impressora está compartilhada para outras máquinas.

Você pode tentar usar o cabo ethernet mais tarde, ou mudar as configurações da rede sem fio. Eu terei que colocá-la na rede local e fornecer um endereço IP específico, diferente do endereço padrão 192.x.x.x que vem com a impressora uma vez que minha rede é 10.0.0.x.

A digitalização funciona muito bem, mas alguns ajustes na configuração são necessários.

A impressora está funcionando, apesar de ser uma impressora não suportada - e usando somente dois arquivos obtidos de outra impressora Samsung, foi possível que os aplicativos Linux imprimissem perfeitamente.


Digitalizando

Eu testei agora a digitalização no scx-4500w. Para o Fedora 14, foi necessário adicionar na seção Samsung do arquivo /lib/udev/rules.d/65-libsane.rules:

# Samsung SCX-4500W
 ATTRS{idVendor}=="04e8", ATTRS{idProduct}=="342b", ENV{libsane_matched}="yes"

Este foi o único passo necessário. Após o computador ser reiniciado, o digitalizador funcionou (por exemplo, usando o GIMP)

Então, eu simplesmente iniciei o GIMP e solicitei para fazer uma digitalização - ele encontrou o digitalizador, que funcionou sem qualquer configuração adicional.

Assim, embora eu tenha testado apenas a impressão e a capacidade de digitalização no Fedora 14, através da porta USB, ele funciona muito bem.

Ainda a ser testado:

  1. acesso à impressora via ethernet
  2. acesso à impressora via wireless
  3. acesso ao digitalizado via ether/wifi

Se alguém fez outros testes neste Samsung SCX-4500W e possui detalhes da configuração passo-a-passo, eu gostaria de receber estas informações. De qualquer forma esta é uma boa impressora, e muito silenciosa em operação, sendo também muito bonita!

Acesso em Rede

A impressora vem configurada com um endereço IP padrão de 192.0.0.192.

A fim de fazer com que a interface de rede funcione em minha rede local, que usa a faixa de ip 10.0.xx, eu primeiro iniciei um antigo laptop e conectei-o com um cabo ethernet crossover que vem com a impressora. Então eu parei o serviço NetworkManager'" e, em seguida, iniciei o serviço network.

O próximo passo é tornar-se root e colocar o laptop no mesmo intervalo de IP da impressora digitando:

ifconfig eth0 192.0.0.10 up

Em seguida, inicie o Firefox e vá para o endereço 192.0.0.192 que imediatamente se conecta à interface de gerenciamento embutida na impressora (chamada "SyncThru" no jargão Samsung) e exibida como uma página Web no Firefox.

Então é fácil encontrar a página de rede e alterar o endereço IP para qualquer um IP estático na faixa da minha rede local ou deixe-o continuar a usar o DHCP. No meu caso quando eu tinha o endereço MAC da interface de rede da impressora que eu poderia acrescentar que para o meu servidor DHCP local e fornecer à impressora um nome local.

Se você não estiver executando seu próprio servidor DHCP, então é provavelmente mais fácil fornecer um IP estático no mesmo intervalo de endereços de rede local.

A rede está organizada de forma que se o cabo de ethernet for plugado na impressora, ela usa a interface com fio e caso nenhum cabo seja conectado, será usada a interface wireless.

Então vá para a próxima página da interface sem fio no SyncThru, e configure as definições sem fio para o seu próprio ponto de acesso local. No meu caso, ele usa WPA2 com AES, mas sua configuração pode variar.

Assim que eu desconectei o cabo Ethernet, a impressora conectou-se ao meu ponto de acesso sem fio e recebeu o seu endereço IP através do meu servidor DHCP. Em seguida, iniciei o Firefox na minha máquina principal e indo para o endereço IP da impressora me conectei com a interface de gerenciamento embutida (SyncThru). De lá, a habitual gama de configurações da impressora estava acessível e também o monitoramento do uso de páginas e do toner.

Avançar para começar a impressão através da rede em vez de via USB.

  1. Na máquina principal ir para Sistema -> Administração -> Impressão -> Nova Impressora
  2. Selecione Impressora de rede e a opção HP JetDirect (mesmo que você não vá usá-la).
  3. Use a IP da impressora conhecido na janela "host" e deixe o padrão "Porta 9100". Clique Encaminhar.
  4. Selecione o arquivo PPD (como nas seções acima) e navegue até ele - defina os demais parâmetros necessários. Mude o papel para A4.

Então eu mandei uma página de teste - e imprimi um item de correio - que parecia bem apesar do tamanho da página sendo um pequeno demais para a escrita na parte superior e inferior. Isto pode sem dúvida ser ajustado se necessário mais tarde. Então, qualquer outra máquina na rede pode usar a impressora através de cups ou definindo-a como um caminho independente através da rede como descrito acima.

Uma vez que o cabo com fios foram retirados, teste a impressão através da rede sem fio para a SCX-4500w. Se a impressora está conectada ao seu roteador local via ethernet, então a impressão irá através do roteador com fio - você não pode fazer com e sem fio ao mesmo tempo.

Digitalização através da rede

É possível digitalizar através da rede fazendo uma simples alteração no arquivo /etc/sane.d/xerox_mfp.conf. Basta adicionar as linhas a seguir no fim do arquivo:

#Endereço IP da rede wireless da impressora Samsung scx4500w
tcp xx.xx.xx.xx

onde xx.xx.xx.xx é o endereço IP estático da impressora configurada através da interface de gerenciamento SyncThru.

Em seguida inicie o Firefox e acesse o endereço 192.0.0.192 que imediatamente o conectará à interface de gerenciamento que vem embutida na impressora ( chamada "SyncThru" na terminologia da Samsung ) que é exibida como uma página Web no Firefox.

É fácil encontrar a página de rede e mudar o endereço IP para um endereço estático dentro do intervalo da minha rede local ou deixar a impressora continuar a usar o DHCP. No meu caso, uma vez que eu tenho o endereço MAC da interface de rede da impressora, eu poderia adicioná-lo ao meu servidor local DHCP e fornecer à impressora um nome local.