Tutorials/Install KDE software/pt-br: Difference between revisions

    From KDE UserBase Wiki
    No edit summary
    No edit summary
    Line 1: Line 1:
    <languages />
    <languages />


    == Instale o software KDE ==
    == Instale o software da KDE ==


    Para instalar o software KDE, recomendamos o uso dos meios de sua distribuição. [http://www.linuxintro.org/wiki/Find_out_your_distribution Aqui está como você encontra o nome e a versão da sua distribuição].
    Para instalar o software KDE, recomendamos o uso dos meios de sua distribuição. [http://www.linuxintro.org/wiki/Find_out_your_distribution Aqui está como você encontra o nome e a versão da sua distribuição].

    Revision as of 17:52, 25 January 2020

    Instale o software da KDE

    Para instalar o software KDE, recomendamos o uso dos meios de sua distribuição. Aqui está como você encontra o nome e a versão da sua distribuição.

    Template:Dica

    A partir da GUI

    Discover

    O Discover é o Centro de Software da KDE e trabalha com todo o fluxo de aplicativos de suporte à distribuição (Ubuntu, Debian, Arch-Linux, OpenSUSE, Red Hat, Fedora, ...). Se você quiser obter mais informações sobre o Discover, visite a página discover.


    Procurando por KDE no Discover.

    openSUSE - YaST

    No openSUSE, você tem a opção entre usar o Discover e a ferramenta de gerenciamento de software YaST.

    Você encontra a ferramenta de gerenciamento de pacotes do openSUSE na guia Computador do menu Iniciar. Abra isso e clique no ícone Gerenciamento de software para iniciar o gerenciador de pacotes.

    Procurando pelo KDE no gerenciamento de software do YaST.

    Use o campo de pesquisa para encontrar o pacote que você deseja instalar; você pode pesquisar pelo nome ou pela descrição do pacote e só precisa inserir parte do nome. Você receberá uma lista de pacotes correspondentes à sua pesquisa. Clique nas caixas de seleção dos pacotes a serem instalados e, em seguida, clique em Aceitar. Veja esta página para mais informações sobre gerenciamento de pacotes e openSUSE.

    Loja do Windows

    Alguns aplicativos do KDE também estão disponíveis na Windows Store. Por exemplo, você pode comprar o Krita, um software de pintura digital ou o KStars.

    Na linha de comando

    Se você achar que o uso de um gerenciador de pacotes é insuportavelmente lento, convém usar a instalação da linha de comandos. Isso é muito mais rápido, mas a desvantagem é que você precisa saber o nome exato do pacote que deseja instalar. Cada sistema possui comandos úteis para pesquisar, por exemplo, portanto, tente usar a primeira palavra do comando de instalação abaixo, com --help anexado. Como exemplo, o yum --help listará os comandos que você pode usar para o Fedora, mas eles são muitos e podem ser confusos no início.

    openSUSE

    Com o openSUSE, você instala o software usando 'zypper' por exemplo, para instalar KWrite, você abre um console e insere zypper in kwrite.

    Ubuntu

    Com o Ubuntu Linux, você instala o software usando 'apt' . Por exemplo, para instalar KWrite, você abre um console e insira sudo apt install kwrite

    Fedora

    O Fedora usa yum para instalar KWrite, você faria abrir um console e digite yum install kwrite Se você não tiver certeza do nome de um pacote, pode usar lista yum com curingas para ver todos os pacotes com uma palavra como parte do nome do pacote, — por exemplo yum list *network* listará todos os pacotes disponíveis com "rede" como parte do nome. Lançando ainda mais, o yum search mpeg listará todos os pacotes que possuem mpeg no nome ou na descrição do pacote.

    Gentoo

    Com o Gentoo, você instala o software usando emerge, por exemplo para KWrite, você abre um console e digite emerge --ask kwrite (usando --ask para obter uma visão geral das dependências necessárias e USE flag antes de confirmar). Se você não souber o nome de um pacote, poderá usar emerge --search para ver todos os pacotes com uma palavra como parte do nome do pacote, — por exemplo. emerge --search network listará todos os pacotes disponíveis com "network" como parte do nome.

    Mageia e OpenMandriva Lx

    Você pode usar urpmi para instalar o software KDE a partir de uma linha de comando. Outros comandos úteis podem ser encontrados em página da Wikipedia em Urpmi

    Arch linux e Manjaro

    Com o Arch linux e a distribuição baseada em arch linux como o Manjaro, você pode instalar o software usando o utilitário pacman. Por exemplo, para instalar KWrite, você abre um console e insira sudo pacman -S kwrite