Tutorials/KDE3 to KDE SC 4/pt-br: Difference between revisions

    From KDE UserBase Wiki
    (Created page with "No KDE SC 4 você deve acessar o painel de controle (use o ícone da caixa de ferramentas do '''plasma''', o caju amarelo existente no canto direito do painel). Se você bloquear...")
    (Created page with "Encerre as modificações clicando no X em um círculo vermelho no painel de configuração e bloqueie seus widgets novamente se desejar (menu do clique-direito, como feito anter...")
    Line 50: Line 50:
    No KDE SC 4 você deve acessar o painel de controle (use o ícone da caixa de ferramentas do '''plasma''', o caju amarelo existente no canto direito do painel). Se você bloquear seus widgets (ou sua distribuição fizer isto por padrão) precisará primeiro desbloqueá-los. Isto pode ser feito a partir do menu do clique-direito na área de trabalho. Quando o cursor se mover sobre um widget (ou plasmóide) ele muda para a forma de um diamante. Use o cursor para arrastar cada widget para o seu novo local.
    No KDE SC 4 você deve acessar o painel de controle (use o ícone da caixa de ferramentas do '''plasma''', o caju amarelo existente no canto direito do painel). Se você bloquear seus widgets (ou sua distribuição fizer isto por padrão) precisará primeiro desbloqueá-los. Isto pode ser feito a partir do menu do clique-direito na área de trabalho. Quando o cursor se mover sobre um widget (ou plasmóide) ele muda para a forma de um diamante. Use o cursor para arrastar cada widget para o seu novo local.


    Finish by clicking on the X in a red circle on the configuration panel, and lock your widgets again if you wish, (right click menu, as before).
    Encerre as modificações clicando no X em um círculo vermelho no painel de configuração e bloqueie seus widgets novamente se desejar (menu do clique-direito, como feito anteriormente).


    === Show the application name instead of the description in the K - menu ===
    === Show the application name instead of the description in the K - menu ===

    Revision as of 22:12, 28 October 2010

    Do se trata esta página

    SC 4? O que é isto? A comunidade KDE distribui um grande número de aplicativos nos pacotes do núcleo do sistema. Eles são conhecidos como a Compilação de Software do KDE, do inglês Software Compilation. Para facilitar, nós abreviamos isso para SC 4.

    À primeira vista, parece que algumas funcionalidades que existiam no KDE estão faltando no KDE SC 4. De fato, muitas destas funcionalidades estão disponíveis, mas podem ser melhor abordadas de maneira diferente. Imagine uma placa de "Estrada Fechada" - você apenas seleciona uma rota alternativa. Isto foi o que aconteceu com diversas funcionalidades, por diversos motivos.

    Um caso particular de "funcionalidade faltando" foi a migração do kcontrol para o systemsettings. Muitas das configurações do kcontrol eram relacionadas com aplicativos específicos. Estas configurações foram movidas para o aplicativo em questão, ao invés de estar no painel de controle geral.

    Velhos amigos, novas maneiras

    O kcontrol não existe mais

    O KControl não existe mais. O aplicativo Configurações do Sistema, que possui o ícone de duas ferramentas cruzadas, o substituiu. Por padrão, ele usa uma visão em ícones, organizada em grupos. Você pode usar a opção Configuração (veja o ícone da chave inglesa) para alterá-la para a Visão Clássica em Árvore.

    Criar ícones na área de trabalho

    Usar uma área de trabalho clássica

    No KDE SC 4 existem dois modos de área de trabalho, sendo que um deles deve ser o padrão em sua distribuição. Você pode alternar entre eles executando um clique-direito em sua área de trabalho, selecionando Configurações da área de trabalho (algumas distribuições chamam isso de Configurações de aparência) e escolhendo o Tipo -> Área de trabalho (para aqueles que gosta de uma área de trabalho limpa e espaçosa) ou Visão de pasta (que se comporta de maneira semelhante à área de trabalho do KDE3).

    Uma abordagem diferente

    Fara uma área de trabalho mais limpa, experimente usar o tipo Área de trabalho, com uma pequena visão de pasta no canto de sua tela (ela rola) para suas pastas de dados. Uma coisa legal é que se você passa o mouse sobre uma pasta ela desce pela árvore de diretórios de modo que você possa abrir um arquivo sem precisar usar um gerenciador de arquivos.

    Nota

    No 4.4 você tem que clicar na seta para cima para descer na árvore.


    Além disso, ao invés de usar o menu para iniciar aplicativos, experimente digitar o nome (ou parte do nome ou função) no krunner (acessado usando o alt+F2 ou o menu do clique-direito (contexto) da área de trabalho). O Krunner faz uma pesquisa aproximada, de modo que se você digitar 'write' ele irá oferecer todos os aplicativos relevantes que você tiver instalado, talvez o kwrite, o openoffice-writer, o kword, ou ogoogledocs, e qualquer favorito relacionado, assim você não precisa se lembrar do termo muito precisamente.

    Ou arrastar e soltar?

    Você pode arrastar um ícone para a área de trabalho tanto do tipo Área de trabalho como na Visão de pasta. Você obterá opções adequadas ao tipo de arquivo. Por exemplo, se você arrastar e soltar uma imagem para a área de trabalho, será oferecido um visualizador (que abre o arquivo, sendo apresentados os ícones dos aplicativos relevantes, ou de remoção de arquivo - mover para a lixeira), a abertura numa moldura, ou a colocação de um ícone para ele na área de trabalho. Se você não ver uma opção de visualização, talvez precise instalar o kdeplasma-addons.

    Outra função de arrastar-e-soltar do Dolphin é arrastar uma pasta para criar uma visão de pasta. Lembre-se que você pode dimensioná-la para atender as suas necessidades, fazendo uso de uma barra de rolagem. Você pode inclusive descer pela árvore de uma pasta apenas pairando o ponteiro sobre ela, assim abrir um arquivo é muito mais rápido do que abrir um gerenciador de arquivos para encontrá-lo.

    Montagem automática de dispositivos USB

    No KDE 3 você podia optar por ter os dispositivos montados automaticamente com o uso de um plugin. No KDE SC 4 isto não é o normal. Você monta manualmente, seja a partir do notificador de dispositivos, escolhendo uma ação, ou clicando no ícone do dispositivo no Dolphin. A partir do KDE SC 4.2 é possível usar um plasmóide notificador de dispositivos alternativo que suporta a funcionalidade de montagem automática. Você pode ler sobre isso aqui.

    Abordagem alternativa:

    Usuários avançados podem preferir estudar a criação de regras para dispositivos USB. A documentação pode ser encontrada neste guia para escrita de regras para o udev.

    Nota

    Estas duas soluções são medidas temporárias. A montagem automática pode ser restaurada em uma versão posterior.


    Ocultar automaticamente painéis

    Para obter isto clique no ícone de configurações do plasma (caju amarelo no lado direito do painel) e selecione configurar painel. Então em mais opções ative "ocultar automaticamente". A ocultação manual, como no KDE3, não é possível atualmente.

    Mover mini-aplicativos no painel

    No KDE SC 4 você deve acessar o painel de controle (use o ícone da caixa de ferramentas do plasma, o caju amarelo existente no canto direito do painel). Se você bloquear seus widgets (ou sua distribuição fizer isto por padrão) precisará primeiro desbloqueá-los. Isto pode ser feito a partir do menu do clique-direito na área de trabalho. Quando o cursor se mover sobre um widget (ou plasmóide) ele muda para a forma de um diamante. Use o cursor para arrastar cada widget para o seu novo local.

    Encerre as modificações clicando no X em um círculo vermelho no painel de configuração e bloqueie seus widgets novamente se desejar (menu do clique-direito, como feito anteriormente).

    Show the application name instead of the description in the K - menu

    KDE3 used to let you configure whether you wanted to see the application name (e.g. amarok) or the description (e.g. media player). KDE SC 4 always shows only the description and this makes it very hard to find applications.

    If you use 'Kickoff Menu Style', you can easily find an application by typing the first few letters of its name in the "Search" line of the Application Launcher. Once you have found it you can choose to add it to Favorites or to add a launcher icon into the panel or on the desktop.

    If you dislike the 'click on everything' style of Kickoff you may like to try Lancelot which has most of the advantages of Kickoff and some nice tricks of its own.

    If you prefer the old K menu, then right click the K menu icon and choose Switch to Classic Menu Style. Now you can configure how to show applications in the menu: Right click on the K icon -> Application Launcher settings. Check the Show applications by name option, click OK. Done.

    Information

    A collection of screencasts help you adjust to many of the tasks you meet daily


    Bluetooth

    BlueDevil is nearly ready to use.