Tutorials/MIDI on Linux/pt-br: Difference between revisions

    From KDE UserBase Wiki
    (Created page with "==Placas de som com sintetizador por hardware==")
    No edit summary
    (17 intermediate revisions by 2 users not shown)
    Line 1: Line 1:
    <languages />
    <languages />
    __TOC__
    __TOC__
    {{Informação|O MIDI é um conjunto de tecnologias relacionado com a descrição e transmissão de dados musicais, sem no entanto ser um formato de áudio digital. Para usar a maioria dos programas de MIDI no Linux, como em qualquer outro sistema operacional, um sintetizador de MIDI é necessário.}}
    {{Info/pt-br|O MIDI é um conjunto de tecnologias relacionado com a descrição e transmissão de dados musicais, sem no entanto ser um formato de áudio digital. Para usar a maioria dos programas de MIDI no Linux, como em qualquer outro sistema operacional, um sintetizador de MIDI é necessário.}}


    Um sintetizador de MIDI converte eventos MIDI em som. O sintetizador pode ser um dispositivo de hardware externo ou estar integrado em uma placa de som. Ele pode também ser um aplicativo de sintetização, isto é, um programa.
    Um sintetizador de MIDI converte eventos MIDI em som. O sintetizador pode ser um dispositivo de hardware externo ou estar integrado em uma placa de som. Ele pode também ser um aplicativo de sintetização, isto é, um programa.
    Line 19: Line 19:
    ==Placas de som com sintetizador por hardware==
    ==Placas de som com sintetizador por hardware==


    Some sound cards, such as the ones manufactured by ''Creative Labs'' (SB AWE, Sound Blaster Live! and Audigy) have a MIDI synthesizer using wave-table sound samples as a synthesis method. These samples are being loaded into the sound card before using MIDI software, preferably at system boot. If you own one of these cards:
    Algumas placas de som, como as fabricadas pela ''Creative Labs'' (SB AWE, Sound Blaster Live! e Audigy) possuem um sintetizador de MIDI que usa tabelas com amostras de som como métodos de sintetização. Estas amostras são carregadas na placa de som antes de se usar o programa de MIDI, preferencialmente na inicialização do sistema. Se você possuir uma destas placas:


    * In addition to ALSA, also install the software package '''awesfx''' which includes the sound samples loader, ALSA scripts and udev rules to automatically load on system boot.
    * Além do ALSA, instale o pacote de programa '''awesfx''' que inclui um carregador de amostras de som, scripts do ALSA e regras do udev para carregar automaticamente na inicialização do sistema.
    * Install '''SoundFont files''' provided by the manufacturer or other alternative SF2 files in /usr/share/sounds/sf2.
    * Instale os '''arquivos SoundFont''' fornecidos pelo fabricante ou outros arquivos SF2 alternativos em /usr/share/sounds/sf2.
    * Edit the configuration file /etc/sysconfig/sound. On the value for the key <menuchoice>SOUNDFONT_FILES</menuchoice>, provide the name of one or several SF2 files that must be loaded on system startup. The file names and locations may vary from one distribution to another, these instructions apply to ''openSUSE''.
    * Edite o arquivo de configuração /etc/sysconfig/sound. No valor para a chave <menuchoice>SOUNDFONT_FILES</menuchoice>, forneça o nome de um dos diversos arquivos SF2 para que ele seja carregada na inicialização do sistema. Os nomes e localizações dos arquivos podem variar de uma distribuição para outra, sendo que estas instruções se aplicam ao ''openSUSE''.


    '''SoundFont files'''can also be loaded manually. Read the manual of '''asfxload''' for more information.  
    Os '''arquivos SoundFont''' podem também ser carregados manualmente. Leia o manual do '''asfxload''' para mais informações.  


    ==Software Synthesizers==
    ==Programas sintetizadores==


    The classic software synthesizer for Linux is [http://timidity.sf.net TiMidity++], but the latest release is from 2004. It requires sound samples in ''GUS'' or ''SF2'' format. It can be used independently as a player, but if you want to use it in conjunction with other ALSA sequencer compatible programs, you must provide the "-iA" option, for example:
    O programa de sintetização de som clássico para o Linux é o [http://timidity.sf.net TiMidity++], mas sua última versão foi lançada em 2004. Ele requer amostras de som no formato ''GUS'' ou ''SF2''. Ele pode ser usado independentemente como um reprodutor, mas se você deseja usá-lo em conjunção com outros programas de sequenciamento ALSA compatíveis, você deve fornecer a opção "-iA", por exemplo:


    {{Input|1= timidity -iA}}
    {{Input|1= timidity -iA}}


    Another software synthesizer, with modern and modular design and active maintenance is [http://www.fluidsynth.org FluidSynth]. It uses sound samples in ''SF2'' format, and has a friendly graphic interface called [http://qsynth.sf.net QSynth]. You can also run it from the command line, for example:
    Outro programa sintetizador, com um desenho moderno e modular e manutenção ativa é o [http://www.fluidsynth.org FluidSynth]. Ele usa amostra de sons no formato ''SF2'', e possui uma interface gráfica amigável chamada [http://qsynth.sf.net QSynth]. Você pode executá-lo a partir da linha de comando, por exemplo:


    {{Input|1= fluidsynth -a alsa /usr/share/sound/sf2/soundfont.sf2 }}
    {{Input|1= fluidsynth -a alsa /usr/share/sound/sf2/soundfont.sf2 }}


    or:
    ou:


    {{Input|1= fluidsynth -a pulseaudio /usr/share/sound/sf2/soundfont.sf2 }}
    {{Input|1= fluidsynth -a pulseaudio /usr/share/sound/sf2/soundfont.sf2 }}


    The graphical configuration of [http://qsynth.sf.net QSynth] is quite simple. See the following example [http://qsynth.sourceforge.net/qsynth-screenshots.html screenshots].
    A configuração gráfica do [http://qsynth.sf.net QSynth] é bem simples. Veja as [http://qsynth.sourceforge.net/qsynth-screenshots.html imagens] de exemplo a seguir.


    ==SoundFont Files==
    ==Arquivos SoundFont==


    These files represent the fish, meat and vegetables in your MIDI recipe. Here are some recommendations.
    Estes arquivos representam o peixe, a carne e os vegetais na sua receita MIDI. Aqui vão algumas recomendações.


    * SoundFonts Collections: [http://www.hammersound.net http://www.hammersound.net]
    * Coleções de SoundFonts: [http://www.hammersound.net http://www.hammersound.net]
    * [http://www.schristiancollins.com/generaluser.php General User GS], by S.Christian Collins.  
    * [http://www.schristiancollins.com/generaluser.php Uso Geral do GS], por S.Christian Collins.  
    **Available at [http://packman.links2linux.de/package/GeneralUser/ packman repositories] for openSUSE.  
    **Disponível nos [http://packman.links2linux.de/package/GeneralUser/ repositórios do packman] para o openSUSE.  
    * FluidR3. A big, high quality SoundFont.  
    * FluidR3. Um grande SoundFont de excepcional qualidade.  
    **Available for openSUSE [http://jftp.medozas.de packaged by Jan Engelhardt].  
    **Disponível para o openSUSE em [http://jftp.medozas.de empacotado por Jan Engelhardt].  
    **There is also a [http://packages.debian.org/sid/fluid-soundfont-gs Debian package].
    **Existe também um [http://packages.debian.org/sid/fluid-soundfont-gs pacote do Debian].


    [[Category:Multimedia]]
    [[Category:Multimídia/pt-br]]
    [[Category:Tutorials]]
    [[Category:Tutoriais/pt-br]]

    Revision as of 00:29, 16 June 2013

    Informação

    O MIDI é um conjunto de tecnologias relacionado com a descrição e transmissão de dados musicais, sem no entanto ser um formato de áudio digital. Para usar a maioria dos programas de MIDI no Linux, como em qualquer outro sistema operacional, um sintetizador de MIDI é necessário.


    Um sintetizador de MIDI converte eventos MIDI em som. O sintetizador pode ser um dispositivo de hardware externo ou estar integrado em uma placa de som. Ele pode também ser um aplicativo de sintetização, isto é, um programa.

    Existem arquivos MIDI com a extensão .MID contendo música no formato de dados do MIDI. Podemos explicar isto em termos culinários. Ouvir uma música em um CD é semelhante a comer em um restaurante e o MP3 seria comparável a um fast food. Dito isto, um arquivo MIDI é como uma receita: você tem que obter os ingredientes apropriados e usar os utensílios de cozinha. Ao invés do forno, potes e panelas você usará sintetizadores MIDI. Como qualquer bom geek e usuário Linux, você desejará mudar a receita e os ingredientes. Então faça isto! No KMid você pode abrir a janela de "canais" e alternar do piano para uma guitarra se desejar.

    Sintetizadores MIDI externos

    Existem instrumentos musicais que podem ser conectados ao computador ou a outros instrumentos através de cabos MIDI. Para fazer isto, seu computador deve possuir uma interface MIDI. Existem placas de som com interfaces MIDI e também adaptadores USB suportados pelo ALSA com o módulo do kernel correspondente. Existem até mesmo instrumentos MIDI que podem ser conectados diretamente ao seu computador via USB. Em qualquer caso, você deve verificar se o modelo de interface do MIDI é suportado pelo ALSA na página principal do projeto ALSA.

    Em resumo, isto irá exibir:

    • Uma interface MIDI
    • Driver ALSA para a interface MIDI
    • Cabos MIDI

    Placas de som com sintetizador por hardware

    Algumas placas de som, como as fabricadas pela Creative Labs (SB AWE, Sound Blaster Live! e Audigy) possuem um sintetizador de MIDI que usa tabelas com amostras de som como métodos de sintetização. Estas amostras são carregadas na placa de som antes de se usar o programa de MIDI, preferencialmente na inicialização do sistema. Se você possuir uma destas placas:

    • Além do ALSA, instale o pacote de programa awesfx que inclui um carregador de amostras de som, scripts do ALSA e regras do udev para carregar automaticamente na inicialização do sistema.
    • Instale os arquivos SoundFont fornecidos pelo fabricante ou outros arquivos SF2 alternativos em /usr/share/sounds/sf2.
    • Edite o arquivo de configuração /etc/sysconfig/sound. No valor para a chave SOUNDFONT_FILES, forneça o nome de um dos diversos arquivos SF2 para que ele seja carregada na inicialização do sistema. Os nomes e localizações dos arquivos podem variar de uma distribuição para outra, sendo que estas instruções se aplicam ao openSUSE.

    Os arquivos SoundFont podem também ser carregados manualmente. Leia o manual do asfxload para mais informações.

    Programas sintetizadores

    O programa de sintetização de som clássico para o Linux é o TiMidity++, mas sua última versão foi lançada em 2004. Ele requer amostras de som no formato GUS ou SF2. Ele pode ser usado independentemente como um reprodutor, mas se você deseja usá-lo em conjunção com outros programas de sequenciamento ALSA compatíveis, você deve fornecer a opção "-iA", por exemplo:

    timidity -iA

    Outro programa sintetizador, com um desenho moderno e modular e manutenção ativa é o FluidSynth. Ele usa amostra de sons no formato SF2, e possui uma interface gráfica amigável chamada QSynth. Você pode executá-lo a partir da linha de comando, por exemplo:

    fluidsynth -a alsa /usr/share/sound/sf2/soundfont.sf2

    ou:

    fluidsynth -a pulseaudio /usr/share/sound/sf2/soundfont.sf2

    A configuração gráfica do QSynth é bem simples. Veja as imagens de exemplo a seguir.

    Arquivos SoundFont

    Estes arquivos representam o peixe, a carne e os vegetais na sua receita MIDI. Aqui vão algumas recomendações.