What is KDE/pt

    From KDE UserBase Wiki
    Revision as of 12:33, 19 August 2010 by A86 (talk | contribs) (Created page with ':* o ambiente de trabalho Plasma - a interface do utilizador, personalizada para diferentes dispositivos como PCs, portáteis ou aparelhos móveis. :* elementos da [[P...')
    The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


    Instalou o Linux e escolheu o ambiente de trabalho KDE pela primeira vez. Ou talvez tenha voltado ao software KDE depois de uma longa odisseia por outras bandas. Ou talvez esteja a planear usar um ambiente de trabalho KDE e suas aplicações, mas quer saber mais sobre eles em primeiro lugar. O que é essa coisa brilhante que está olhando para si a partir do seu computador?

    Uma Comunidade Internacional

    KDE é nosso, cortesia de Wade Olson
    KDE é nosso, cortesia de Wade Olson

    O KDE é mais do que software. É uma comunidade composta por programadores, tradutores, colaboradores, artistas, escritores, distribuidores e utilizadores de todo o mundo. A nossa equipa internacional de tecnologia está empenhada em criar o melhor software livre para o desktop. E não só colaboradores: também utilizadores e fãs do software KDE podem ser encontrados por todo o globo, apoiando outros utilizadores, espalhando a notícia, ou simplesmente aproveitando a experiência.

    (Imagem gentilmente cedida por Wade Olson)

    Um novo e brilhante local de trabalho

    KDE começou por ser um ambiente de desktop. As actividades foram crescendo e KDE tornou-se hoje uma equipa internacional que cria Software Livre e de Código Aberto.

    O que isto significa na prática é que muitos programas da comunidade KDE funcionam em conjunto para dar-lhe a melhor experiência de computação. Isso significa que necessita de ter o desktop KDE para usar uma aplicação do KDE? Não. Com a ajuda de uma ou duas bibliotecas extra, as aplicações podem ser usadas em praticamente qualquer ambiente de trabalho. Além disso, algum desse software não funciona só em Linux - alguns dos novos mini-dispositivos, smartphones e internet tablets, têm aplicações KDE!

    Há uma variedade de programas para atender às necessidades de qualquer utilizador, desde editores de texto simples mas poderosos, reprodutores de áudio e vídeo fantásticos, até ao ambiente de desenvolvimento integrado mais sofisticado. Além disso, as aplicações KDE seguem uma aparência consistente em toda a área de trabalho, proporcionando-lhe uma experiência cómoda e familiar quando usa qualquer programa KDE. A cada seis meses é lançada uma nova versão actualizada de um grande número de aplicações - conhecida como Software Compilation (SC ) (Compilação de Software). Outras aplicações não actualizam ao mesmo tempo, lançando novas versões de forma independente.

    O software KDE possui muitas outras características que o tornam um ambiente de trabalho topo de gama:

    • Um ambiente de trabalho bonito e moderno
    • Um sistema flexível e configurável, permitindo-lhe personalizar as aplicações sem recorrer muito à edição de arquivos de texto
    • A transparência da rede permite-lhe aceder a arquivos em outras redes e computadores tão facilmente como se estivessem no seu próprio computador.
    • Um mundo de software com centenas, ou até milhares, de programas
    • Disponível em mais de 60 idiomas

    Software Livre

    O software KDE não é um software qualquer. É Software Livre. Como utilizador, isso é um facto importante, mesmo sem entrar em grandes considerações de ordem técnica ou legal. Porquê? Porque, como software livre, pode usar o KDE sempre que quiser e da maneira que quiser, sem palavras-chave de activação nem limites de instalação. E é livre para compartilhar com os outros também! Assim, não só tem nas mãos um software grande e poderoso, como pode dar à sua família e aos seus amigos a oportunidade de apreciá-lo.

    Information

    Curioso sobre Software Livre? Leia mais sobre isso no site de Free Software Foundation [1].


    Componentes

    Diagrama com os vários aspectos da Plataforma KDE
    Diagrama com os vários aspectos da Plataforma KDE

    KDE é uma comunidade enorme de pessoas que criam software. O que temos em comum é que todos criamos a partir de uma infra-estrutura que vimos desenvolvendo ao longo de anos: a Plataforma KDE

    • o ambiente de trabalho Plasma - a interface do utilizador, personalizada para diferentes dispositivos como PCs, portáteis ou aparelhos móveis.
    • elementos da Plataforma KDE - expõe funcionalidades comuns a aplicações
    • Applicações KDE - programas para utilizar a plataforma

    Para mais informações consulte Techbase

    Há mais!

    Não pára aqui! A comunidade KDE tem muito mais para oferecer!

    • Outras plataformas - algumas aplicações KDE estão disponíveis para Windows, Mac OS X, e dispositivos portáteis, como o Nokia N810.
    • Colectânea de ferramentas de Escritório e Produtividade - KDE não é só diversão: pode ajudá-lo a ser produtivo e organizado.
    • Infraestrutura de desenvolvimento de aplicações - Sonha fazer a próxima aplicação de arrasar? O software KDE e a comunidade podem apoiá-lo.
    Voltar para KDE - Introdução