O que é o KDE

    From KDE UserBase Wiki


    Então você instalou o Linux e escolheu o ambiente de trabalho KDE pela primeira vez. Ou talvez tenha voltado ao software KDE depois de uma longa odisseia por outras bandas. Ou talvez esteja planejando usar um ambiente de trabalho KDE e suas aplicações, mas quer saber mais sobre eles em primeiro lugar. O que é essa coisa brilhante que está olhando para você a partir do seu computador?

    Uma Comunidade Internacional

    O KDE é nosso, cortesia de Wade Olson
    O KDE é nosso, cortesia de Wade Olson

    O KDE é mais do que software. É uma comunidade composta por programadores, tradutores, colaboradores, artistas, escritores, distribuidores e usuários de todo o mundo. A nossa equipe internacional de tecnologia está empenhada em criar o melhor software livre para o desktop. E não só colaboradores, mas também usuários e fãs do software KDE podem ser encontrados por todo o globo, apoiando outros usuários, divulgando notícias, ou simplesmente curtindo a experiência.

    (Imagem gentilemente cedida por Wade Olson)

    Um novo e brilhante local de trabalho

    O KDE nasceu como uma ambiente de desktop. Conforme as atividades foram crescendo, o KDE é agora uma equipe internacional que cria Software Livre e de Código Aberto.

    O que isto significa na prática é que muitos programas da comunidade KDE trabalham juntos para lhe fornecer a melhor experiência em computação possível. Isto significa que você não pode usar uma aplicação do KDE se você não usar o desktop KDE? De jeito nenhum. Com a ajuda de uma ou duas bibliotecas adicionais, as aplicações podem ser usadas em praticamente qualquer ambiente de trabalho. Além disso, algumas aplicações rodam não somente no Linux - alguns dos novos mini-dispositivos, smartphons e Internet tablets possuem aplicações do KDE!

    Existe uma grande variedade de programas para atender às necessidades de qualquer usuário, de editores de texto simples e poderosos à reprodutores de áudio e vídeo fantásticos, até o mais sofisticado ambiente integrado de desenvolvimento. Além disso, as aplicações KDE seguem uma aparência e comportamento consistente em todo o ambiente de trabalho, fornecendo a você uma experiência confortável e familiar ao usar qualquer programa do KDE. A cada seis meses, uma versão nova e atualizada, com uma grande quantidade de aplicações, é lançada - conhecida como Software Compilation (SC) (Compilação de Software). Outras aplicações não são atualizadas ao mesmo tempo, lançando novas versões de maneira independente.

    O software KDE possui muitas outras características que o tornam um ambiente de trabalho de alto nível, como:

    • Um ambiente de trabalho bonito e moderno
    • Um sistema flexível e configurável, permitindo-lhe personalizar as aplicações sem recorrer muito à edição de arquivos de texto
    • A transparência da rede permite-lhe acessar arquivos em outras redes e computadores tão facilmente como se estivessem no seu próprio computador.
    • Um ecossistema de aplicações com centenas, ou até milhares, de programas
    • Disponível em mais de 60 idiomas

    Software Livre

    O software KDE não é um software qualquer. É Software Livre. Como usuário, isso é um fato importante, mesmo sem entrar em grandes considerações de ordem técnica ou legal. Porquê? Porque, como software livre, você é livre para usar o KDE sempre que quiser e da maneira que quiser, sem chaves de ativação nem limites de instalação. E é livre para compartilhar com os outros também! Assim, você não só tem nas mãos um software grande e poderoso, como pode dar à sua família e aos seus amigos a oportunidade de apreciá-lo.

    Information

    Curioso sobre o Software Livre? Leia mais sobre isso no site de Free Software Foundation [1].


    Componentes

    Diagrama com os vários aspectos da Plataforma KDE
    Diagrama com os vários aspectos da Plataforma KDE

    O KDE é uma comunidade enorme de pessoas que criam software. O que temos em comum é que todos criamos a partir de uma infra-estrutura que estamos desenvolvendo ao longo de anos: a Plataforma KDE

    • o ambiente de trabalho Plasma - a interface do usuário, personalizada para diferentes dispositivos como PCs, portáteis ou dispositivos móveis.
    • elementos da Plataforma KDE - expõe funcionalidades comuns a aplicações
    • Aplicações do KDE - programas que foram escritos para serem utilizados na plataforma

    Para mais informações consulte a KDE TechBase

    E tem mais!

    E isto não pára por aqui! A comunidade KDE tem muito mais para oferecer!

    • Outras plataformas - algumas aplicações KDE estão disponíveis para Windows, Mac OS X, e dispositivos portáteis, como o Nokia N810.
    • Pacote de aplicações de Escritório e Produtividade - KDE não é só diversão: ele pode ajudá-lo a ser produtivo e organizado.
    • Infraestrutura de desenvolvimento de aplicações - Sonhando em fazer a próxima aplicação de arrasar? O software KDE e a comunidade podem auxiliá-lo.
    Voltar para a Introdução ao KDE