Configuração do espaço de trabalho/Configuração da área de trabalho

From KDE UserBase Wiki

Mudando o visual

Temas para a área de trabalho

A página de perguntas frequentes sobre a configuração do Plasma explica onde encontrar novos temas para o Plasma e como instalá-los.

Temas para aplicações não-KDE

A primeira coisa a checar é a seção Configurações do sistema -> Aparência -> Aparência do GTK+ - lá você pode selecionar a opção para Usar minhas fontes KDE em aplicações GTK+.

Você pode também usar o QtCurve para fazer com que os aplicativos GTK usem o estilo atual do Qt/KDE. Instruções sobre como instalar e usar isto no Kubuntu (você pode apenas ignorar as instruções específicas para o apt-get e usar a interface do gerenciador de pacotes da sua distribuição ao invés da linha de comando do Ubuntu) podem ser encontradas aqui. Por favor, consulte sua distribuição para instruções sobre instalação de pacotes.

Aplicar temas aos aplicativos do KDE para que se pareçam com aplicativos do GTK

A partir da versão 4.5, existe suporte para temas gtk para os estilos de interface do Qt. Na maioria das distribuições, isto está disponível desde a versão 4.3.

Fazer aplicações do Qt compartilhar o esquema de cores das aplicações do KDE4

Alguns aplicativos (aplicativos Qt4) rodando sob o KDE4 não compartilham o mesmo esquema de cores com os demais aplicativos KDE4, possuindo uma cor de fundo diferente ou possuindo texto em branco em botões brancos, etc. Se você mudar o esquema de cores e paleta em Configurações do sistema -> Aparência -> Cores, os aplicativos Qt que você rodar aparecerão de maneira correta mas retornarão às configurações anteriores uma vez eles tenha sido reiniciados.

Solução: Você pode ter deixado para trás a pasta .kde do KDE3 em seu diretório pessoal e o Qt procura lá primeiro ao invés de verificar a pasta de configurações .kde4. Você pode renomear ou remover o arquivo .kde/share/config/kdeglobals, o que fará que o Qt use o arquivo .kde4/share/config/kdeglobals em substituição ao anterior. Na próxima vez que um aplicativo KDE3 for iniciado, ele irá gerar novamente o arquivo .kde/share/config/kdeglobals, e usará as cores e tema padrões do KDE3, mas não afetará as cores da aplicações Qt.

Botões na barra de título

Acesse a seção Configurações do sistema -> Aparência, selecione Janelas, e dê uma olhada na página Botões. Nela você pode personalizar os botões na barra de título. Os símbolos '?', '_' e o quadrado representam os botões "O que é isto?", minimizar e maximizar. O 'H' é um espaçador. Um ou mais podem ser adicionados conforme desejado.

Você pode rearrumá-los conforme desejar. Pessoas canhotas, por exemplo, podem preferir alinhar os controles à esquerda ao invés de à direita.

Adicionando papéis de parede animados

Blog do Moult "Como ter papéis de parede animados no KDE" explica como escrever um pequeno script que usa um reprodutor de mídia para simular papéis de parede animados.


Efeitos da área de trabalho

Usando os efeitos da área de trabalho no KDE

O uso dos Efeitos da área de trabalho é controlado pelo KWin. Você pode obter mais informações sobre eles na página sobre o KWin.

Usando o Compiz com o Plasma

Instale o compiz. Abra as Configurações do sistema, selecione o módulo Gerenciador de sessão na página Avançado, selecione compiz na caixa do Gerenciador de janelas e reinicie o seu computador.

Problemas com o som