What is KDE (pt BR)

From KDE UserBase Wiki

Então, você instalou KDE pela primeira vez, ou então está retornando ao KDE de uma longa viagem em outro lugar. Ou ainda você está planejando usar o KDE, mas não sabe direito o que ele é e quer descobrir o que é essa coisa que está olhando pra você da tela de seu computador?

Comunidade Internacional

KDE é nosso, cortesia de Wade Olson
KDE é nosso, cortesia de Wade Olson

KDE é mais do que apenas programas, é também uma comunidade de programadores, tradutores, contribuidores, artistas, escritores, distribuidores e usuários em volta do globo. a Tecnologia internacional do time KDE tem como meta criar o melhor programa para seu computador, e não apenas Contribuidores, mas também usuários e fãs podem ser achados em quase qualquer estado, de qualquer pais, dando ajuda, falando das novidades, ou apenas utilizando o KDE.

(Imagem cortesia de Wade Olson)

Desktop Environment

KDE, ou K Desktop Environment, como o nome sugere, iniciou sua vida como um gerenciador de desktops. Os programas cresceram, e o KDE agora é um time internacional que cria aplicações abertas e gratuitas. O que isso significa é que existem muitos programas trabalhando juntos para dar a você a melhor experiência computacional possível. Isso significa que você não pode usar um programa do KDE se você não usa o desktop do KDE? De forma alguma. com a ajuda de uma ou duas bibliotecas as aplicações podem ser usadas em todos os desktops, inclusive Windows e OS X.

KDE oferece uma variedade de programas para satisfazer as necessidades dos usuários. de um simples e poderoso editor de texto até tocadores de áudio/vídeo de ultima geração, até as mais sofisticadas IDE`s ( programas de desenvolvimento de software ), além do mais, as aplicações KDE seguem uma estrita linha de look`n feel em todos os programas, dando um efeito confortável ao utilizar qualquer programa. KDE tem várias outras qualidades que fazem dele um centro de trabalho de ponta, como:

  • Um desktop bonito e moderno
  • Sistema de configuração flexível, deixando você personalizar os aplicativos sem editar arquivos de configuração na mão.
  • Transparência de rede, acessando facilmente arquivos em outras redes e computadores como se estivessem no seu PC.
  • Ecossistema de programas contendo mais de milhares de aplicativos.
  • Traduzido em 60 idiomas.


Informação

Você pode ler mais sobre o projeto KDE, sua história, sua proposta, seu desenvolvimento no site do KDE, na sessão o que "O Que é KDE"


Programas Livres

KDE não é qualquer software. É Programa Livre, do ponto de vista do usuário, isso é um fato importante, mesmo sem ir fundo na parte técnica ou as considerações legais. Porquê? Porquê com software livre, você pode utilizar o KDE sempre que quiser e de qualquer forma que pensar. sem chaves de ativação e limites na instalação, e você é livre para compartilhar com os outros também! então, não apenas você tem em suas mãos um software poderoso, mas você também dá a sua família e amigos a oportunidade de terem também.

Informação

Curioso sobre Programas Livres? Leia mais na Free Software Foundation website.


Tem Mais!

E Não para por aí.! KDE tem muito para ofertar! aqui estão alguns outros pontos que podem estar interessados:

  • Outras Plataformas - Os aplicativos KDE estão funcionando também para Windows, Mac OS X e portáteis como o Nokia N810.
  • Office e ferramentas de produtividade - KDE também serve para deixar você produtivo e organizado.
  • Framework para desenvolvimento de aplicações - Sempre sonhou em escrever o próximo programa de dominação global? KDE pode te ajudar com isso.


Voltar para a Página introdutória