Calligra/Download/pt-br: Difference between revisions
MarcusGama (talk | contribs) Created page with "Quando um programa é compilado com chaves especiais para gerar símbolos de depuração (a chave -g do compilador), informações adicionais são armazenadas no arquivo do pr..." |
MarcusGama (talk | contribs) Created page with "{{Note|Algumas distribuições oferecem pacotes de depuração separados conforme listado abaixo. Use-os se deseja auxiliar os desenvolvedores com relatórios de erro mais com..." |
||
Line 110: | Line 110: | ||
Quando um programa é compilado com chaves especiais para gerar símbolos de depuração (a chave -g do compilador), informações adicionais são armazenadas no arquivo do programa. Estas informações podem ser usadas para gerar uma pilha de rastros que contém muito mais informações, como o número de linha exato do arquivo código onde as coisas deram errado. Sem esta informação, é muito difícil descobrir o que deu errado olhando apenas a pilha de rastros padrão. | Quando um programa é compilado com chaves especiais para gerar símbolos de depuração (a chave -g do compilador), informações adicionais são armazenadas no arquivo do programa. Estas informações podem ser usadas para gerar uma pilha de rastros que contém muito mais informações, como o número de linha exato do arquivo código onde as coisas deram errado. Sem esta informação, é muito difícil descobrir o que deu errado olhando apenas a pilha de rastros padrão. | ||
{{Note| | {{Note|Algumas distribuições oferecem pacotes de depuração separados conforme listado abaixo. Use-os se deseja auxiliar os desenvolvedores com relatórios de erro mais completos.}} | ||
More info on back traces is available on [http://techbase.kde.org/Development/Tutorials/Debugging/How_to_create_useful_crash_reports#Backtraces KDE Techbase]. | More info on back traces is available on [http://techbase.kde.org/Development/Tutorials/Debugging/How_to_create_useful_crash_reports#Backtraces KDE Techbase]. |
Revision as of 14:45, 29 September 2012
Versão estável
O Calligra 3.1.0 é a versão estável atual.
Arch Linux
O Arch Linux fornece pacotes do Calligra no repositório [extra].
Chakra Linux
O Chakra Linux fornece pacotes do Calligra no repositório desktop.
O Chakra LiveDVD vem com a última versão do Calligra pré-instalada.
Debian
O Debian fornece pacotes do Calligra em seus repositórios unstable e testing.
Fedora
Pacotes do Fedora para o Calligra estão disponíveis no repositório unstable do Projeto de Empacotamento do KDE.
FreeBSD
O FreeBSD disponibiliza pacotes estáveis na árvore de portes via editors/calligra, e as de desenvolvimento na area51 via CALLIGRA/editors/calligra.
Gentoo
O Gentoo possui o Calligra empacotado no Portage, marcado como unstable.
openSUSE
A maneira mais fácil de instalar o Calligra no openSUSE é acessando a pesquisa do software.opensuse.org.
- Pacotes do Calligra estão disponíveis a partir dos repositórios KDE:Release:48 e KDE:Distro:Stable para o openSUSE 11.4 e 12.1.
Visite http://en.opensuse.org/KDE_repositories para encontrar os repositórios que você precisa.
Ubuntu
O Calligra 2.5 está disponível no Kubuntu Backports PPA para o 12.04 e vem como padrão com a versão de desenvolvimento do 12.10 (Quantal).
Veja em http://www.kubuntu.org/news/calligra-2.5
ROSA Marathon 2012
O ROSA Marathon fornece o Calligra no repositório contrib.
Windows
O KO GmbH lançou um instalador para o Windows. Por favor, vá para a Página de download
A versão para Windows está em desenvolvimento e, neste momento, ainda é altamente experimental. Nem todas as aplicações ou funcionalidades conhecidas na versão para Linux/Unix estão inclusas.
Versão instável
Arch Linux
O Arch Linux fornece pacotes do Calligra no repositório [extra].
Fedora
Pacotes do Fedora estão disponíveis no repositório de desenvolvimento Rawhide, e compilações não oficiais estão disponíveis antes dos lançamentos no repositório kde-unstable .
FreeBSD
Portes para Calligra estão disponíveis na Area51.
openSUSE
- Snapshots do Git estão disponíveis a partir do repositório unstable playground.
- Compilações diárias a partir de snapshots do git são fornecidas aqui (note o foco no Plasma Active para dispositivos móveis para estes pacotes)
Visite http://en.opensuse.org/KDE_repositories para encontrar os repositórios que você precisa.
Ubuntu
Usuários do Ubuntu podem obter uma compilação diária do Calligra com o Projeto Neon. Você precisa adicionar o ppa:neon/ppa aos seus sources.list e instalar o pacote project-neon-calligra.
Este script instala o Projeto Neon e o Calligra:
sudo add-apt-repository ppa:neon/ppa \ && sudo apt-get update\ && sudo apt-get install project-neon-base \ project-neon-calligra \ project-neon-calligra-dbg
Para executar os pacotes instalados, você deve deslogar-se e selecionar o "Projeto Neon" na tela de login. O Neon sempre tem a última versão dos pacotes, mas não necessariamente as versões beta.
ROSA Marathon 2012
Usuários do ROSA podem obter pacotes das versões de desenvolvimento do Calligra a partir de um repositório pessoal no ABF. Para adicioná-lo ao seu sistema, execute os comandos a seguir:
para usuários i586
urpmi.addmedia ach_personal http://abf.rosalinux.ru/downloads/ach_personal/repository/rosa2012lts/i586/main/release
para usuários x86_64
urpmi.addmedia ach_personal http://abf.rosalinux.ru/downloads/ach_personal/repository/rosa2012lts/x86_64/main/release
Símbolos de depuração
O que são símbolos de depuração e por que eles são importantes?
Quando um programa é compilado com chaves especiais para gerar símbolos de depuração (a chave -g do compilador), informações adicionais são armazenadas no arquivo do programa. Estas informações podem ser usadas para gerar uma pilha de rastros que contém muito mais informações, como o número de linha exato do arquivo código onde as coisas deram errado. Sem esta informação, é muito difícil descobrir o que deu errado olhando apenas a pilha de rastros padrão.
More info on back traces is available on KDE Techbase.
Debug symbols for Ubuntu/Debian
Please install package calligra-dbg
to receive debug symbols for whole Calligra code.
Debug symbols for Fedora
As explained in the Installing debuginfo RPMs using yum section, use debuginfo-install calligra
command.