Amarok/Manual/Organização/Coleção/Organizar coleção

From KDE UserBase Wiki
Other languages:

Organizar a coleção

Embora organizar a sua coleção no Amarok seja uma tarefa simples, você irá manipular os arquivos reais no seu disco rígido. Certifique-se de que possui uma cópia de segurança dos seus arquivos antes de começar.

Com a janela Organizar arquivos do Amarok, você poderá gerenciar facilmente os arquivos multimídia do seu disco rígido. Quando alterar o esquema de nomes dos arquivos multimídia, você irá organizá-los, o que será bastante eficiente. Para acessar à janela Organizar arquivos, clique com o botão direito em Coleção local -> Organizar arquivos no painel de Fontes multimídia, para que apareça a opção do menu.

Warning

Using this option will move the files to a new location, so you not only need appropriate rights for both the origin and the destination location, but also enough space, usually the double of the total file size to have the action perform smoothly. If you are unsure, do NOT use this option.


Menu de contexto para organizar a coleção

Se a opção de Organizar arquivos não aparecer, você poderá ativar a 'Visualização combinada' (alternada por ). Para organizar os seus arquivos com segurança, você precisa ver as suas coleções separadas, não reunidas.

Interface de organização dos arquivos

After selecting the option Organize Files you will first see an additional option that allows you to move the files to a new location, as well as transcode them at the same time. Depending on the codecs you have installed on the system, some format options might not be available and will be grayed out:

First screen when choosing the Organize Files option


For more information about Transcoding, please see the Transcoding section.

After clicking on the Move button on top of the screen, the following interface will show:

Conteúdo
Item da interface Descrição
Pasta da coleção A pasta padrão da coleção. Defina várias pastas na opção Configurações -> Configurar o Amarok.
Barra de atalhos Arraste e solte aqui vários atalhos para alterar o esquema de nomes dos seus arquivos multimídia. Só está disponível no modo de exibição Básico.
Predefinições do formato Quando tiver criado o seu esquema de nomes, salve-o como uma predefinição, clicando para isso em Salvar predefinição. Remova as predefinições com o botão Remover predefinição.
Substituir espaços por sublinhados Se estiver assinalada, converte os espaços nos nomes dos arquivos para sublinhados.
Ignorar o 'The' nos nomes dos artistas Se estiver assinalado, os nomes dos artistas que comecem com 'The' irão aparecer com este texto no fim (', The').
Nomes VFAT seguros Se estiver assinalado, substitui os caracteres que sejam incompatíveis com os sistemas de arquivos MS-DOS ou VFAT por sublinhados. A maioria das pessoas pode deixar esta opção ativada.
Restringir a ASCII Se estiver assinalada, todos os caracteres não-ASCII serão substituídos por sublinhados. Não assinale esta opção se tiver caracteres não-Ingleses nas suas etiquetas. A maioria das pessoas pode deixar esta opção desativada.
Substituição personalizada de caracteres Substitui as expressões das etiquetas que você digitar no campo Substituir pelos caracteres que digitar no campo Por. Útil se existirem erros ortográficos no CDDB.
Pré-visualização do destino Mostra o esquema de nomes original dos seus arquivos multimídia e como

ficarão após aplicar as alterações (não disponível desde a versão 2.4.2).

Sobrescrever destino Se estiver assinalada, substitui os arquivos do mesmo nome sem solicitar qualquer confirmação (não disponível desde a versão 2.4.2).


Conteúdo avançado

A versão do código da Barra de atalhos, que lhe permite codificar o formato dos nomes dos arquivos multimídia. Ative-a com a opção Avançado... do menu da interface. Para voltar atrás, clique em Básico....

Envolva os argumentos de inclusão condicionais, tais como o número do CD entre parênteses, como no exemplo a seguir:

%artist%/%album%{/Disc %discnumber%}/%track% %title%

Observação: antigamente, a codificação era %atalho; desde a versão 2.4 é %atalho%.