Amarok/Manual/Configurando o Amarok

    From KDE UserBase Wiki
    This page is a translated version of the page Amarok/Manual/ConfiguringAmarok and the translation is 100% complete.
    Other languages:

    Configurando o Amarok

    Na primeira execução é feita alguma configuração básica. Veja também o Guia introdutório rápido: Primeiros passos. Contudo, existem mais detalhes a serem apresentados.

    Para acessar o Menu de configuração, vá para Configurações -> Configurar o Amarok... e veja a seguinte janela:


    Opções da configuração geral

    Geral

    Na imagem acima, você pode ver algumas Opções gerais que podem ser configuradas. Dependendo da distribuição, as opções predefinidas podem variar; em algumas das vezes, a Tela de apresentação está desativada, por exemplo. Ao passar o mouse sobre as opções, irá aparecer uma dica que explica cada uma delas individualmente.

    Opções gerais:

    Opção Dica
    Mostrar ícone na área de notificação Selecione para habilitar um ícone do Amarok na área de notificação do

    sistema.

    Obter automaticamente a arte da capa Selecione para permitir a recuperação automática de capas da Internet.
    Habilitar as animações de fechamento dos miniaplicativos de contexto Assinale para ativar as animações de fechamento dos miniaplicativos de contexto.
    Rolar automaticamente a lista de músicas para a faixa atual Selecione para deslocar a lista de músicas de forma a deixar a faixa em reprodução sempre visível.
    Mostrar barra de atmosfera na barra de progresso A Barra de atmosfera (Moodbar) possibilita navegar visualmente pela sua música. Repare que esta funcionalidade necessita da ferramenta externa geradora de Moodbar ou um script.
    Estilo da barra de atmosfera Escolha o estilo de apresentação do humor.

    Quando ativar a Barra de atmosfera, você deve observar os seguintes requisitos: a barra de atmosfera só aparecerá se as suas faixas tiverem sido marcadas com os estados de atmosfera. Para mais informações sobre da Barra de atmosfera, consulte em: Barra de atmosfera.

    Coleção local

    Configuração da coleção local

    Esta janela mostra o seu sistema de arquivos em uma estrutura em árvore chamada de Pastas da coleção. Ao selecionar uma pasta, todas as suas subpastas também serão incluídas. Estas pastas serão analisadas a procura de arquivos para compor a sua coleção. Você pode clicar com o botão direito do mouse sobre uma pasta para reanalisá-la, caso tenha sido previamente selecionada.

    Opções da coleção:

    Opção Dica
    Analisar novamente toda a coleção Analisa completamente a sua coleção. Isso não excluirá nenhuma estatística.
    Importar Importa as classificações e/ou estatísticas das versões anteriores do Amarok, do analisador em lote ou dos reprodutores multimídia.
    Analisar as pastas recursivamente (necessita de uma reanálise completa se acabada de verificar) Se selecionada, o Amarok lerá todas as subpastas.
    Monitorar alterações nas pastas Se estiver selecionado, as pastas da coleção serão monitoradas em busca de alterações. O analisador não irá detectar as alterações através de links simbólicos.
    Importação de músicas: Converter faixas Se o Amarok deve codificar as faixas quando forem copiadas ou movidas para a Coleção local.

    Importar estatísticas

    Esta opção permite-lhe importar as estatísticas, p. ex., as classificações e pontuações dos seguintes locais:

    • uma versão antiga do Amarok 1.4.x (dos banco de dados SQLite, MySQL ou PostgreSQL)
    • do iTunes

    Este sistema não importa as estatísticas de um banco de dados do Amarok 2.x. Por isso, se quiser mesclar um banco de dados da versão antiga 2.x, você precisará fazer manualmente.

    Metadados

    Esta janela permite-lhe configurar as definições de uso dos metadados. Esta é uma página separada, que foi introduzida no Amarok 2.7

    Opções dos metadados:

    Opção Dica
    Gravar as estatísticas em um arquivo Assinale para gravar as estatísticas de alteração/reprodução, como as etiquetas nos arquivos de áudio.
    Gravar as capas em um arquivo, tamanho máximo... Assinale para gravar as alterações de capas nos arquivos de áudio. Isto implicará em substituição das capas existentes nos arquivos. Selecione um valor na lista para definir o tamanho máximo da capa.
    Habilitar detecção do conjunto de caracteres nas etiquetas ID3 Se assinalada, o Amarok usará o Detector de Conjunto de Caracteres da Mozilla para tentar adivinhar, de forma automática, o conjunto de caracteres usado nas etiquetas ID3. Se as suas etiquetas estiverem corretas, é mais seguro deixar esta opção desativada.

    Sincronização das estatísticas

    Esta janela lhe permitirá manter sincronizadas as estatísticas das suas coleções. Certifique-se de apenas marcar coleções que você deseja sincronizar os metadados.

    Opções de sincronização de estatísticas:

    Opção Dica
    Sincronizar avaliações Assinale para sincronizar as avaliações entre as coleções.
    Sincronizar primeira reprodução Assinale para sincronizar a data da primeira reprodução entre as coleções.
    Sincronizar última reprodução Assinale para sincronizar a data da última reprodução entre as coleções.
    Sincronizar o Número de reproduções Assinale para sincronizar o número de reproduções entre as coleções.
    Sincronizar as Etiquetas Assinale para sincronizar as etiquetas entre as coleções.

    Reprodução

    Caixa de diálogo de configuração da reprodução

    Configura as opções de reprodução, assim como a plataforma multimídia do KDE, o Phonon.

    Opção Dica
    Diminuir o som ao parar Se estiver assinalada, o Amarok irá reduzir lentamente o volume da faixa em reprodução ao parar ou no fim da lista de músicas, ou então irá parar imediatamente.
    Diminuir o som ao pausar Se estiver assinalada, o Amarok irá reduzir lentamente o volume da faixa em reprodução ao pausar a faixa atual.
    Duração da diminuição A duração da diminuição do som, em milissegundos.
    Inibir a suspensão automática se estiver reproduzindo Se estiver assinalada, o Amarok irá impedir que o computador entre em modo de suspensão enquanto uma faixa estiver em reprodução.
    Pausar reprodução ao suspender o sistema Se estiver assinalada, o Amarok irá pausar a reprodução da faixa atual quando o computador estiver prestes a entrar no modo de suspensão.
    Continuar reprodução ao iniciar Se a opção estiver assinalada, o Amarok irá continuar a reprodução da última música que você estava ouvindo na sessão anterior -- como em um toca-fita.

    Configurando o Phonon

    Phonon é a plataforma multimídia usada pelo Amarok. Foi criada para permitir que o KDE 4 fosse independente de outras plataformas multimídia, tais como o GStreamer ou o VLC e para fornecer uma API estável durante o ciclo de vida do KDE 4. Como bônus, simplifica o desenvolvimento, oferecendo uma API única que funciona em várias plataformas, tais como o Windows e o OS X.

    O resultado de tudo isto para você, o usuário, é a possibilidade de escolher a plataforma multimídia que funcionar melhor. Esta vem normalmente pré-configurada pela sua distribuição.

    Os problemas de reprodução no Amarok normalmente não são questões do Amarok, mas sim problemas do Phonon, pois o Amarok não lida mais diretamente com o som.

    Página de preferências dos dispositivos

    Dependendo do seu sistema operacional e distribuição, você pode ter que usar o ALSA, o OSS, o PulseAudio ou algo do gênero como dispositivo de reprodução padrão. Descubra o que funciona para você com o botão Testar e aplique a todos os tipos de saída. Se quiser usar diferentes tipos de saída com diferentes dispositivos, isto também é possível.

    Aba de configuração dos auto-falantes

    Se quiser alterar a configuração padrão dos alto-falantes, aqui é o local indicado para fazer isto.

    Aba de infraestrutura

    Dependendo do seu sistema operacional, você poderá ver aqui opções como o Gstreamer, VLC ou DS9 (Windows). A infraestrutura do Phonon recomendada para os usuários do Linux é o VLC ou o Gstreamer.

    Se você não tiver o VLC ou o Gstreamer, instale o pacote respectivo. Para a maioria das distribuições, o pacote do VLC, por exemplo, seria o phonon-backend-vlc.

    Cada infraestrutura vem com os seus próprios codecs. Por isso, dependendo da infraestrutura que você escolher, pode ser preciso também baixar os codecs, pois a maioria das distribuições não os disponibilizam por questões legais.

    Notificações

    Caixa de diálogo de configuração das notificações


    ,

    Opção Dica
    Usar mensagem na tela Assinale para ativar o On-Screen Display. O OSD mostra de repente os dados das faixas ao reproduzir uma nova faixa. Se a opção estiver assinalada, o OSD ficará visível na sua tela para que você possa arrastá-lo para o local desejado.
    Duração O tempo, em milissegundos, para mostrar a mensagem na tela. O valor deve estar entre 500 e 10000 ms.
    Tela Permite-lhe escolher a tela que deverá mostrar o OSD, caso tenha uma configuração com vários monitores. Por padrão, o valor é 0.
    Transparente Assinale para ativar a transparência, caso seja suportada pelo seu sistema.
    Escala da fonte (escolha o tamanho da fonte no OSD)
    Não mostrar quando um aplicativo estiver em tela cheia Não mostrar a 'Mensagem na tela', caso outro aplicativo estiver em primeiro plano e a execução estiver em tela cheia.
    Usar cores personalizadas Assinale para ativar as cores personalizadas para o texto da Mensagem na tela.
    Cor do texto Assinale para selecionar a cor do texto da mensagem na tela.
    Usar as notificações do sistema Assinale para usar as notificações do sistema. Isto pode variar de acordo com o seu ambiente de trabalho e/ou distribuição.

    Banco de dados

    Caixa de diálogo de configuração de banco de dados externo

    O banco de dados padrão já está configurado para usar o MySQL incorporado. Para a maioria dos usuários não será necessário configurar um banco de dados externo, pois não deve haver diferenças de desempenho. Se quiser compartilhar o seu banco de dados ou usá-lo remotamente, você pode configurar um banco de dados MySQL externo.

    O Amarok espera que o banco de dados externo e a conta do usuário já existam. O usuário também precisa de acesso completo ao banco de dados. É necessário reiniciar o Amarok depois de alterar estas configurações.

    Se o seu banco de dados não estiver configurado, você pode usar os comandos SQL no campo inferior para fazer isto, depois de substituir a senha pelo valor correto.

    Opção Dica
    Usar o banco de dados externo MySQL Assinale para ativar o uso de um banco de dados externo.
    Servidor Indique o nome do servidor MySQL existente.
    Porta Indique o número da porta usada para acessar o servidor. O valor padrão é 3306.
    Nome de usuário Insira o nome de usuário para acessar o banco de dados com privilégios de acesso total.
    Senha Insira a senha para o usuário padrão.
    Banco de dados Insira o nome do banco de dados. O amarokdb é o preset padrão.

    Você pode encontrar mais informações sobre banco de dados externo aqui.

    Plugins

    Caixa de diálogo de configuração de plugins

    A configuração dos plugins controla as Coleções, os Serviços da Internet e as Infraestruturas das Coleções locais.

    Coleções

    O Amarok oferece-lhe acesso às seguintes coleções, caso estejam disponíveis:

    Coleção Descrição
    Coleção de CDs de áudio Plugin de coleção de CDs de áudio para o Amarok
    Coleção de DAAP Plugin de coleção DAAP para o Amarok
    Coleção do iPod, iPad e iPhone Plugin para usar dispositivos tipo iPod como coleções no Amarok
    Coleção de MTP Plugin de coleção de MTP para o Amarok
    Coleção de armazenamento universal em massa Plugin de coleções em UMS/USB para o Amarok
    Coleção UPnP Plugin de coleção UPnP para o Amarok

    Serviços de Internet

    O Amarok oferece por padrão os seguintes serviços da Internet:

    Serviço Descrição Necessita de configuração
    Ampache Usar um servidor de músicas externo Sim, o servidor Ampache é necessário
    gpodder.net Serviço de podcast. Veja também o gpodder.net Não
    Jamendo Ouvir músicas livres e publicadas de acordo com as licenças Creative Commons. Veja também o Jamendo.com Não
    Last.fm Um popular serviço de rádio pela Internet, que transmite somente para usuários inscritos. Veja também o Last.fm Sim, a informação pessoal para analisar os gostos musicais
    Loja Magnatune Ouça e compre músicas de uma editora de álbuns eticamente adequada. Veja também o Magnatunes.com Somente para downloads
    MP3 Music Store Acessa a loja Amazon MP3 diretamente do Amarok Sim
    mp3tunes Um local pessoal de MP3. Veja também o mp3tunes.com Sim
    Pasta de Podcast Navegue e inscreva-se em uma grande variedade de podcasts Não


    Outros serviços estão disponíveis através de scripts.

    Infraestruturas da coleção local

    O Amarok oferece-lhe acesso às seguintes infraestruturas de coleções locais, caso estejam disponíveis:

    Dispositivos Descrição
    Infraestrutura de arquivos locais e dispositivos USB Pastas da coleção local nos discos locais e removíveis
    Infraestrutura de compartilhamento NFS Pastas da coleção local em compartilhamentos remotos NFS (Network File System)
    Infraestrutura de compartilhamento SMB (Windows) Pastas da coleção local em compartilhamentos remotos do Samba (Windows)

    Configuração do Ampache

    Se você tiver acesso a um servidor de músicas remoto Ampache, clique em e indique as informações necessárias. Você pode configurar o acesso a mais de um servidor Ampache. Para mais informações, veja a seção Ampache a seguir.

    Configuração do Last.fm

    Embora a transmissão seja gratuita com o reprodutor on-line próprio da Last.fm para os residentes nos EUA, Reino Unido e Alemanha, ele só funciona no Amarok para os usuários pagantes. O envio de informação é gratuito, desde que tenha indicado o seu usuário e senha da Last.fm clicando em . O Amarok permite-lhe armazenar a senha na Carteira do KDE. Se não quiser usar o Kwallet, a sua senha será armazenada como texto simples.

    Configuração da loja Magnatune

    Ouça a música oferecida pelo Magnatune de graça e compre-a diretamente através do Amarok. Clique em para adicionar as suas credenciais, caso seja um membro e/ou o seu endereço de e-mail para voltar a baixar músicas que tenham sido baixadas anteriormente do Magnatune.

    Para baixar, você poderá então ir para o painel de Fontes multimídia, selecione a seção Internet e clique na loja Magnatune. Irá então baixar o catálogo, para que você possa procurar e selecionar a música que deseja comprar.

    Configuração da loja de MP3

    Acessa a loja Amazon MP3 diretamente do Amarok.

    A loja Amazon MP3 precisa saber o país em que você está, pois ela oferece diferentes itens de acordo com a sua localização. São permitidos os seguintes países:

    • França
    • Áustria, Alemanha, Suíça
    • Japão
    • Reino Unido
    • Estados Unidos (padrão)

    NOTA: Se modificar o país irá invalidar o seu carrinho de compras. Se o seu país não estiver na lista, você não poderá usar a loja de MP3 da Amazon porque não há suporte.

    Configuração do mp3tunes

    Se você tiver um local pessoal do mp3tunes, clique em e indique o seu usuário e senha. Você então poderá acessar o seu local on-line.

    Scripts

    Janela de configuração de scripts (clique para ampliar)

    A configuração de scripts do Amarok cobre os scripts Genéricos, Letras e Serviço programável. Os scripts são adicionados na janela Gerenciar scripts.

    Scripts genéricos

    Os scripts genéricos adicionam funcionalidades ao Amarok. O Console de scripts do Amarok está disponível por padrão; estão disponíveis outros scripts que permitem a gravação em CDs, armazenar as imagens de capas, jogos, entre outras opções. Se estiverem instalados, estes scripts aparecerão no menu Ferramentas.

    Scripts de letras

    Está disponível uma variedade de scripts de letras; o Ultimate Lyrics é fornecido por padrão. Os scripts de letras escolhidos por você irão fornecer as letras musicais que aparecem no Miniaplicativo de letras no painel de Contexto.

    Scripts de serviços programáveis

    Os serviços programáveis, se estiverem ativos, irão aparecer nos Serviços de Internet no painel Coleções. Muitas coleções de streams estão disponíveis em vários idiomas e em várias fontes.

    Gerenciar scripts

    Na parte inferior da janela de configuração existem duas opções:

    • Atualizar automaticamente os scripts incorporados
    Baixa automaticamente e instala as atualizações dos scripts incorporados a partir da página Web do Amarok, caso estejam disponíveis. Ative isto se você normalmente tiver uma conexão com a Internet funcional e se quiser atualizar automaticamente os seus scripts. Isto não irá atualizar os scripts dos fornecidos por usuários através do KDE-apps.org.
    • O botão Gerenciar scripts
    Navegue, instale e desinstale os scripts fornecidos por usuários; também poderá procurar, ordenar e classificar os scripts no Instalador de complementos do Amarok.
    Instalador de complementos
    Gerenciador de scripts do Amarok

    Usando o Instalador de complementos é possível instalar os últimos scripts disponibilizados pelos usuários para o Amarok. Existem também opções para procurar, ordenar e classificar os scripts.

    Os botões Instalar e Desinstalar podem ser usados para gerenciar os scripts. É possível instalar pacotes de script do tipo scriptamarok.tar, scriptamarok.tar.bz2 e scriptamarok.tar.gz

    Informações sobre o script

    Aprenda mais sobre um script específico com o botão .

    Um programa ou script também poderá ser executado diretamente no Console de Script do Amarok. Isto é ativado ao selecionar o Console de Script e ao confirmar a seleção, clicando no botão OK ou em Aplicar. Para desativar o Console de Script, desligue-a e confirme de novo.

    large
    large