Adicionar um item ao menu Criar novo

Revision as of 01:49, 27 July 2015 by André Marcelo Alvarenga (talk | contribs) (Created page with "Crie uma pasta {{Path|.source}} em {{Path|~/.kde4/share/templates}}, caso não exista uma pasta com esse nome e entre na pasta oculta {{Path|.source}}.")
Jump to: navigation, search
Other languages:
English • ‎dansk • ‎français • ‎português do Brasil • ‎українська
CustomCreateNewMenuEntry.png Tutorial que descreve como adicionar um item ao menu Criar novo dos gerenciadores de arquivos, como o Dolphin ou o Konqueror

Os itens do menu Criar novo são chamados de templates. Eles são definidos de forma global no sistema em /usr/share/templates ou apenas para o usuário em ~/.kde4/share/templates. Neste tutorial nós mostraremos como adicionar um novo template em ~/.kde4/share/templates.

Definição dos metadados

Crie uma pasta chamada templates em ~/.kde4/share, caso esta pasta ainda não existir. Depois, entre na pasta templates.

Nessa pasta, crie um novo arquivo com a extensão .desktop. Por exemplo: arquivo-personalizado.desktop.

Abra este arquivo e cole o conteúdo a seguir dentro dele:

[Desktop Entry]
Name=
Comment=
Type=Link
URL=
Icon=

Preencha esses campos conforme abaixo:

  • Name é o texto que aparece no menu Criar novo.
    CustomCreateNewMenuEntry.png
    "Custom Entry" é o conteúdo do campo Name.
  • Comment é a legenda para indicação do nome dos novos arquivos desse tipo. Quando selecionar seu item personalizado no menu Criar novo, aparecerá uma caixa de diálogo que solicita o nome do seu novo arquivo. Esse texto será a legenda do campo onde você deverá digitar o nome.
    CustomCreateNewMenuEntryComment.png
    "New custom entry:" é o conteúdo do campo Comment.
  • URL é o caminho para um arquivo que contém o conteúdo inicial para novos arquivos desse tipo. Os arquivos com o conteúdo inicial estão normalmente localizados dentro da pasta oculta .source da pasta templates. Por isso, use um caminho relativo que começa com .source/, como .source/item-personalizado.txt.
  • Icon é a identificação do ícone que aparece no menu Criar novo do seu item personalizado. A identificação é o nome do arquivo usado pelo ícone. Você pode navegar pelos arquivos de ícones do tipo MIME em /usr/share/icons/<tema>/<tamanho>/mimetypes/. Por exemplo, para usar o ícone /usr/share/icons/<tema>/<tamanho>/mimetypes/application-vnd.oasis.opendocument.text.png, preencha o campo Icon com o texto "application-vnd.oasis.opendocument.text".

Este é um exemplo de uma arquivo .desktop preenchido com as informações:

[Desktop Entry]
Name=Item personalizado
Comment=Novo item personalizado:
Type=Link
URL=.source/custom-entry.txt
Icon=application-vnd.oasis.opendocument.text

Tradução do Nome e Comentário

Os campos Name e Comment (Nome e Comentário, respectivamente) podem ser traduzidos para qualquer idioma. Para apresentar uma tradução, inclua um novo campo no seu arquivo .desktop com a forma "Campo[código do idioma]=Valor" para cada um dos idiomas que você quer traduzir. Por exemplo:

[Desktop Entry]
Name=Custom Entry
Name[ca]=Entrada personalitzada
Name[pt_BR]=Item personalizado

Definição do conteúdo

Crie uma pasta .source em ~/.kde4/share/templates, caso não exista uma pasta com esse nome e entre na pasta oculta .source.

Create a new file with the same filename that you defined in the URL field of the metadata of your new entry, and fill the file with the default content that you want for new files created with your new entry.


Content is available under Creative Commons License SA 4.0 unless otherwise noted.