Adicionar um item ao menu Criar novo

Jump to: navigation, search
This page is a translated version of the page Adding an entry to the Create New menu and the translation is 100% complete.

Other languages:
dansk • ‎English • ‎français • ‎português do Brasil • ‎українська
CustomCreateNewMenuEntry.png Tutorial que descreve como adicionar um item ao menu Criar novo dos gerenciadores de arquivos, como o Dolphin ou o Konqueror

Os itens do menu Criar novo são chamados de templates. Eles são definidos de forma global no sistema em /usr/share/templates ou apenas para o usuário em ~/.kde4/share/templates. Neste tutorial nós mostraremos como adicionar um novo template em ~/.kde4/share/templates.

Definição dos metadados

Crie uma pasta chamada templates em ~/.kde4/share, caso esta pasta ainda não existir. Depois, entre na pasta templates.

Nessa pasta, crie um novo arquivo com a extensão .desktop. Por exemplo: arquivo-personalizado.desktop.

Abra este arquivo e cole o conteúdo a seguir dentro dele:

[Desktop Entry]
Name=
Comment=
Type=Link
URL=
Icon=

Preencha esses campos conforme abaixo:

  • Name é o texto que aparece no menu Criar novo.
    CustomCreateNewMenuEntry.png
    "Custom Entry" é o conteúdo do campo Name.
  • Comment é a legenda para indicação do nome dos novos arquivos desse tipo. Quando selecionar seu item personalizado no menu Criar novo, aparecerá uma caixa de diálogo que solicita o nome do seu novo arquivo. Esse texto será a legenda do campo onde você deverá digitar o nome.
    CustomCreateNewMenuEntryComment.png
    "New custom entry:" é o conteúdo do campo Comment.
  • URL é o caminho para um arquivo que contém o conteúdo inicial para novos arquivos desse tipo. Os arquivos com o conteúdo inicial estão normalmente localizados dentro da pasta oculta .source da pasta templates. Por isso, use um caminho relativo que começa com .source/, como .source/item-personalizado.txt.
  • Icon é a identificação do ícone que aparece no menu Criar novo do seu item personalizado. A identificação é o nome do arquivo usado pelo ícone. Você pode navegar pelos arquivos de ícones do tipo MIME em /usr/share/icons/<tema>/<tamanho>/mimetypes/. Por exemplo, para usar o ícone /usr/share/icons/<tema>/<tamanho>/mimetypes/application-vnd.oasis.opendocument.text.png, preencha o campo Icon com o texto "application-vnd.oasis.opendocument.text".

Este é um exemplo de uma arquivo .desktop preenchido com as informações:

[Desktop Entry]
Name=Item personalizado
Comment=Novo item personalizado:
Type=Link
URL=.source/custom-entry.txt
Icon=application-vnd.oasis.opendocument.text

Tradução do Nome e Comentário

Os campos Name e Comment (Nome e Comentário, respectivamente) podem ser traduzidos para qualquer idioma. Para apresentar uma tradução, inclua um novo campo no seu arquivo .desktop com a forma "Campo[código do idioma]=Valor" para cada um dos idiomas que você quer traduzir. Por exemplo:

[Desktop Entry]
Name=Custom Entry
Name[ca]=Entrada personalitzada
Name[pt_BR]=Item personalizado

Definição do conteúdo

Crie uma pasta .source em ~/.kde4/share/templates, caso não exista uma pasta com esse nome e entre na pasta oculta .source.

Crie um novo arquivo com o mesmo nome definido no campo URL dos metadados do seu novo item e complete o arquivo com o conteúdo padrão a ser utilizado na criação de novos itens.


This page was last modified on 27 July 2015, at 01:51. Content is available under Creative Commons License SA 4.0 unless otherwise noted.