KGpg

From KDE UserBase Wiki
Revision as of 11:15, 1 August 2019 by FuzzyBot (talk | contribs) (Updating to match new version of source page)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
  O KGpg fornece uma interface gráfica para os comandos do gpg


O GnuPG criptografa e decriptografa suas mensagens de correio e arquivos selecionados. Existem muitas opções de linha de comando para fazer isto. Com o KGpg a ansiedade é descartada - você não precisa mais decorar qualquer comando. O KGpg pode auxiliá-lo a configurar e gerenciar suas chaves, importar e exportar chaves, ver assinaturas, status de confiança e datas de expiração das chaves. De fato, praticamente tudo de que você precisa é fornecido pelo KGpg. Um assistente é disponibilizado para auxiliá-lo a configurar suas chaves.

O KGpg é integrado ao Konqueror e o Dolphin, onde um menu de contexto permite que você opte por criptografar um arquivo, com ou sem assinatura.

Ver as propriedades da chave
 
Clique-direito na chave para ver as opções

Prolongando a vida útil das suas chaves

Como você pode ser visto na imagem acima, você pode prolongar a vida útil das suas chaves usando o botão Alterar expiração. Basta escolher a nova data no calendário que irá aparecer. No entanto, para fazer isso possa ser feito, você deve ter acesso à chave privada e sua frase-senha. Sem elas você não pode fazer nada.

Mudar sua frase-senha

Se você suspeitar que sua frase-senha foi comprometida, você pode alterá-la a partir da janela Propriedades da chave. O botão Alterar frase-senha é abaixo do botão Alterar validade.

Revogar uma chave

Se você perder sua chave primária ou achar que ela foi comprometida de alguma maneira, você precisa revogá-la. Para inutilizá-la de forma confiável você precisa revogá-la. A revogação é feita adicionando uma assinatura especial de revogação à chave.

A assinatura de revogação pode ser criada juntamente com a chave. Neste caso, ela é armazenada em um arquivo separado. Este arquivo pode ser mais tarde importado para o chaveiro e então anexado à chave tornando-a inutilizável.

Aviso

Por favor, observe que para importar a assinatura para a chave nenhuma senha é necessária. No entanto, você deve armazenar esta assinatura de revogação em um local seguro, normalmente um que seja diferente do seu par de chaves. Um bom conselho é usar um local que pode ser desconectado do seu computador, copiando-o para um dispositivo de armazenamento externo ou imprimindo-o.


Se você não tiver criado esta assinatura de revogação quando criou sua chave, você pode criar esta assinatura a qualquer momento selecionando Sua chave -> Revogar chave e importá-la, opcionalmente, para o seu chaveiro de imediato.

Nota

A opção para revogar uma chave somente está disponível no menu de contexto até o KDE SC 4.7.1. Após isso, ela foi movida para o menu Chaves.


Dica

Quando você inicia o KGpg com as configurações padrão, ele ficará oculto na área de notificação. Se iniciar o KGpg e não vê-lo em nenhum lugar, você provavelmente pode encontrá-lo ao expandir o widget da área de notificação do Plasma.


Dica

Se o contato tiver mais de uma chave - talvez algumas chaves antigas, além da atual - e a chave errada está sendo usada para criptografia, encontre as chaves antigas e reduza o seu estado de confiança para não confiáveis. Eles permanecerão disponíveis para decodificar as mensagens antigas, mas não serão usadas para as novas.


Um manual totalmente ilustrado lhe ajudará em cada detalhe.

Se você não estiver condições de verificar fisicamente a identidade de seus contatos, você deve ler a seção de assinatura de chaves que explica os benefícios da assinatura local.

Tutorials

More Information