Amarok/Manual/Lista de músicas/Listas de músicas dinâmicas

    From KDE UserBase Wiki
    This page is a translated version of the page Amarok/Manual/Playlist/DynamicPlaylists and the translation is 100% complete.
    Other languages:

    Listas de músicas dinâmicas

    Alguns reprodutores multimídia estão desenhados para carregar a coleção inteira de músicas em uma única lista de músicas, depois tocando-a aleatoriamente ou com base em uma pesquisa/ordem. Com uma coleção maior, esta forma de gerenciar a sua lista de músicas não é eficiente. A Lista de músicas dinâmica do Amarok é uma forma melhor de explorar as suas músicas.

    A Lista de músicas dinâmica está acessível em Listas de músicas -> Listas de músicas dinâmicas no painel Fontes multimídia.

    Como a lista de músicas dinâmica funciona

    A lista de músicas dinâmica é uma lista que cresce à medida em que você ouve suas músicas. Ela irá conter um determinado conjunto de músicas à frente da música em reprodução e irá limpar a lista de músicas, removendo as músicas antigas. As músicas que serão adicionadas à frente na lista de músicas são determinadas com base na lista de músicas dinâmica atualmente selecionada.

    Usando a lista de músicas dinâmica

    Para ativar as listas de músicas dinâmicas, clique no botão no painel Lista de músicas dinâmica. Será apresentada uma barra na parte superior do painel Lista de músicas indicando que ela está ativada. Selecione a lista de músicas dinâmica a ser usada na lista de opções com um clique duplo. A lista selecionada aparece em negrito.

    Você pode ajustar o número de músicas antes e depois da música atual a ser exibida na lista de músicas com os campos Anteriores e Seguintes. Poderá evitar que a mesma faixa apareça na lista de músicas atual mais de uma vez, usando o botão . O botão Repovoar permite-lhe gerar um novo conjunto de faixas. Isto pode ser usado em conjunto com uma configuração do campo Seguintes alta para gerar listas de músicas fixas para exportar.

    Definindo as listas de músicas dinâmicas

    Cada lista de músicas dinâmica é criada com base em ponderações. Uma ponderação define uma restrição em particular sobre o comportamento da lista de músicas dinâmica e dos novos itens a serem adicionados à lista de músicas, escolhendo aleatoriamente em uma lista de todas as músicas que correspondam às ponderações. Estas ponderações podem ser uma única (p. ex. a ponderação Pesquisar) ou um agrupamento de outras ponderações (p. ex. a ponderação Corresponder a tudo). São incluídos alguns exemplos e você poderá definir uma nova lista de músicas com o botão .

    Para alterar o nome de uma lista de músicas, você poderá usar o botão ou clicar com o botão direito e selecionar a opção Renomear lista de músicas. Uma ponderação pode ser editada com o mesmo botão ou clicando com o botão direito e selecionando a opção Editar ponderação e no caso das ponderações com sub-ponderações, uma nova sub-ponderação pode ser adicionada clicando com o botão direito e selecionando Adicionar nova ponderação.

    Ponderações

    Como várias ponderações podem ser definidas, o Amarok poderá às vezes devolver uma lista de músicas vazia. Isso ocorre se for fornecido um conjunto de condições impossível de cumprir. Para evitar isso e compreender melhor cada uma das ponderações disponíveis, bem como as suas opções, veja abaixo:

    Pesquisar
    Esta ponderação corresponde às faixas encontradas com determinado critério de pesquisa. Ela usa o mesmo texto de pesquisa usado no navegador da coleção. Você pode também usar a ponderação Corresponder à meta etiqueta para corresponder às etiquetas da mesma forma que acontece no editor de pesquisas da coleção.
    Aleatório
    Esta ponderação corresponde a qualquer faixa, de forma completamente aleatória.
    E
    Esta ponderação em grupo corresponde às faixas que corresponderem a todas as sub-ponderações.
    Ou
    Esta ponderação em grupo corresponde às faixas que corresponderem a qualquer uma das sub-ponderações.
    Partição
    Esta ponderação em grupo corresponde às faixas das sub-ponderações com uma determinada proporção. A janela de edição desta ponderação tem barras deslizantes para cada sub-ponderação, de modo a ajustar as proporções. Por exemplo, com duas sub-ponderações em que as suas barras tenham o mesmo valor, metade da lista de músicas irá corresponder a uma ponderação e a outra metade à outra ponderação.
    Observação: A lista de músicas dinâmica funciona internamente com mais faixas do que você pode ver; por isso, depois de clicar em "Repovoar", a lista pode não conter uma distribuição a 50:50 das músicas. Entretanto, você pode continuar ouvindo músicas para ver que, no fim, elas correspondem.
    Se ou
    Esta ponderação em grupo corresponde às faixas da primeira sub-ponderação, a menos que não existam faixas correspondentes e, neste caso, corresponderá às faixas da segunda sub-ponderação. Veja o exemplo de lista de músicas Reproduções do álbum.
    Corresponder à meta marca
    Esta ponderação corresponde às faixas que obedeçam a determinados critérios em uma etiqueta. A interface de seleção é a mesma que a do editor de filtros da pesquisa no navegador da coleção. Selecione um tipo de etiqueta na lista e preencha a restrição. (Sugestão: você poderá usar um conjunto destas em uma ponderação E.)
    Reproduções do álbum
    Esta ponderação corresponde às faixas relacionadas ao item anterior na lista de músicas de cada álbum. Você pode selecionar os detalhes da ponderação nas opções da lista. Por exemplo, a opção A faixa segue diretamente a faixa anterior do álbum é usada no exemplo da lista de músicas Reproduções do álbum para garantir que os álbuns inteiros sejam reproduzidos em ordem.
    Jogo
    Esta ponderação corresponde às faixas para as quais o primeiro caractere de uma determinada etiqueta (título, artista ou álbum) é o mesmo que o último caractere da mesma etiqueta para a faixa anterior. Por exemplo, com o artista selecionado você pode ter a seguinte série: Led Zeppelin -> Nine Inch Nails -> Santana, etc.
    Artistas parecidos de EchoNest
    Esta ponderação corresponde às faixas similares de acordo com o EchoNest, seja em relação à faixa anterior ou a qualquer faixa da lista de músicas. Isto permite-lhe reproduzir um conjunto de faixas consistentes simplesmente adicionando uma única faixa à lista e ativando a lista de músicas dinâmica, em vez de definir todas as regras de correspondência você mesmo.
    Semelhanças da Last.fm
    Esta ponderação efetua a mesma função do EchoNest, mas usa a Last.fm para determinar a similaridade. Você pode também optar por similaridade em relação à faixa ou ao artista anterior.
    Artistas favoritos da semana do Last.fm
    Esta ponderação corresponde às faixas que estejam nos 'tops' semanais da Last.fm, durante um determinado período de tempo.

    Uma lista de músicas dinâmica em uso

    Usando a sua lista de músicas dinâmica

    Para ativar a lista de músicas dinâmica que você criou, basta assinalar a opção Ligado no canto superior esquerdo do painel. Para voltar a gerar a lista de músicas a qualquer momento, clique em Repovoar, à direita de Ligado.

    O número de itens padrão na lista de músicas são as suas 5 músicas anteriores mais as 10 músicas seguintes. Com a faixa atualmente em reprodução, isso resulta em 16 itens na lista de músicas a qualquer momento. O número de faixas pode ser alterado logo abaixo da opção Ligado.

    Logo abaixo está o menu para carregar as listas de músicas salvas, o botão para salvar as listas de músicas e o botão para excluí-las.

    Uma lista de músicas dinâmica em uso