Jump to: navigation, search
This page is a translated version of the page Plasma and the translation is 100% complete.

Other languages:
Bahasa Indonesia • ‎Deutsch • ‎English • ‎Nederlands • ‎Türkçe • ‎català • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎magyar • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎Ελληνικά • ‎русский • ‎українська • ‎中文(中国大陆)‎ • ‎中文(台灣)‎ • ‎日本語

À primeira vista

O Plasma é o espaço de trabalho do KDE. De fato, ele é uma tecnologia que pode ser adaptado a vários tipos de dispositivos. Atualmente, existem duas variáveis do Plasma: o ambiente Plasma Desktop, que é o foco da maioria de nossas páginas e o Plasma Mobile, o novo ambiente para tablets e smatphones. O ambiente Plasma Netbook foi removido no KDE Plasma 5 e substituído pelo menu Painel de Aplicativos.

Uma área de trabalho Plasma típica se parece com isto:

Plasma Desktop.png

Os quatro componentes chaves da área de trabalho do Plasma são:

  • O painel, algumas vezes chamado de "barra de tarefas", ele fornece espaço para o lançador de aplicativos, a lista de janelas (programas), o relógio e a área de notificação;
  • A área de trabalho, a área onde os widgets e ícones ficam;
  • A exibição de pasta, um widget que lista o conteúdo de uma pasta em seu computador, fornecendo acesso rápido a tarefas básicas de gerenciamento de arquivos;
  • A caixa de ferramentas do Plasma, que está localizada no canto superior direito da tela bem como no fim do painel. Elas são usadas para acessar a configuração e outras opções de maneira rápida e segura.

Todos estes itens padrão são totalmente configuráveis e podem hospedar uma grande variedade de ferramentas e conteúdos.

Perguntas Frequentes (FAQ) do Ambiente de Trabalho do Plasma

As "Perguntas Frequentes" (FAQ) para a versão atual do Ambiente de Trabalho do Plasma é mantida nesta página. Ela fornece respostas sucintas às perguntas mais comuns bem como ligações para FAQs de versões mais antigas.

Desvendando o Plasma

Você pode usar o Plasma da mesma forma como usaria um ambiente de trabalho em qualquer outro sistema operacional, acessando o lançador de aplicativos, vendo os programas ativos no momento na barra de tarefas, acessando os ícones na área de notificação, e assim por diante.

Uma parte importante do Plasma são os "widgets". Widgets são unidades individuais do ambiente de trabalho e eles incluem (mas não se limitam a) o menu de aplicativos, ícones, a bandeja do sistema, o relógio, etc. Widgets podem existir na área de trabalho em si ou serem inseridos no painel, no protetor de tela ou no dashboard, dentre outros lugares. Widgets existem para uma grande variedade de tarefas além dos mais comuns em uma ambiente de trabalho, incluindo microblogging (Twitter, identi.ca), calculadoras para conversão de unidades, previsões do tempo, compartilhamento de arquivos e muito mais. Painéis e áreas de trabalhos são também tipos especiais de widgets, com a diferença de que podem conter outros widgets.

Como isso se relaciona com o uso do ambiente de trabalho? O Plasma possui algumas novas funcionalidades relacionadas ao uso do ambiente de trabalho. Nós já falamos das caixas de ferramentas do Plasma: elas são a modo de começar a interagir e customizar o seu Plasma Desktop. Clicando em uma delas, um menu será exibido com diversas opções: a partir delas você pode adicionar widgets ao seu painel ou área de trabalho, redimensionar, adicionar ou remover painéis, mudar o papel de parede bem como realizar outras operações.

Exibição de pasta

Como você deve ter notado na imagem acima, não existem ícones colocados diretamente na área de trabalho. Ao invés disso, eles são colocados dentro de um contêiner chamado "Exibição de pasta". Por padrão, a exibição de pasta mostra a pasta Desktop e permite que você arraste arquivos para ela, abra-os, recorte, copie, cole e renomeie arquivos, e também crie novas pastas e arquivos.

Você pode ter mais de uma Exibição de Pasta na área de trabalho, e elas pode ser colocadas em painéis. Você pode fazer com que a Exibição de Pasta mostre qualquer pasta, local ou remota, que você tenha acesso. Cada Exibição de Pasta pode ser movida e redimensionada independentemente conforme desejar.

A exibição de pasta pode também ser definida como fundo da área de trabalho ocupando toda a tela, com uma disposição mais tradicional de "ícones espalhados pela área de trabalho".

Painéis

Panel Settings.png

Os painéis permitem que você coloque widgets nos cantos da tela. Estas coleções de widgets podem ser configuradas de diversas maneiras, incluindo torná-las ocultas quando não estiverem em uso ou alinhá-las a determinadas áreas da tela.

Por padrão, existe um painel no fundo da tela, mas você pode adicionais mais painéis, mover e configurar o painel padrão e remover painéis que não deseja mais. Os widgets em todos os painéis podem também ser ajustados de acordo com sua preferência.

Para mais informações sobre como configurar painéis do Plasma Desktop e sobre o que eles são capazes de fazer para você, visite a página sobre Painéis do Plasma

Latte Dock é um painel alternativo.

Widgets

Widgets do Plasma

O Plasma suporta widgets escritos especialmente para o Plasma (também conhecidos como Plasmóides) bem como widgets de outras fontes como Google Gadgets, Superkaramba e alguns Widgets do Dashboard do Mac OSX. Widgets adicionais podem ser facilmente encontrados e instalados usando o Obter Coisas Novas.

Para ver os widgets que estão instalados em seu sistema e prontos para serem usados, abra o Navegador de Widgets do Plasma, seja

  • abrindo a Caixa de Ferramentas da Área de Trabalho no canto superior direito da tela e selecionando Adicionar Widgets,
  • abrindo a Caixa de Ferramentas do Painel na extremidade direita do painel e selecionando Adicionar Widgets, ou
  • clique direito na Área de Trabalho e selecionando Adicionar Widgets no menu de contexto.

Para colocar um widget na Área de Trabalho, basta arrastá-lo a partir do Navegador de Wigdets para a Área de Trabalho. Para colocar um widget no painel, primeiro abra a Caixa de Ferramentas do Painel e a partir dela vá para o Navegador de Widgets (clique Adicionar Widgets). Localize o widget que deseja adicionar e arraste-o para a posição desejada no painel.

Note-box-icon.png
Nota
Você não pode adicionar widgets se eles estiverem bloqueados. Abra a Caixa de Ferramentas da Área de Trabalho ou do Painel ou dê um clique direito na Área de Trabalho. Se você ver um item Desbloquear Widgets então selecione-o, e então faça a adição de widgets a sua Área de Trabalho ou Painel.


Quando tiver terminado de adicionar os widgets você pode travá-los novamente: Abra a Caixa de Ferramentas ou o menu de contexto da Área de Trabalho e clique em Bloquear Widgets.


Widgets podem ser acoplados em um painel e normalmente possuem um menu de opções, sendo que os que estiverem na área de trabalho possuem opções de configuração dentro de uma 'alça', a área sombreada que aparece quando você passa o mouse sobre ele. Clicando e mantendo o mouse na parte em branco da alça permite que você arraste o widget para a posição desejada.

Handle-new.png

Você possui quatro ferramentas nesta alça. A no topo é um redimensionador. Clique e arraste a ferramenta para redimensionar o widget.

A segunda é uma ferramenta de rotação. Do mesmo modo, clique e mantenha pressionada a ferramenta enquanto gira para o ângulo desejado.

Handle-new-rotate.png


A terceira é uma chave inglesa que permite que você configure algumas opções do widget.

Finalmente, a quarta ferramenta é a "visão expandida" e só está disponível em widgets que suportam esta funcionalidade, como o que exibe uma Moldura de Imagens ou visualizadores Web. Quando clicada, o widget de Moldura de Imagens abrirá, por exemplo, a imagem atualmente exibida em um visualizador enquanto o widget de Fatia Web abrirá a página Web em uma janela de um navegador Web ocupando toda a tela.

Uma lista dos widgets do Plasma com suas próprias páginas pode ser encontrada aqui, e alguns dos nossos widgets favoritos são apresentados na página de Widgets do Plasma.

Atividades

Os ícones mostrados na captura de tela possuem botões pequenos no canto superior direito e no canto inferior direito. O botão pequeno de pause no canto superior direito impede que a atividade seja incluída quando trocando pelo Atividades usando Super + Tab. Isso também abre um "x" para deletar a atividade. Para mudar o nome da atividade, procure a pequena chave inglesa no canto inferior direito do ícone.

Plasma Activity Explorer

Casos de Uso

Um usuário gosta de tiras em quadrinhos da Web, assim ele adiciona suas tiras favoritas ao widget Tirinha. O usuário agora possui uma área de trabalho completamente dedicada a suas tiras em quadrinhos favoritas. Agora o usuário está feliz com suas tirinhas, mas ele tem que ir trabalhar, assim ele cria uma atividade com widgets de exibição de pastas configurados para as pastas dos projetos nos quais ele está trabalhando. Após o trabalho, o usuário retorna para casa e trabalha em um projeto paralelo de escrever um romance. O usuário sempre ganha inspiração olhando fotos de sua amada. O usuário cria então uma nova Atividade colocando widgets de molduras de imagens com fotos de sua musa. O usuário possui também uma exibição de pasta contendo a pasta com o projeto do romance. Por tanto, não importa o que o usuário esteja fazendo, ele possui uma atividade apropriada para cada situação.

Acesse este blog para ler algumas dicas sobre como usar atividades. O blog do Chanis possui diversos exemplos e vídeos sobre atividades.

Disposição do Widget e Áreas de Trabalho Virtuais

Áreas de trabalho virtuais, a habilidade de possuir conjuntos de janelas separadas em áreas de trabalho separadas, podem estar relacionadas às Atividades. Você pode ter uma atividade diferente em cada área de trabalho virtual. No Ambiente do Plasma 4.4, isto pode ser configurado acessando as Configurações do Sistema e navegando na Área de Trabalho -> Múltiplas Áreas de Trabalho, e selecionando Diferentes Atividades Para Cada Área de Trabalho.

No Ambiente do Plasma 4.3, você configura isto reduzindo e selecionando configurar o Plasma e então selecionando usar uma atividade diferente em cada área de trabalho e depois ampliando novamente.

Dicas e Sugestões

Existe uma subpágina Plasma/Tips listando um monte de dicas úteis para o Plasma.

Turbinando o Plasma

Recarregando o Plasma

Algumas vezes você pode ter que recarregar o Plasma, como por exemplo após mudar o idioma do sistema para que esta mudança tenha efeito, ou devido a um problema com o seu ambiente de trabalho. Para fazer isto, abra um terminal (ou o KRunner) e execute estes comandos:

kquitapp5 plasmashell
kstart5 plasmashell

Mais informações


Voltar para a página de Introdução

This page was last edited on 10 February 2020, at 19:03. Content is available under Creative Commons License SA 4.0 unless otherwise noted.