Akregator

From KDE UserBase Wiki
Lendo as últimas fontes RSS do Dot
O Akregator coleta automaticamente estórias de páginas Web com o RSS/Atom ativados

O Akregator ajuda-o a manter-se informado sobre novas histórias em páginas Web como o dot.kde.org e outros blogs twitter. A tecnologia usada é o RSS e muitos sites suportam este recurso.

O Akregator é parte da suíte Kontact.

Características

  • Simples de usar
  • Aceita dezenas de fontes de notícias
  • Pode avisá-lo sobre as fontes de notícias não lidas
  • Usa abas para dar acesso à leitura interna das histórias completas
  • Arquivo de fontes de notícias
  • Importa e exporta fontes de notícias
  • Integração com o Konqueror

Usando o Akregator

Já que o Akregator pode ler qualquer fonte RSS ou atom existente, a primeira coisa que precisará é encontrar uma fonte de notícias para o Akregator acompanhar. Isto é provavelmente mais fácil do que imagina. Verifique nas suas páginas favoritas se elas possuem links para fontes de RSS ou atom. A maioria dos sites que distribuem algum tipo de notícia possui este tipo de link.

Uma vez que tenha a URL para a fonte, fazer com que o Akregator a acompanhe é fácil. Tudo o que você tem que fazer é selecionar "Adicionar fonte" no menu de fontes ou usar seu atalho padrão, "Ins".

Após isto, você pode definir o intervalo de autalização das fontes de notícias inscritas no Akregator. Você pode definir uma configuração global ou possuir intervalos diferentes para as diferentes fontes.

O Akregator é capaz de armazenar e arquivar o conteúdo das fontes de notícias inscritas pelo tempo que você definir. Novamente, pode ser definida uma configuração global que afeta todas as fontes inscritas (Configurações-Configurar o Akregator-Arquivo), ou definir uma configuração individual por fonte ao clicar com o botão direito do mouse sobre ela, escolher a opção "Editar fonte" e depois a aba "Arquivo".

Você pode querer importar fontes de outro navegador se você tiver criado uma cópia de segurança anteriormente. Para importar fontes, tudo o que tem que fazer é clicar em 'Importar fontes...' no menu 'Arquivo' e então localizar o arquivo que contém as informações sobre as fontes. Ele usa o OPML, arquivo baseado em XML que é o formato comum para trocar fontes entre diversos leitores compatíveis. Para exportar as fontes inscritas, o procedimento é o mesmo, com a diferença de que você deverá selecionar a opção 'Exportar fontes'.

Para integração com o Konqueror, você pode instalar o plugin 'konqueror-plugin-akregator' que permite que você adicione fontes que encontrar ao Akregator enquanto surfa na Web, tudo com o a facilidade de um único clique.