Jump to content

Solução de problemas/Samsung scx-4500W

From KDE UserBase Wiki
Revision as of 15:39, 22 October 2010 by MarcusGama (talk | contribs) (Created page with "A digitalização via rede não foi experimentada até o momento da escrita deste documento.")

Mike Cloaked <mike.cloaked at gmail.com> postou o seguinte comentário referente a instalação no Fedora 10. Observe que algumas referências são a pastas locais e você pode ter que adequar estas localizações ao seu sistema.


Configurando a impressora

O descrito a seguir foi feito inicialmente no Fedora F10, mas após uma instalação limpa do F12 descobriu-se que a mesma técnica funciona perfeitamente bem também no F12.

Eu baixei o driver e o descompactei. Os drivers estão disponíveis em Samsung's web page.

No entanto, eu não instalei seus scripts. Ao invés disso, eu extrai os dois arquivos a seguir do arquivo de driver unificado: Eu adicionei o arquivo rastertosamsungspl (de cdroot/Linux/i386/at_root/usr/lib/cups/filter/rastertosamsungspl) ao /usr/lib/cups/filter/
sendo o scx4500w.ppd (from cdroot/Linux/noarch/at_opt/share/ppd/) também necessário. Você precisa fazer um "cd" para o /usr/share/cups/model/foomatic-db-ppds, criar o diretório "samsung", e então

gzip -c
/path-to-my-scx4500w/scx4500w.ppd > samsung/scx4500w.ppd.gz

Isto foi tudo que pareceu ser necessário. De qualquer maneira, eu conectei a impressora na porta USB do computador que estava rodando o Fedora 10 e liguei a impressora enquanto observava o arquivo de mensagens.

Na inicialização, ele reconheceu imediatamente a impressora e o arquivo de mensagens mostrou que o dispositivo foi encontrado corretamente, culminando em:

Jul 20 20:37:32 home1 kernel: usbcore: registered new interface driver usblp 
Jul 20 20:38:00 home1 hal_lpadmin: Added printer SCX-4500W-Series

Uma janela apareceu dizendo que a impressora foi adicionada e perguntou-me se desejaria verificar as configurações - tudo que eu mudei foi o tamanho do papel do US Letter para o A4 e então eu imprimi uma página teste - que pareceu perfeita.

Então eu imprimi a página de status do sistema da impressora que estava correta, e então eu fiz um teste a partir do computador - tudo pareceu bem.

O CUPS começou a consumir muitos recursos da CPU então eu reiniciei e o computador o fez sem incidentes. Eu então verifiquei que a impressora estava visível para outros computadores na rede e funcionou satisfatoriamente.

Eu não usei o cabo ethernet ainda, nem mudei as configurações da rede sem fio. Eu terei que colocá-la na rede local e fornecer um endereço IP específico, diferente do endereço padrão 192.x.x.x que vem com a impressora.

Eu preparei também a configuração para permitir a digitalização, mas não tive a chance de testar ainda.

De qualquer maneira, é muito bom que a impressora esteja funcionando, apesar de ser uma impressora não suportada - e somente usando dois arquivos obtidos de outra impressora Samsug, foi possível que os aplicativos Linux imprimissem perfeitamente.


Digitalizando

Eu testei agora a digitalização no scx-4500w. Isto funcionou inicialmente no computador com o Fedora 10 mas recentemente eu fiz uma instalação limpa do F12 e foi necessário um passo adicional. Para o Fedora F12 foi necessário adicionar na seção Samsung do arquivo /lib/udev/rules.d/65-libsane.rules:

# Samsung SCX-4500W
 ATTR{idVendor}=="04e8", ATTR{idProduct}=="342b", ENV{libsane_matched}="yes"

Este passo fi uma adição às mudanças detalhadas abaixo. Após o computador ser reiniciado, o digitalizador funcionou (por exemplo, usando o GIMP)

Nenhuma mudança foi necessária no arquivo dll.conf para o Fedora 12.

O restante desta página se refere ao que é necessário para o Fedora 10/Fedora 11.

Eu instalei o sane-backends do updates-testing para obter "sane-backends-1.0.20-4.fc10.i386"

Então eu editei o arquivo /etc/sane.d/xerox_mfp.conf para adicionar duas linhas extras, de acordo com as sugestões de outras postagens na Internet uma vez que foi sugerido que a impressora Samsung funciona com a configuração do xerox_mfp backend:

# Samsung SCX-4500W
 usb 0x04e8 0x342b

Então, criei um novo arquivo /etc/hal/fdi/information/19-libsane-scx4500w.fdi com o seguinte conteúdo:

<?xml version="1.0"
 encoding="UTF-8"?>                                        
 <deviceinfo version="0.2">
   <device>
     <match key="info.subsystem" string="usb">
       <match key="usb.vendor_id" int="0x04e8">
         <match key="usb.product_id" int="0x342b">
           <append key="info.capabilities"
 type="strlist">scanner</append>
         </match>
       </match>
     </match>
   </device>
 </deviceinfo>

Após isso, eu simplesmente iniciei o GIMP e solicitei uma digitalização - ele encontrou o digitalizador e ele funcionou sem nenhum passo adicional.

Observe que no Fedora 11 o digitalizador se recusou a funcionar apesar da impressora funcionar como no Fedora 10. Depois de muitas tentativas eu descobri que existe uma solução que se parece com um erro no pacote "sane-backends-1.0.20-4.fc11.i586", e consegui fazer o digitalizador funcionar novamente -

Eu descobri que os arquivos dll.conf no /etc/sane.d são interessantes.

Existem dois arquivos no meu sistema - que são:

-rw-r--r--. 1 root root  916 2009-10-03 12:13 dll.conf
-rw-r--r--. 1 root root  664 2009-06-23 09:04 dll.conf.rpmnew

Eu notei que o dll.conf foi datado depois do dll.conf.rpmnew - e o dll.conf não inclui o xerox_mfp, ao passo que dll.conf.rpmnew com data anterior possui e em meu caso esta entrada é necessária para o driver!

Então, para tornar a versão .rpmnew a atual eu simplesmente fiz o seguinte:

mv dll.conf dll.conf.orig
cp dll.conf.rpmnew dll.conf

Então eu iniciei o GIMP e solicitei uma digitalização - e ele funcionou perfeitamente, Eu adicionei uma nota ao relatório pré-existente no bugzilla e espero que isto seja corrigido no futuro.

Assim, apesar de eu ter testado somente a impressão e digitalização no Fedora 10 usando a porta USB, isto funcionou muito bem.

Ainda a ser testado:

  • 1) acesso à impressora pela rede
  • 2) acesso à impressora pela rede sem fio
  • 3) acesso ao digitalizador pela rede/wifi

Se alguém fez outros testes no SCX-4500W da Samsung e possui detalhes da configuração passo-a-passo eu estaria interessado em receber estas informações. De qualquer forma, ela é uma ótima impressora, e muito silenciosa durante operação, além de ser muito bonita também!


Acesso pela rede

A impressora vem configurada com um endereço IP padrão de 192.0.0.192.

Para fazer com que a interface de rede funcione em minha rede local que está no intervalo de IP 10.0.x.x, eu inicialmente liguei um laptop antigo e conectei-o à impressora com o cabo crossover que vem com ela. Então eu parei o serviço do NetworkManager e então iniciei o serviço "network".

O próximo passo é logar-se como administrador (root) e colocar o laptop no mesmo intervalo de IP da impressora digitando:

ifconfig eth0 192.0.0.10 up

Em seguida inicie o Firefox e acesse o endereço 192.0.0.192 que imediatamente o conectará à interface de gerenciamento que vem embutida na impressora ( chamada "SyncThru" na terminologia da Samsung ) que é exibida como uma página Web no Firefox.

É fácil encontrar a página de rede e mudar o endereço IP para um endereço estático dentro do intervalo da minha rede local ou deixar a impressora continuar a usar o DHCP. No meu caso, uma vez que eu tenho o endereço MAC da interface de rede da impressora, eu poderia adicioná-lo ao meu servidor local DHCP e fornecer à impressora um nome local.

Se você não estiver rodando seu próprio servidor DHCP, então será provavelmente mais fácil fornecer um IP estático no mesmo intervalo de sua rede local.

A rede está organizada de modo que se o cabo ethernet for conectado à impressora, então ela usa a interface com fio e caso contrário ela usará a interface sem fio.

Assim, vamos em seguida para a página de da interface sem fio no SyncThru para configurar esta interface para funcionar como seu próprio ponto de acesso sem fio local. No meu caso, ele usa o WPA2 com criptografia AES mas seu alcance pode variar.

Tão logo eu desconecte o cabo ethernet a impressora conectou ao meu ponto de acesso sem fio e recebeu seu endereço IP do meu servidor DHCP. Então incie o Firefox em meu computador e acesse o endereço IP da impressora para visualizar novamente a interface de gerenciamento embutida (SyncThru). A partir dela, o conjunto comum de configurações da impressora estava acessível e também a página de monitoramento e de uso do toner.

A seguir, para obter a impressão pela rede ao invés do USB.

  1. No computador principal vá para Sistema -> Administração -> Impressora -> Nova Impressora
  2. Selecione Impressora de Rede e na caixa combinada selecione HP JetDirect (mesmo que ela não seja isto).
  3. Use a opção IP da impressora conhecido na janela "máquina" e deixe o "Porta 9100" padrão. Clique Avançar.
  4. Selecione arquivo ppd (como nas seções acima) e navegue até ele - configure os parâmetros restantes necessários. Mude o papel para A4.

Então eu enviei uma página de teste - e imprimi um item de correio - que pareceu satisfatório apesar do tamanho da página ser um tanto pequeno para escrever no topo e no fundo. Isto pode ser sem dúvida ajustado conforme necessário mais tarde. Assim qualquer outro computador na rede pode usar a impressora com o cups ou configurá-la como uma rota independente como demonstrado acima.

Uma vez que o cabo de rede seja removido, a impressão teste será enviada pela rede sem fio até a scx-4500w. Se a impressora estiver conectada a sua rede local, então as impressões virão por este cabo - você não pode imprimir sem e com fio ao mesmo tempo.

Digitalizando através da rede

A digitalização via rede não foi experimentada até o momento da escrita deste documento.