Tutoriais/Modificar os padrões dos programas do KDE

From KDE UserBase Wiki
Revision as of 12:20, 26 March 2017 by FuzzyBot (talk | contribs) (Updating to match new version of source page)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Existem 3 cenários básicos quando você deseja modificar as configurações padrão:

  • Você é o administrador do sistema e recebe uma dúzia de usuários todo dia. Você quer que os novos usuários possuam determinadas configurações que não são os padrões para o Plasma do KDE
  • Você é o administrador do sistam e deseja mudar as configurações do sistema para todos os seus usuários. Logar-se como cada usuário e alterar as configurações do sistema não é uma opção.
  • Você possui vários computadores com o KDE: talvez um computador no trabalho por trás de um proxy, um computador em casa e algumas máquinas virtuais para teste. Você re-configura computadores com frequencia e deseja que suas configurações sejam mantidas consistentes.

Em qualquer um dos casos você terá que fazer alterações nos arquivos de configuração em ~/.kde ou ~/.kde4 ou /usr/local/share ou /usr/share.

/etc/skel

Quando um novo usuário é criado, o conteúdo do /etc/skel é copiado para sua pasta pessoal. Se você deseja mudar as configurações para todos os usuários futuros, basta mudar os arquivos no /etc/skel.

Examples

To change the default browser, use the program System Settings. However, there are situations where you cannot call kcmshell5 to open System Settings. In this case you can use the following script. It changes the default browser to Firefox:

#!/bin/bash
# Este arquivo configura um computador como tstaerk gosta. Chame-o após ter realizado a instalação do sistema.
# 1. define o navegador para o firefox # 1.1. para o SUSE Linux, onde nós temos que olhar no .kde4 ao invés do .kde # A chave para o navegador padrão é BrowserApplication. cd cd .kde4/share/config # primeiro apaga todas as entradas antigas do BrowserApplication sed -i 's/BrowserApplication\[\$e\]=.*//g' kdeglobals # adiciona o BrowserApplication à seção General se uma seção General existe sed -i 's/\[General\]/\[General\]\nBrowserApplication\[\$e\]=!firefox/g' kdeglobals # adiciona uma seção General e a chave BrowerserApplication se uma seção General não existe grep "\[General\]" kdeglobals || echo -e "\n[General]\nBrowserApplication[\$e]=!firefox" >> kdeglobals